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Dieta low carb como começar esta é uma das maiores dúvidas de quem quer adotar a dieta low carb como estilo de vida.

Dieta low carb como começar esta é uma das maiores dúvidas de quem quer adotar a dieta low carb como estilo de vida.

Afinal, basta um errinho e todo o tempo dedicado em aprender como montar a dieta low carb pode por tudo a perder!

Então preparamos este post especial para você, porque aqui estão os maiores erros que você pode cometer ao fazer esta dieta. Confira!

Dieta low carb: 13 erros comuns

dieta low carb como começar

Quantas e quantas dúvidas surgem quando decidimos seguir uma dieta não é mesmo? Porque com a dieta low carb seria diferente?

Milhares de pessoas se jogam na dieta, cortando este ou aquele alimento e pronto! Acham que já vão perder o peso desejado.

Veja Também: Dieta low carb mitos e verdades

Em um curto espaço de tempo desistem da dieta e claro, pensam: “A culpa é da dieta que não funciona”!

Não é bem assim, se você não teve os resultados esperados é porque não foi bem orientado.

Antes mesmo de pensar em dieta low carb como começar, tentando acertar, porque não descobrir onde está errando? Então vem com a gente!

Erro 1: Exagerar no consumo de proteínas

dieta low carb como começar

Muitas pessoas ao investirem na dieta low carb, acreditam que para terem resultados precisam fazer uma dieta low carb higt protein, ou seja, com MUITA proteína.

Antes de saber sobre a dieta low carb como começar, primeiramente é importante entender um pouco sobre a dieta low carb macros.

Veja Também: Dieta low carb funciona?

Em um primeiro momento, você pode ficar confuso sobre o que isto significa. Calma! Nós explicamos.

Os macronutrientes são:

  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Gorduras.

A princípio quando você passar a entender o que cada um desses nutrientes significa, com certeza, não vai mais sair por aí se enchendo de carnes, queijos, ovos, suplementos a base de proteína e muito menos de alimentos fonte de gorduras em excesso.

Nada em exagero é saudável! Definitivamente, uma dieta low carb nada tem a ver com proteína e gordura em grandes quantidades, as quantidades devem permanecer normais, de acordo com as suas necessidades energéticas individuais, combinado?

Igualmente essa dica vale também para você que quer seguir uma dieta low carb definição corporal.

Erro 2. Se prender as quantidades

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Para ter bons resultados com a dieta low carb, você não precisa ficar o tempo todo pensando no quanto comer na dieta low carb.

Este não é o foco da dieta. Já foi comprovado que uma dieta que traz ótimos resultados, é aquela onde é muito mais importante a qualidade do que se come.

Por isso, quando pensar em dieta low carb e como começar antes de tudo liberte-se dessa preocupação com as quantidades.

Na dieta low carb, você vai aprender a diferenciar a sua fome real da fome psicológica, e isso vai te fazer ficar em boa forma sem sacrifícios.

Erro 3. Encarar a dieta como algo temporário

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Quantas dietas você já tentou sem sucesso? Se a resposta foi muita, você pode estar tratando o seu objetivo de emagrecer de forma errada, ou seja, como algo que satisfaça suas necessidades do momento.

Sim! Porque tudo aquilo que é tratado como algo passageiro, traz resultados passageiros. Por isso, a dica de ordem é encarar a dieta low carb como um estilo de vida, onde você tem a chance de mudar os hábitos alimentares para melhor.

Erro 4. Não desapegar das comidas processadas

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Um dos segredos da dieta low carb é abandonar as comidas processadas. Fique sempre atento ao rótulo dos alimentos, e dê preferência aos alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, hormônios e outros componentes que prejudicam a saúde.

Erro 5.  Comer muita fruta

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Este é um erro muito comum de muitas pessoas que querem buscam a forma correta de fazer dieta low carb como começar.

Pensam que se a dieta low carb prioriza uma alimentação saudável, é válido comer muita fruta. Grande engano! Existem sim as frutas low carb, que são aquelas com menor índice glicêmico e que dão o upgrade na dieta.

Assim como por outro lado, existem aquelas frutas que podem colocar todos os seus esforços a perder se consumidas em excesso.

Por esta razão, a dica de ordem é investir em frutas como:

  • Kiwi;
  • Morango;
  • Abacate, que além de ser baixo em carboidrato é fonte de gordura do bem;
  • Coco seco;
  • Maracujá;
  • Limão;
  • Frutas silvestres como amora, mirtilo, framboesa, que são campeãs quando se trata de quantidade baixa em carboidratos.

Frutas que não são amigas da dieta low carb

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Atenção!  Antes mesmo de te mostrar quais as frutas que deve evitar, deixamos claro que tudo irá depender do momento em que você está da dieta.

Por exemplo, se a perda de peso estagnou e você ainda não chegou ao peso desejado, não deve de jeito nenhum abrir guarda na hora de consumir as frutas com moderação.

Veja também: Dieta low carb emagrece de verdade?

Agora, se já chegou ao peso desejado, pode sim consumir as frutas que deseja lembrando sempre do equilíbrio. Toda dieta saudável pede o consumo de 1 a 3 porções de frutas por dia.

Entram na lista das frutas que devem ser consumidas com MODERAÇÂO dependendo da fase da dieta:

  • Banana;
  • Manga;
  • Uva passa;
  • Pera;
  • Caqui;
  • Laranja;
  • Mamão;
  • Melancia;
  • Uva.

Frutas na dieta low carb: quando consumir?

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O ideal é que você consuma as frutas junto com algum outro tipo de acompanhamento. Isso porque, quando consome sozinha a glicemia vai às alturas e isso pode levar a alguns quilinhos a mais na balança.

Por isso, deixe para consumir as frutas no café da manhã junto com ovos mexidos e seu cafezinho sem açúcar ou como opção de sobremesa após a refeição, onde você já vai estar mais saciado.

Ah! Uma dica muito importante se quer emagrecer de verdade não faça suco das frutas e sim as consuma inteiras. Assim, você aproveita muito mais as fibras o que traz a saciedade e ainda ajuda a reduzir a absorção de gordura vinda dos alimentos.

Erro 6. Ter medo de comer gorduras

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Você até já pensou em fazer a dieta low carb mais tem medo de comer gordura? É compreensível, já que durante anos você ouviu dizer que gordura é prejudicial à saúde.

Não estamos aqui dizendo que isso é de tudo mentira. Assim como em tudo na alimentação, existem as gorduras do bem e as gorduras que podem prejudicar não só a dieta como a saúde como um todo, e quando pensamos nestas gorduras não tão amigas estamos falando das gorduras saturadas.

Ao contrário do que as gorduras naturalmente presentes nos alimentos, que estão aí para te ajudar! E onde você pode achar estas gorduras do bem? Com certeza não é no “fast food”.

Low carb X High Fat

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Surpreendentemente, muitas pessoas incluindo celebridades como Deborah Secco aderiram à dieta com baixo carboidrato e muita gordura.

To toda via não é qualquer fonte de gordura. Estas devem vir de alimentos como:

  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Atum;
  • Carnes em geral;
  • Azeite de oliva extra virgem;
  • Queijos;
  • Oleaginosas;
  • Frutas como abacate e coco;
  • Óleo de coco.
  • Manteiga;
  • Nata;
  • Creme de leite;
  • Frutas oleaginosas.

O quanto você vai comer de gordura, mesmo que sejam estas gorduras do bem vai depender claro, das suas necessidades individuais.

Porém, o que vale dizer é que para uma dieta low carb como começar com o pé direito na balança, que você deve sair por aí adicionando gordura em tudo sem medo de ser feliz, mesmo que estas sejam do bem!

Veja também: Dieta Low Carb Como Funciona?

Isso porque gordura também fornece caloria e em excesso com certeza, pode levar ao ganho de peso.

Uma dica de ouro é não ir além da gordura presente naturalmente nos alimentos.

Erro 7. Detonar a dieta com o dia do lixo

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Atenção! Você pode fazer tudo certinho na dieta low carb e colocar tudo a perder com o famoso dia do lixo.

Particularmente nomear aquele determinado dia em que você saiu da dieta como: “dia do lixo” não é tão bacana.

Afinal, o sentido real de ter o tal dia do lixo, é poder comer um pouco mais de carboidratos, ou aquela sua refeição predileta, até como estratégia para sair do “efeito platô” que é aquela fase em que nada do que você faça te leve a sair do peso atual.

Lembre-se quando pensar em dieta low carb como começar de que esta dieta é um é estilo de vida, então não combina muito ter um estilo de vida natureba durante todos os dias da semana e em um único final da semana enfiar o pé na jaca.

Trate o seu próprio corpo com todo respeito, você não é lixo para consumir porcarias, então a dica é que é válido não ficar escravo da dieta, e poder comer alimentos com um pouco mais de carboidratos em um determinado dia, mais sempre com FOCO nos seus objetivos, combinado?

Erro 8. Não repor sais minerais

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Quando você se propõe a fazer uma dieta low carb, uma coisa é certa! Seu corpo vai manifestar alguns sintomas comuns a restrição de carboidratos. Mas calma! São sintomas que não acometem todas as pessoas e não acontecem todos ao mesmo tempo.

São eles:

  • Fadiga;
  • Cãibra;
  • Falta de concentração;
  • Distúrbio do sono;
  • Fraqueza;
  • Intestino preso;
  • Gosto ruim na boca;
  • Mau hálito;
  • Enjoo;
  • Mãos ou pés gelados;
  • Tontura;
  • Ansiedade;
  • Dor de cabeça.

São sintomas que lembram muito o de uma gripe, daí vem um termo que vem sendo cada vez mais conhecido, que é a gripe low carb. Mas apesar dos sintomas serem parecidos, não tem a mesma causa.

Veja também: Cardápio Low Carb Completo Para Perder Peso

Em primeiro lugar, estes sintomas podem aparecer pela fase de adaptação do organismo à dieta. Isso porque ele se vê obrigada a mudar a rota de fonte de energia, que até então era de carboidratos e agora passa a ser principalmente das gorduras.

 E mais! Quando você restringe a quantidade de carboidratos da dieta, os níveis de insulina caem, e como qualquer outro hormônio a insulina exerce seu papel importante no organismo.

Dieta low carb X insulina

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Entre as funções da insulina estão:

  • O de avisar as células de gordura, que são os adipócitos para armazenarem as gorduras;
  • Dar aquele upgrade nos resultados com a atividade física, já que a insulina é um hormônio anabólico, e, portanto, colabora para o crescimento muscular;
  • Equilibrar a quantidade de sódio excretada pelos rins.

Por isso, na dieta low carb se despencam os níveis de insulina, automaticamente o corpo vai liberar mais líquidos. É aí que você começa a sentir a diferença nos números a menos das roupas, e se livrar daquele incômodo inchaço corporal, principalmente nas mulheres.

Veja também: Low Carb Receitas Bolos de Cenouras

Inegavelmente não é só líquido que você perde principalmente nas primeiras semanas da dieta, junto com estes líquidos perde-se sais minerais, entre ele o sódio.

Está aí a segunda causa da famosa gripe low carb. Isso porque o corpo precisa de sódio para equilibrar vários processos metabólicos do corpo, e quando em baixa deste mineral aparecem os sintomas clássicos que já mencionamos aqui.

Gripe low carb: O que fazer para evitar

dieta low carb como começar

Uma dica básica de fazer a dieta low carb como começar da maneira certa, sem sofrer com os incômodos sintomas da fase de adaptação, é não ter medo de colocar um pouco mais de sal nas refeições.  

Alimentos como brócolis, espinafre e o aipo são exemplos de alimentos com maior quantidade de sódio e que não pesam em nada na dieta.

Além disso, nesta fase inicial da dieta onde você já perde uma maior quantidade de líquidos através da urina, o ideal é pegar leve na ingestão de água, consuma claro, mas sem exageros!

Veja também: Fontes de gordura na dieta low carb – Quais As Melhores

Depois desses primeiros dias da dieta onde a perda de líquidos X sais minerais é mais acentuada, vale a dica de permanecer consumindo água de acordo com as suas necessidades, nada em exagero é saudável lembra? Isso é válido para água também.

O que consideraríamos uma quantidade de água ideal dentro de uma rotina de vida saudável e claro, para não cometer exageros na hora de fazer a dieta low carb como começar?

Profissionais de saúde consideram que o ideal seja de 30 a 40 ml de água por kg de peso corporal, depende então da sua compleição física e nível d atividade diária.

Ah! Tão importante quanto à reposição do sódio está a reposição de outros minerais como magnésio e potássio.

Alimentos fonte de magnésio

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  • Abacate;
  • Cogumelos;
  • Folhas verdes escuras aqui entram o brócolis, couve e espinafre;
  • Frutas oleaginosas;
  • Peixes ricos em gorduras do bem como salmão, atum e sardinha;
  • Chocolate amargo 85% cacau.

Alimentos fonte de potássio

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Já quando pensamos em repor as quantidades de potássio da dieta sugerimos praticamente os mesmos alimentos:

  • Abacate;
  • Frutas oleaginosas;
  • Salmão.

Estes alimentos tem mais potássio do que a banana acredite se quiser! E o melhor! São alimentos baixos em carboidratos.

Outra forma de repor estes nutrientes é através dos suplementos alimentares, mas se esta for sua opção, antes de tudo procure pela orientação nutricional, para que os mesmos sejam prescritos conforme suas necessidades.

Erro 9. Não buscar conhecimento

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É fato! Quando você tenta seguir algo que não conhece, tem tudo para dar errado. Já ouviu falar naquela velha e boa frase de que conhecimento é poder?

Veja também: 9 Mitos E Verdades Low Carb

Com a dieta low carb também funciona assim, vá em busca de conhecer cada vez mais sobre a dieta antes mesmo de sair por aí fazendo as modificações que acha que deve fazer.

Erro 10. Ter medo de experimentar coisas novas

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Um dos piores erros de quem pensa em dieta low carb como começar e decide segui-la é não mudar a mente. Quer um exemplo clássico de como isso acontece?

Você sai que nem louco por aí procurando nas prateleiras do mercado ou até nas lojas de produtos naturais a versão low carb de tudo, ou seja, do bolo, da bolacha preferida ou de massas em geral.

Você vai encontrar sim as versões low carb destes alimentos, mais tão importante quanto encontra-las é MUDAR A MENTE,

Antes de pensar em dieta low carb como começar esteja aberto a experimentar novos alimentos, ou seja, a descobrir que o universo da comida de verdade pode ser incrivelmente saboroso.

Erro 11. Abandonar a atividade física

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Pare e pense comigo, qual dieta que por si só já traz resultados sem ter que colocar o corpo para queimar calorias?

Nenhuma não é mesmo? Mas há quem ainda acredita que milagres existem!

Veja também: Low carb e colesterol – Existe relação?

Claro que durante a fase de adaptação, ou seja, nos primeiros dias de dieta low carb, não é indicado se jogar de cabeça na atividade física.

Entretanto, passado este período que você mesmo vai perceber qual é, invista na atividade física.

Decerto são elas que vão dar um upgrade na dieta e ajudar a conquistar de vez um estilo de vida saudável.

Erro 12. Comer a cota de carboidrato

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Uma dieta low carb não significa dieta zero carboidratos, ela permite certa quantidade de carboidrato por dia.

Veja também: Low Carb Alimentos Proibidos – Papo de Nutricionista

Porém, um grande erro de quem quer descobrir qual o segredo de uma dieta low carb como começar do jeitinho certo, é comer toda quantidade de carboidratos que você pode em uma única refeição.

Sabe o que acontece se esta for a sua opção? Você corre o sério risco de perder massa muscular.

Ao passo que mesmo que em pouca quantidade, quando combinado a outros nutrientes o carboidrato ajuda a preservar a massa muscular.

Assim sendo, esta estratégia de combinar o carboidrato mesmo que em baixa quantidade com outros nutrientes irá te fazer emagrecer sem ter que conviver com a flacidez e com um metabolismo lento.

Veja também: Low Carb alimentos permitidos – Fala Nutricionista

Sim porque perda de massa muscular significa metabolismo mais devagar, com certeza, você não quer isso.

Então na hora de se fazer a pergunta dieta low carb como começar pense que a forma mais inteligente de ter bons resultados com ela, é distribuir a pouca quantidade de carboidrato permitida na dieta em várias refeições do dia, combinado?

Erro 13: Não buscar a personalização da dieta

dieta low carb como começar

Já ouviu falar aquela máxima de que nem sempre o que funciona para o outro não funciona para você?

Pois é, quando falamos de dieta low carb como começar esta máxima também é válida,

Veja também: Cardápio da Dieta Low Carb

A quantidade de cada nutriente presente na dieta da sua amiga, não necessariamente é aquela que irá caber direitinho para atender as necessidades do seu organismo.

Além disso, caso tente começar a dieta seguindo por este caminho de copiar a dieta da amiga, isso poderá te levar ao temido efeito sanfona e a frustração.

Portanto antes que isto aconteça, busque com um nutricionista a personalização da sua dieta.

Conclusão

dieta low carb como começar

Enfim podemos concluir de tudo isso que trouxemos para você hoje que quando pensamos em dieta low carb como começar, antes de mais nada temos que entender que errar faz parte de todo processo de aprendizagem.

Porém se você tiver FOCO e vontade de conhecer cada vez mais aquilo que até o momento, é um universo novo para você, as chances de errar são cada vez menores.

Então as chances de sucesso ficam cada vez mais próximas. Pense nisso e não se culpe se no meio da sua caminhada rumo à conquista de um estilo de vida mais saudável proposto pela dieta low carb, você tropece algumas vezes.

Veja também: Dieta Low Carb: Conheça os segredos

Além disso, aí vai uma dica muito importante a saber os tropeços fazem parte para passos mais firmes na hora de perseguir os resultados esperados.

Hora de compartilhar sua opinião

dieta low carb como começar

Depois que você aprendeu um pouco mais sobre a dieta low carb, queremos convidar você a compartilhar com a gente não só sua opinião sobre quais são os maiores erros que você acha que é possível cometer quando o assunto é dieta low carb como começar.

Aliás, estes são erros que em um primeiro momento podem passar despercebidos. Contudo ao longo de uma semana ou até um mês, podem por tudo a perder.

Mas sobretudo queremos que você registre aqui quais deles já fizeram parte da sua rotina, ou ultimamente você não tem conseguido escapar.

Pedimos sua opinião sincera com o intuito de te ajudar não só a descobrir como fazer a dieta low carb como começar da forma correta, mas também a mudar para melhor aquilo que até o momento não deu certo.

Com toda a certeza, você vai ver que é possível sim seguir a dieta low carb sem neuras.

Conte com a gente pra isso!

Até a próxima.

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