Dieta Gracie, a dieta dos lutadores e que está conquistando cada vez mais adeptos. Confira o porquê.

Dieta Gracie: Como funciona?

Não é a toa que a dieta Gracie recebeu este nome, ela foi desenvolvida por Carlos Gracie, o criador do Jiu-Jitsu brasileiro.

A criação da dieta veio da necessidade de Carlos melhorar seu desempenho como atleta, fazendo com que os problemas de saúde como enxaqueca, gota e pleuralgia não atrapalhassem o seu rendimento.

A partir desta necessidade então, Carlos passou a estudar e a se aprofundar no universo da nutrição e no funcionamento do corpo.

Isso porque ele sabia que através de boas escolhas alimentares, seria possível obter energia e uma melhor performance nas lutas.

Sendo assim, essa dieta não foi criada com o objetivo de perca de peso e sim com o de conquistar mais saúde, tendo o bom desempenho nos treinos como um plus.

O que acontece é que, quando você decide incluir alimentos saudáveis no dia-a-dia, retirando os alimentos nocivos e praticando atividade física regularmente, perder peso acaba sendo uma consequência natural.

Dieta Gracie: Como fazer?

O grande diferencial da dieta Gracie é que ao contrário de muitas outras dietas que existem por aí, ela não se baseia em contar calorias e sim no valor nutricional dos alimentos e no quanto eles podem colaborar com sua saúde, em como um alimento interage com o outro e de que forma são processados no organismo.

Para que estes objetivos fossem alcançados então, os alimentos forma divididos em 6 grupos. Sendo:

Grupo A:

  • Carnes, gorduras, frutas oleaginosas, verduras e hortaliças;
  • Grupo B: Carboidratos;
  • Grupo C: Frutas, doces e queijos;
  • Grupo D: Frutas ácidas;
  • Grupo E: Leite;
  • Grupo F: Creme de leite.

E mais! Há uma regrinha básica sobre quais alimentos podem ser combinados. Regra esta que é seguir a tabela disponível no site da revista Graciemag.

Atividade física: Fazendo a diferença!

Assim como em toda dieta saudável, na dieta Gracie você também deve investir na prática regular de atividade física.

Quando falamos de atividade não estamos aqui, querendo dizer que de uma hora para outra você precisa se tonar um atleta.

O que vale é sair do sedentarismo, e uma das melhores opções para isso, são os exercícios aeróbicos, que aumentam a frequência cardíaca, acelerando o metabolismo sem gerar um grande impacto no corpo.

Alguns exemplos destes exercícios são:

  • Yoga;
  • Pilates;
  • Caminhada;
  • Andar de bicicleta;

O ideal para ter ótimos resultados com os exercícios, é mesclar aqueles de baixo impacto com os de alto impacto que inclui:

  • Corrida;
  • Polichinelo;
  • Pular corda e outros como treino Hit.

Como você pode ver, a dieta Gracie estimula hábitos alimentares saudáveis e definitivos, que levarão você a conquistar muito mais qualidade de vida.

Veja Também: Conheça os grandes sabotadores do emagrecimento

No início, as mudanças podem parecer complicadas, mas gradativamente você irá se habituando, e tê-los como parte do seu dia-a-dia se tornará um processo natural.

Dieta Gracie: As fases

Para facilitar a adaptação à dieta, esta foi dividida em 3 fases. Sendo:

Fase 1

Coma apenas 3 refeições ao dia, com o intervalo de apenas 4 horas entre uma e outra. Se sentir fome entre as refeições, o que é normal principalmente no início da dieta, o ideal é beber muita água.

Isso irá ajudar a ganhar saciedade e a água irá ajudar na perda de peso, já que tem o poder de desintoxicar o organismo, equilibrar o metabolismo e combater a retenção líquida.

Fase 2

Nesta fase, corte doces e sobremesas. Não se preocupe depois as sobremesas poderão voltar ao cardápio, mas em um primeiro momento, essa restrição é para que seu organismo se acostume sem o sabor doce. Você mesmo vai perceber que logo a necessidade de comer doces irá desaparecer.

Fase 3

A partir desta fase, você irá aprender a não combinar os carboidratos (grupos) em uma mesma refeição.

10 dicas básicas para seguir a dieta

Estas dicas são essenciais para que você consiga bons resultados com a dieta. São elas:

1º: Não conte calorias!

Aqui, você deve criar o hábito de se preocupar muito mais com o valor nutricional dos alimentos, do que com o quanto de calorias ele possui.

O que significa que seu prato deve ser o mais variado possível e distribuído em pequenas porções.

2º Faça da água sua aliada

A água é sua aliada entre as refeições para manter a saciedade, e também ao acordar para melhorar o funcionamento do seu metabolismo, principalmente quando gelada.

Isso porque o corpo terá que trabalhar mais para equilibrar a temperatura interna, acelerando o metabolismo. Beba também outro copo de água antes de dormir.

3º Faça três refeições diárias

Sim! Na dieta Gracie não há espaço para os lanches intermediários.  Você deve fazer apenas 3 refeições principais que são: café da manhã, almoço e jantar.

4º Coma até ficar satisfeito

Nesta dieta, você deve comer alimentos saudáveis em quantidade o suficiente até se sentir saciado.

5º Aprenda a escutar o seu corpo

Um dos segredos para alcançar bons resultados com esta dieta, é comer apenas quando sentir que está com fome realmente e não apenas para suprir uma necessidade emocional.

6º Evite alguns alimentos

Nesta dieta não entram:

  • Bebidas alcóolicas;
  • Sobremesas e refrigerantes (no início da dieta) e no decorrer da dieta você já não sentirá falta deles;
  • Carne de porco.

7º Faça jejum uma vez por mês

O objetivo de fazer jejum durante 24 horas por uma vez por mês, é desintoxicar o corpo, tornando a nutrição mais eficiente e também acelerando o processo de emagrecer, se este for o seu objetivo.

Hora de compartilhar sua opinião

E então você conhece alguém que faz a dieta Gracie? Se sim, compartilhe conosco os resultados.

Se conhecer esta dieta te ajudou de alguma forma, compartilhe as informações obtidas, para que mais pessoas possam ter a oportunidade de mudar o estilo de vida.

Até mais!

LovLud

Dieta Gracie: Aprenda Tudo Sobre Ela
5 (100%) 4 votes

Nenhum comentário para "Dieta Gracie: Aprenda Tudo Sobre Ela"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat