fbpx

Dieta Low Carb Como Funciona? Antes de qualquer argumento você deve entender o que é a dieta low carb. É muito importante que você saiba que o termo low carb significa “baixo carboidrato”, ou seja, não é zero carboidrato.

Porém, existem carboidratos bons e ruins, ou seja, não é qualquer fonte de carboidrato que você deve consumir, é preciso escolher apenas as boas fontes, ou seja, preferir os carboidratos complexos, que fazem bem a saúde e que não vão encurtar a sua vida, faz sentido?

Dieta Low Carb Como Funciona?

Dieta Low Carb Como Funciona

Dieta Low Carb Como Funciona e a insulina?

Quando estamos em uma dieta com níveis altos de carboidrato nosso corpo libera picos de insulina. A insulina é um hormônio com o papel de retirar o açúcar do sangue, armazenando-o no interior das células (como glicogênio) e também, estocar o excesso como gordura no corpo. Ou seja, a insulina estimula a lipogênese (produção de gordura) e inibe a lipólise (queima de gordura).

Veja Também: Dieta low carb funciona?

Outro ponto a se observar é que a insulina em excesso tem ação inibitória sobre o hormônio leptina, responsável pela saciedade do seu corpo. Ou seja, você pode almoçar um prato cheio de macarronada, mas logo estará com muita fome novamente. Aqui não vamos nem entrar no assunto do glúten, porém ele é outros problema que devemos tirar da nossa vida.

Ao começar a dieta low carb, e diminuir consumo de carboidratos os níveis de insulina são reduzidos. Como a principal fonte que utilizamos como energia vem do carboidrato, você estará privando seu corpo de glicose, e com isso ele precisará apelar para um combustível alternativo, os corpos cetônicos, que são produto da degradação da gordura.

Esse estado se chama cetose, e resumidamente, faz você usar a gordura da dieta como energia, e quando ela acaba, você passa a usar a gordura corporal.

Sabe-se ainda que as dietas low carb possuem uma vantagem metabólica aumentando o seu gasto energético, pois para produzir energia a partir de gorduras ou proteínas o seu corpo trabalha mais.

Dieta Low Carb Como Funciona e por que fazer?

Dieta Low Carb Como Funciona

Dieta Low Carb Como Funciona na perda do peso?

A dieta low carb é uma estratégia interessante para casos em que emagrecer é o objetivo.

Além de eliminar o peso, uma alimentação low carb também auxilia o controle de insulina e da glicose sanguínea, diminuição do triglicerídeo sanguíneo e da gordura visceral e aumento do HDL (bom colesterol).

Veja Também: Dieta low carb mitos e verdades

Ou seja, sua qualidade de vida melhora, pois automaticamente ao iniciar essa dieta, você reduz o consumo de açúcar, bebidas açucaradas, sucos industrializados, pizzas, pão branco, arroz, doces, fasts foods entre outros alimentos que não são considerados nada saudáveis.

Ao invés de consumir os alimentos pobres em proteínas (grãos, açúcares), automaticamente consumimos alimentos ricos em proteínas superiores, como carne, peixe e ovos.

Muitos estudos mostram que a proteína pode reduzir o apetite, aumentar o metabolismo e ajudar no crescimento da massa muscular, o que auxilia o seu corpo á uma maior queima de calorias.

Quanto se inicia a dieta low carb, a quantidade de carboidrato ingerida irá depender de diversos fatores, tais como: qual a quantidade de peso você precisa eliminar, se pratica ou não atividade física e qual seu objetivo.

Em um plano alimentar convencional a quantidade de carboidrato varia de 40 a 50% dos nutrientes ingeridos. Na low carb esta quantidade pode variar de 20 a 40%.

As recomendações abaixo são apenas um guia para você se orientar.

Dieta Low Carb Como Funciona- Quantidade

De 20 a 50 gramas por dia: Cetose e queima acelerada de gordura: Não é recomendado como uma prática a longo prazo, porque há carboidratos nos vegetais e frutas, e ao cortar esses dois grupos por tempo demais não recebemos os nutrientes necessários.

De 50 a 100 gramas por dia: Perda de peso sem esforço: Esta faixa é ótima para perder peso sem fazer esforço, ao mesmo tempo em que você mantém um pouco de carboidratos na dieta. Continua com uma produção diminuída da insulina, e mantém a queima de gordura.

De 100 a 130 gramas por dia: Faixa de manutenção: Essa é uma faixa de consumo moderada bem adequada para pessoas ativas e saudáveis, que estão tentando emagrecer sem perder massa magra.

Para saber quantos gramas de carboidrato tem cada alimento é importante ler os rótulos (melhor mesmo é não consumir industrializadfos) e saber quais frutas, legumes e verduras possuem menos carboidratos.

Dieta Low Carb Como Funciona – tabela

Alimentos e quantidade Carboidratos
Água de coco – 1 copo (240ml) 9
Alface – 1 prato (80g) 3
Abobrinha – 1 colher de sopa (5g) 0
Abacate – ¼ da unidade (95g) 7
Atum – 1 lata (165g) 0
Amêndoas – 20 unidades pequenas (20g) 4
Coco – 1 pedaço médio (40g) 6
Couve – 2 folhas (40g) 4
Couve-flor – 2 colheres de sopa (50g) 2
Creme de leite – 1 colher de sopa (33g) 0
Espinafre – 2 colheres de sopa (50g) 2
Farinha de soja – 1 colher de sopa (15g) 5
Feijão – 1 colher de sopa (17g) 3
Filé de peixe – 1 unidade (100g) 0
Leite de coco – 1 colher de sopa (15g) 0
Leite em pó integral – 2 colheres de sopa (20g) 9
Maçã – 1 unidade (160g) 20
Melancia – 1 fatia média (200g) 12
Morango – 8 unidades grandes (11g) 11
Pepino – 10 fatias 0
Pimentão – 1 colher de sopa (8g) 0
Presunto – 1 fatia (25g) 0
Queijo minas – 1 fatia (30g) 0
Queijo mussarela – 2 fatias (30g) 0
Salmão – 1 filé (100g) 0
Tomate – 1 unidade pequena (50g) 2
Uva – 10 gamos médios (80g) 14

Depois que você aprende quais alimentos tem mais carboidrato e quais tem menos, fica mais fácil.

Porém, não é obrigatório contar carboidratos na ponta do lápis, muito menos contar calorias, basta consumir os alimentos permitidos e evitar os proibidos e isso será o suficiente para você perder peso com saúde e ingerir muitos nutrientes.

ceto-biscoitos

Dieta Low Carb Como Funciona- Conclusão

A dieta low carb no geral não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou diabetes não deve segui-la sem antes conversar com seu médico.

Atletas e praticantes de atividades físicas também devem ter um cuidado maior para não comprometer o rendimento no início da dieta, caso tenha dúvidas procure um nutricionista para realizar sua avaliação.

Do mais, a dieta pode ser feita sem medo, porém sempre com informação certa para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios.

Uma das grandes vantagens de entrar nessa dieta é que nela pode comer pães, doces, pizzas e sobremesas. O que eu vejo demais é gente que não entra de dieta porque sabe que não vive sem uma sobremesa.

Na low carb podemos fazer substituições do trigo e farinhas que contém glúten e amidos por outras sem essas substâncias nocivas. Assim essas substituições permitem que na dieta possamos fazer desde torta de limão, pizzas deliciosas, e muitas outras guloseimas.

Muito bacana, não acha? Porém, para melhorar a eficácia dessa dieta, você pode contar com um passo a passo que a Equipe de Nutricionistas do Balança Certa desenvolveu juntamente com a Ludmilla, para te auxiliar e garantir que você tire o maior proveito e o máximo de Resultado, sem precisar passar dias na internet pesquisando como fazer.

No programa da Dieta Low Carb, você vai ter e-books explicativos, simples, bem ilustrados e bem objetivos, num passo a passo simplificado e a prova de falhas.

VEJA TAMBÉM…

Cardápio Low Carb Completo Para Perder Peso

Fontes de gordura na dieta low carb – Quais As Melhores

Tudo Sobre Low Carb – Com Cardápio

9 Mitos E Verdades Low Carb

Dieta Low Carb Como Funciona?
5 (100%) 1 vote[s]

6 comentários para "Dieta Low Carb Como Funciona?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *