Você costuma sentir muita fome no inverno? Saiba que isto é normal, já que nesta estação o corpo gasta mais energia, como forma de manter a temperatura corporal. Agora uma pergunta que não quer calar: “Como manter a dieta detox no inverno?”  Confira aqui os passos essenciais para alcançar este objetivo.

dieta detox no inverno

Dieta detox no inverno em 7 passos

Passo 1: Consuma mais alimentos ricos em fibras

Enriquecer o cardápio com alimentos ricos em fibras faz com que você ganhe mais saciedade. O que é essencial para controlar a compulsão alimentar, muito presente nos dias mais frios. Aqui vale entrar no cardápio alimentos como:

  • Arroz integral;
  • Macarrão integral;
  • Legumes assados e/ou cozidos;
  • Frutas;
  • Sementes como chia e linhaça;
  • Pães integrais como opção de café da manhã ou lanche da tarde.

Veja também: Saiba mais sobre as sementes de chia

Passo 2: Substitua os doces por frutas

Essa é uma substituição para lá de inteligente quando se trata de emagrecer com a dieta detox no inverno. Isso porque ao contrário dos doces, ricos em carboidratos simples e gorduras, as frutas trazem para o seu organismo muitas vitaminas, minerais e fibras. Em proporções adequadas (3 a 5 porções) diárias elas contribuem para:

  • O aumento da resistência física;
  • Melhora do funcionamento intestinal;
  • Ganho de saciedade;
  • Controle da vontade por doces. Uma ótima ideia, por exemplo, é cozinhar uma banana ou uma pera com água e canela. Assim você mata a vontade de doces e ainda dá aquela forcinha para o seu metabolismo funcionar melhor.

Veja também: Como controlar a gula por doces?

Passo 3: Faça de 5 a 6 refeições diárias

Para ganhar mais saciedade e permitir que o seu organismo queime mais calorias, o ideal é fazer de 5 a 6 refeições ao dia em pequenas porções.

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Passo 4: Faça dos chás seus aliados

Os chás ajudam a acelerar o metabolismo, combatem a retenção líquida e melhoram a digestão dos alimentos. Então, para fazer sucesso com uma dieta detox, não deixe de incluir os chás entre as refeições. Temos como sugestão:

  • Chá de gengibre;
  • Chá de hibisco;
  • Chá verde;
  • Chá branco.

Passo 5: Esquente seus dias com as sopas

As sopas com certeza são as estrelas de uma dieta detox no inverno e não é à toa. Isso porque elas são práticas, permitem variar no preparo, acrescentando a preparação muitos nutrientes benéficos à saúde.

E são aliadas do bom funcionamento do metabolismo, colocando as gorduras para serem queimadas como fonte de energia.  Evite as sopas industrializadas, que são ricas em sódio, um dos maiores vilões da nossa saúde, e que leva a retenção líquida. Fazendo com que você ganhe medidas.

Dê preferência às sopas preparadas em casa com legumes, carnes magras e massas integrais. Além disso, utilize pouco sal e pouca gordura. Assim, sua dieta detox no inverno ficará ainda mais leve e saudável.

Passo 6: Invista nos alimentos antioxidantes

Os alimentos ricos em antioxidantes como vitamina C, A e E devem compor sua dieta detox no inverno. Isso porque aumentam a resistência física e ajudam no combate as gorduras. Além disso, colaboram para prevenção de diversos tipos de doenças. Invista então em alimentos como:

  • Suco de uva integral;
  • Frutas vermelhas;
  • Frutas oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas;
  • Sementes como linhaça ou chia;
  • Arroz integral;
  • Acerola, brócolis, Kiwi, laranja, limão, melão e tomate que são ricos em vitamina C;
  • Frutos do mar, carnes magras, ovos e leite que contém zinco;
  • Atum, frutos secos, cebola, alho, carne branca que contém cisteína e glutationa, que são proteínas naturalmente antioxidantes.

Passo 7: Não abra mão da atividade física

Se você é do tipo que nos dias mais frios se hiberna como um urso, e não quer nem saber de atividade física saiba que este é um erro. Praticar atividade física no inverno é uma vantagem, pois em dias mais frios o gasto calórico é maior podendo alimentar este gasto em até 30%.

Como já foi dito, no inverno o organismo busca queimar mais calorias para manter o corpo aquecido. Sendo assim, para ter sucesso com a dieta detox no inverno, não abra mão da atividade física. Seja ela qual for só trará benefícios a sua saúde.

Agora que você já sabe os 7 passos para fazer uma dieta detox, que tal conferir uma sugestão especial de cardápio? Vamos lá!

Dieta detox no inverno: Cardápio

Café da manhã

  • 200 ml de chá de gengibre sem açúcar. Utilize de 3 a 4 gotas de adoçante.

Lanche da manhã

  • 1 iogurte natural com granola (sem adição de açúcar)

Almoço

  • Sopa de lentilha

Lanche da tarde

  • 200 ml de chá de hibisco

Jantar

  • Sopa de abóbora com frango

Ceia

  • Mingau de aveia (Utilize leite desnatado).

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Viu só como é possível fazer uma dieta detox no inverno sem grandes sacrifícios? O segredo está na sua determinação em emagrecer de forma saudável. Com determinação, ficará mais fácil fazer boas escolhas. Conte sempre conosco do blog Balança Certa em sua trajetória por mais saúde.

Até mais!

LovLud

7 Passos Para Fazer A Dieta Detox No Inverno: Descubra Aqui
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