Quem não quer manter a forma, ganhando um corpo magro e definido não é mesmo? A dieta fitness pode te dar essa oportunidade e hoje você vai conhecer como ela funciona.

Dieta fitness: O que é?

Antes mesmo de saber como fazer, é importante que você saiba o que é a dieta fitness. Ao contrário de outros tipos de dieta, esta não é voltada para o emagrecimento, mas para praticantes de atividade física, que tem como principal objetivo melhorar seu desempenho.

Para que você alcance este objetivo, esta dieta visa reduzir o percentual de gordura e aumentar o ganho de massa.

Dieta fitness: Como funciona?

O primeiro passo para elaborar esta dieta, é fazer o cálculo das suas necessidades calóricas, que devem ser adequadas a sua idade, peso atual, sexo, nível de atividade física e rotina diária.

Combinada às necessidades calóricas individuais, deve ser planejada uma rotina de exercícios físicos, que possam dar o estímulo necessário aos músculos e boas horas de descanso. Para que as fibras musculares possam se recuperar adequadamente.

Nosso foco aqui hoje, é te dar uma noção geral sobre como compor a dieta fitness. No que se refere ao cálculo das necessidades energéticas, nossa dica é que você consulte um nutricionista. Combinado?

Então, vamos aos passos essenciais para ter ótimos resultados com a dieta fitness.

Passo 1: Equilibre a oferta de macronutrientes

Carboidratos

Em uma dieta fitness cujo o objetivo é reduzir gordura e definir a musculatura, a ingestão de carboidratos deve ser reduzida. O ideal é reduzir gradativamente as calorias da dieta, correspondentes aos carboidratos, e ir percebendo como seu corpo responde a esta mudança. Normalmente, quando a redução é gradual, o corpo responde bem, sem passar pelo temido efeito platô.

Antes do treino, você deve dar prioridade aos carboidratos de médio a baixo índice glicêmico. Isso irá fazer com que a energia seja liberada gradativamente, e você ganha u melhor rendimento durante o treino.

Sendo assim, no pós-treino dê preferência a carboidratos de alto índice glicêmico, pobre em fibras e gordura. Neste momento, a oferta de nutrientes pode ser através de uma refeição líquida ou sólida, irá depender da sua rotina.

Proteínas

Combinado aos carboidratos, estarão as proteínas, que servirão de substrato para a construção muscular e boas fontes de gordura.

No pós-treino, quanto mais rápida for uma refeição, melhor. Isso porque é neste momento que a conhecida “janela da oportunidade”, estará aberta. O que significa que as células de todo corpo estarão aptas a absorver melhor os nutrientes, incluindo as células do tecido muscular, e definir o corpo ficará muito mais fácil. No geral, as proteínas devem ser consumidas antes e após os treinos.

Saiba Mais: Como deve ser a alimentação pré e pós-treino?

Isso irá fazer com que você ganhe massa, força e consiga evitar o catabolismo (perda de proteínas) que ficam armazenadas no tecido muscular. E irá, inclusive, ganhar saciedade, evitando que você sinta fome durante o treino.

E mais! As proteínas irão favorecer a rápida recuperação muscular. Para obter os benefícios das proteínas, escolha as proteínas magras como as carnes magras, leite e derivados desnatados.

Gorduras

No que se refere às gorduras, estas não devem ficar de fora desta dieta, até porque as gorduras são fonte de energia e participam da formação de diversos hormônios, entre eles o da testosterona (hormônio que estimula o crescimento muscular).

Pois bem, para ter ótimos resultados esta dieta, substitua as gorduras insaturadas pelas mono e polinsaturadas, encontradas nos peixes, frutas oleaginosas, abacate, azeite de oliva extra virgem, óleo de coco e outros.

Passo 2: Micronutrientes e hidratação

O complemento ideal para dieta fitness

Além dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), devem estar presentes nesta dieta as vitaminas, minerais e uma boa hidratação. Isso porque os micronutrientes presentes em frutas, verduras e legumes, além de melhorar o funcionamento de todo organismo, trazem muito mais resistência física. Além disso, protegem o organismo do esportista contra a ação dos radicais livres, produzidos de forma natural durante a atividade física intensa.

Já para a água, desde sempre se sabe da sua importância. A água forma 70% do nosso corpo, e participa de muitas funções no organismo, melhorando inclusive o funcionamento do metabolismo.

Se você não tem o hábito de tomar água diariamente, antes, durante e após a atividade física, saiba que este é um passo essencial, para preservar a massa magra que você batalha tanto para conquistar. Por isso, beba de 2 a 3 litros de água diariamente para potencializar os resultados com a atividade física.

Agora que você já sabe como deve ser composta a dieta fitness, é hora de conferir uma sugestão especial de cardápio. Vamos lá!

Café da manhã

  • 2 fatias de pão integral;
  • 2 fatias finas de queijo branco;
  • 250 ml de suco de melão com gengibre e hortelã.

Lanche da manhã

  • 4 unidades de amêndoas

Almoço

  • Salada de folhas verdes à vontade, temperada com limão, azeite e pouco sal;
  • 3 colheres (sopa) de arroz integral;
  • 1 concha média de feijão;
  • 1 filé de frango grelhado;
  • 3 colheres (sopa) de abobrinha com tomate ao vapor;
  • Sobremesa: 1 pera

Lanche da tarde

  • 200 ml de iogurte natural com frutas vermelhas.

Jantar

  • Salada de Alface com nozes picadas, temperada com azeite de oliva, limão e sal;
  • 3 colheres (sopa) de couve flor com brócolis ao vapor;
  • 1 omelete com 2 claras e uma gema recheado com espinafre;
  • 1 colher de servir de purê de batata doce.

Ceia

  • 1 maçã

Veja Também: Saiba mais sobre o apple day (o dia da maçã)

E então você conhece alguém que faz a Dieta Fitness? Se sim, compartilhe conosco os resultados.

Se conhecer esta dieta te ajudou de alguma forma, compartilhe as informações obtidas, para que mais pessoas possam ter a oportunidade de mudar o estilo de vida.

Até mais!

LovLud

Dieta Fitness: A dieta do momento
5 (100%) 5 votes

Nenhum comentário para "Dieta Fitness: A dieta do momento"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat