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Dieta low carb mitos e verdades é o que não faltam para esta dieta. Todo mundo sempre tem alguma dúvida sobre ela.

Por isso, propomos a você que fique com a gente até o final deste post e descubra tudo sobre este estilo de vida.

Dieta low carb mitos e verdades: Desvendando um a um

Dieta low carb aumenta o colesterol- Mito

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FOTO: CLÍNICA

Durante muito tempo você deve ter ouvido falar que as gorduras são as grandes responsáveis por aumentar a colesterol.

Só que para sua surpresa, estudos revelaram que os carboidratos refinados lideram a lista dos vilões da saúde quando o assunto é aumento do colesterol.

Isso porque quando são digeridos, os carboidratos são quebrados em moléculas menores, estas são as moléculas de glicose.

Quando a glicose está em excesso o resultado é o acúmulo de gordura.

Veja Também: Dieta low carb mitos e verdades

Portanto, quando for seguir a dieta low carb não tenha medo das gorduras, o segredo do sucesso da dieta está em controlar principalmente a quantidade de carboidratos.

 Sem carboidrato não vou ter energia- Mito

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FOTO: G1

Não podemos negar que os carboidratos tem sim sua parcela de responsabilidade no ganho de energia para as atividades diárias.

Entretanto o organismo é perfeitamente capaz de tirar das gorduras a energia que precisa para as atividades do dia-a-dia.

Fazer dieta low carb é zerar carboidratos- Mito

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FOTO: S VICENTE

Este com toda a certeza é um grande erro! Tem gente que acha que seguir o estilo de vida low carb é incluir alimentos zero carbo e pronto, os ponteiros da balança já começam a despencar.

Está aí a dieta low carb mitos e verdades que deve ser quebrado de uma vez por todas.

Você não deve zerar carboidratos e sim diminuir a quantidade deles no dia-a-dia.

Veja Também: Dieta low carb funciona?

Assim, você irá conseguir emagrecer de forma saudável.

Nunca mais vou poder comer carboidratos- Mito

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FOTO: BBC

Uma coisa é certa restrição não combina com sucesso no emagrecimento.

Por isso é importante que tenha em mente a dieta low carb propõe a mudança de hábitos alimentares.

Veja também: Dieta low carb emagrece de verdade?

Emagrecer adquirindo bons hábitos alimentares, não significa que você terá que passar o resto da vida sem comer carboidratos.

A proposta aqui é sobretudo diminuir a quantidade conforme seus objetivos.

As quantidades podem variar de 20 a 150 gramas conforme o metabolismo de cada um.

Com 20 a 50 gramas de carboidrato por dia o organismo já entra em Cetose, colocando o organismo para queimar muito mais calorias.

Dieta low carb é sinal de risco para os rins e ossos- Mito

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FOTO: REVISTA GLAMOUR

Há quem acredite que dieta low carb pode levar a problemas renais e enfraquecimento dos ossos.

Vamos lá! Primeiramente, uma dieta low carb bem feita não é sinônimo de proteínas em grande quantidade.

Na dieta low carb as quantidades de proteínas vão ser semelhantes à de uma alimentação normal, adequando-as as necessidades individuais.

O risco maior contudo em um aumento da quantidade de proteínas em qualquer dieta, é para pessoas que já tem pré-disposição ou já tem problemas renais.

Veja também: Dieta low carb como começar

O que significa que se você tem a saúde dos rins em dia, não há motivos para se preocupar com dieta low carb mitos e verdades criados por quem não conhece a dieta a fundo.

Dieta low carb e saúde dos ossos

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FOTO: MELHOR COM SAÚDE

No que diz respeito a saúde dos ossos, definitivamente a dieta low carb não interfere de forma negativa.

Muito pelo ao contrário, se a maioria dos alimentos ricos em proteínas é fonte de cálcio, podemos dizer portanto que terá uma maior absorção do cálcio pelo organismo.

O que isso significa? Que uma dieta baixa em carboidratos e com base em proteínas pode ser sinônimo de ossos firmes e saudáveis

 Low carb é moda- Mito

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FOTO: LIV UP

Não! Dieta low carb não é moda. Se você pensa assim, então é hora de rever seus conceitos.

Low carb é um estilo de vida onde você irá adequar às quantidades de carboidratos consumidas na dieta com o objetivo de se manter saudável.

 Dieta low carb é difícil manter- Mito

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FOTO: TUA SAÚDE

Se você encarar a dieta low carb como algo passageiro, de emergência para caber no look preferido então realmente vai ser muito difícil manter o peso eliminado.

Agora, se você tratar a low carb como uma oportunidade de fazer uma reeducação alimentar não terá o porque acreditar neste que na dieta low carb mitos e verdades pode ser um dos maiores.

Veja também: Dieta Low Carb Como Funciona?

O de que é praticamente impossível emagrecer com a dieta low carb. Esta dieta poderá sim ser mantida em longo prazo.

Os resultados? Serão mantidos e muito eficientes!

Dieta low carb faz mal para o coração- Mito

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FOTO: SPORTFILE

Não há estudos que comprovem a relação da dieta low carb com o aumento das doenças cardíacas.

Muito pelo ao contrário, a dieta low carb é benéfica para:

  • Diminuir os triglicerídeos no sangue;
  • Aumentar o bom colesterol HDL;
  • Diminuir a pressão arterial;
  • Melhorar a resposta da insulina no organismo;
  • Diminuir os níveis de glicose no sangue;
  • Reduzir a inflamação.

Dieta low carb diminui a quantidade de alimentos saudáveis- Mito

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FOTO: CHEF TIME

Como dizer que uma dieta low carb diminui a quantidade de carboidratos ingerida se com ela você tem a chance de comer mais:

  • Legumes;
  • Verduras;
  • Sementes.

São destes alimentos que irá tirar os carboidratos que irá precisar. Perceba que você não estará diminuindo a quantidade de alimentos saudáveis.

O que significa que não precisará deixar de comer e sim priorizar o EQUILÍBRIO.

A proposta aqui é que acima de tudo você faça substituições inteligentes.

 Retirar o carboidrato da dieta faz mal ao cérebro- Mito

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FOTO: SINDUS TRIGO

Há quem acredite que o cérebro vive de carboidratos. Grande engano.

O cérebro consegue obter a energia para suas funções normais, mesmo tendo uma dieta baixa em carboidratos.

Salvo no início da dieta, porque é uma fase de adaptação e você pode sentir uma queda na concentração, mas não se preocupe.

Veja também: Como Fazer Nutella Low Carb

Posteriormente a esta fase seu organismo estará adaptado e tudo irá mudar, e aos poucos você vai perceber que seu poder de concentração irá aumentar.

Além disso, o fígado conta com reservas de glicogênio. Ainda que falte glicose ele está preparado para suprir as necessidades do organismo, incluindo o cérebro.

Na dieta low carb não preciso fazer 6 refeições diárias- Verdade!

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FOTO: PERDENDO A BARRIGA

Quem diria uma dieta que te dá a liberdade de comer na hora que quiser? Assim é a dieta low carb.

Isso porque na dieta low carb você come até se sentir saciado, ou seja, para alguns já é o suficiente comer 3 refeições dia.

Veja também: Cardápio Low Carb Completo Para Perder Peso

Enquanto outros não abrem mão das 5 a 6 refeições dia.

Qual o ideal? Dentro da dieta low carb mitos e verdades , o que vale é encontrar o equilíbrio.

O que significa que você deve fazer quantas refeições couberem na sua rotina, que atenda aos seus objetivos.

Não posso fazer exercícios com a dieta low carb- Mito

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FOTO: CANTINHO DA NUTRI

A malhação está liberada! A princípio, na famosa fase de adaptação do organismo, talvez, você não tenha energia suficiente para se jogar nos exercícios.

Embora lhe pareça difícil, passada a fase de adaptação, você deve fazer exercícios para melhores resultados, combinado?

Tem contraindicações para fazer a dieta- Verdade!

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FOTO: MUNDO BOA FORMA

Não é porque a dieta low carb é um estilo de vida saudável que ela é para todos.

Dieta low carb contraindicações existem sim!

Primordialmente gestantes, mulheres amamentando, idosos, crianças e até mesmo quem busca hipertrofia precisa de orientação e avaliação médica antes de pensar em adotar a dieta.

Dieta low carb perde peso porque é de baixo valor calórico- Mito

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FOTO: PERSONARE

A dieta low carb emagrece não porque é de baixo valor calórico. Isso porque nesta dieta o importante não é ficar contando calorias.

O segredo então é priorizar a QUALIDADE dos alimentos.

Quando você passa a consumir alimentos de qualidade nutricional, com toda a certeza você emagrece.

Veja também: Fontes de gordura na dieta low carb – Quais As Melhores

Por isso, a dica de ordem é ficar de olho no rótulo dos alimentos e não ficar escravos das calorias, ok?

Diminuir os carboidratos leva a hipoglicemia- Mito

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FOTO: VIVER NATURAL

Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é a falta de carboidratos que gera a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue).

Isto você talvez você não saiba na dieta low carb mitos e verdades, é o excesso de carboidratos que leva uma queda brusca de glicemia.

Achou complicado? Calma! Nós explicamos.

Você tem fome e apela para os carboidratos refinados, por exemplo, para aquele sanduíche e um copo de suco de laranja.

Esses carboidratos vão estimular a produção em excesso do hormônio insulina.

Veja também: Tudo Sobre Low Carb – Com Cardápio

A insulina irá fazer duas coisas:

  • Estocar a glicose em forma de gordura nas células;
  • Impedir a queima de gordura enquanto estiver ativa na corrente sanguínea.

É aí que você se sente fraco, falta energia e de clareza de raciocínio.

O que acontece? Os picos de açúcar no sangue vão às alturas novamente, o corpo produz mais insulina e o ciclo vicioso se repete.

O grande x da questão é que os carboidratos levam à hipoglicemia e não a falta dele.

Como podemos evitar a hipoglicemia na dieta low carb

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FOTO: DICABETES

Simples! Diminuindo o consumo de carboidratos refinados durante todo dia, para que a glicemia se mantenha estável.

Então podemos dizer que a dieta low carb emagrece e além disso, dieta low carb é bom para diabéticos.

 Além disso, uma das maiores vantagens do organismo não armazenar tanta gordura, e você tem a chance de ter um corpo mais definido.

Veja também: Tudo Sobre Low Carb – Com Cardápio

Mas atenção! Para isso, é importante combinar a mudança na rotina alimentar com a atividade física.

Dieta low carb é comer só ovos, bacon e creme de leite – Mito

Que na dieta low carb você não precisa ter medo de gordura, você já sabe.

Agora, se alimentos como:

  • Bacon artesanal;
  • Creme de leite fresco;
  • Queijos curados

Não agradam seu paladar, não precisa seguir uma dieta low carb com bacon e companhia. Você pode retirar a gordura também de alimentos como:

  • Óleo de coco;
  • Castanhas;
  • Azeite;
  • Abacate.

O importante é que a dieta seja adequada às suas necessidades.

Dieta low carb leva a falta de nutrientes – Mito

Dieta low carb mitos e verdades que é campeão em quem ainda tem preconceito em relação a dieta.

Não vamos negar! A falta de nutrientes pode ocorrer sim se feita de forma radical.

Isso porque há quem pense que seguir a low carb é só comer carne e proteína.

Não é a verdade! Veja.

A base da dieta low carb

  • Proteínas;
  • Boas fontes de gordura;
  • Vegetais;
  • Legumes.

Carboidratos refinados: O que acontece quando excluímos da dieta

Excluir:

  • Alimentos refinados;
  • Açúcar;
  • Alimentos industrializados;
  • Grãos

Não irá interferir em nada na falta de nutrientes essenciais para o organismo.

Muito pelo ao contrário, faça a experiência em seguir a dieta low carb da forma correta.

Veja também: 9 Mitos E Verdades Low Carb

Comprove que com simples mudanças na dieta, você irá comer muito mais vegetais do que o de costume e com isso nutrientes é o que não vai faltar para te manter saudável.

A perda de peso é só de retenção de líquidos- Mito

Inegavelmente que na 1 fase dieta low carb, a perda de peso será sim referente à retenção de líquidos.

Mas posteriormente às primeiras semanas, seu organismo estará adaptado e a perda de peso será de gordura corporal, principalmente na região abdominal.

Isto não somos nós que inventamos para quebrar mitos e verdades dieta low carb. Esta boa notícia já foi comprovada por estudos.

Dieta low carb prende o intestino- Verdade!

Na primeira fase dieta low carb principalmente quando seu organismo ainda estiver se adaptando a dieta, será normal prender um pouco o intestino.

Veja também: Low carb e colesterol – Existe relação?

Até porque no início como já mencionamos aqui você perde muito líquido e isso pode ressacar as fezes e dificultar a passagem.

Intestino preso na low carb- Como evitar

Para evitar este tipo de problema, não poderia faltar na dieta low carb mitos e verdades esta dica .

Beba muita água, coma mais vegetais que são ricos em fibras e consuma gorduras sem medo, pois estas também vão ajudar a soltar o intestino.

Agora se ainda assim nada disso funcionar, você pode investir nos probióticos como o kefir.

O poder do kefir na dieta low carb

O kefir é um leite fermentando na água ou no leite, e nutriente para este alimento é o que não faltam.

Veja também: Low Carb alimentos permitidos – Fala Nutricionista

Além de aumentar a quantidade de bactérias do bem no intestino ainda ajudam a mudar a consistência das fezes para melhor, bem como aumenta a frequência com que você vai ao banheiro.

Como resultado você não irá precisar recorrer a laxantes para ver o intestino voltar a funcionar.

Alimentos laxativos para dieta low carb

Na lista dos melhores alimentos laxativos low carb, não entram só o kefir. Você também pode contar com:

  • Sementes de chia;
  • Algumas frutas low carb como abacate, morango e coco;
  • Linhaça;
  • Folhas verdes;
  • Azeite de oliva;
  • Psyllium;
  • Café;
  • Adoçantes como o xilitol, eritritol.

Atividade física e saúde do instestino

A atividade física também é amiga do intestino saudável, por isso apesar de as vezes parecer uma missão impossível fazer atividade física, nada de preguiça! Movimente-se,

Veja também: Cardápio da Dieta Low Carb

Por falar em soltar o intestino, algumas pessoas podem ter diarreia após dieta low carb.

A diarreia é menos comum, mas pode acontecer devido às mudanças no padrão alimentar, ou pelo excesso de alimentos gordurosos.

O que fazer na diarreia após dieta low carb

Neste caso a dica de ordem é hidratar-se e diminuir a quantidade de alimentos ricos em gordura e fibras, até que os sintomas desapareçam.

Além disso, vale a dica nada de se desesperar e desistir da dieta por conta dos sintomas que possam aparecer logo tudo entrará nos eixos.

Isso é semelhantemente ao que acontece quando o bebê deixa de receber o aleitamento materno exclusivo e passa a receber as primeiras papinhas.

O intestino dele também sentirá as mudanças, mas com a adaptação do organismo tudo se resolve.

Dieta low carb dá mau hálito- Verdade!

Esta é com toda a certeza uma queixa muito comum de quem está fazendo a dieta low carb, o tal hálito metálico na boca.

Mas antes mesmo de te ensinar como evitar este problema, é importante explicamos o porquê isso acontece.

Veja também: Dieta Low Carb: Conheça os segredos

Vamos lá! Quando o organismo passa a utilizar as gorduras como fonte de energia, o resultado é a maior queima das gorduras.

Neste processo, os ácidos graxos (moléculas que formam as gorduras) transforma-se em corpos cetônicos. É de onde vem o conhecido nome: Dieta cetogênica.

Veja também: Low Carb Receitas Bolos de Cenouras

Agora, o que você talvez não saiba é que estes corpos cetônicos são os responsáveis pelo mau hálito, ou melhor, hálito cetônico.

Hálito cetônico na dieta low carb

Este com toda a certeza é um sintoma comum dos primeiros dias ou até 2 semanas de dieta low carb, depois que o organismo estiver adaptado passa.

Ah! Vale dizer que os corpos cetônicos, resultado da queima de gordura, não trazem prejuízo à saúde, pois são eliminados através da urina e respiração.

Veja também: Low Carb Alimentos Proibidos – Papo de Nutricionista

Por esta razão, não há porque acreditar que na dieta low carb mitos e verdades produzir corpos cetônicos faz mal a saúde.

O que fazer para evitar o mau hálito?

Algumas dicas são essenciais bem como:

  • Beber bastante água;
  • Ajustar a quantidade de proteínas da dieta, talvez você esteja consumindo além do necessário;
  • Não abrir mão da boa higiene bucal;
  • Ajustar a quantidade consumida de carboidrato diária. Vamos supor que esteja com uma quantidade de 20 gramas de carboidratos dia, aumente para 25 gramas dia e veja como o organismo se comporta.

Dieta low carb dor de cabeça constante- Mito

Assim como todos os outros sintomas não lá muito agradáveis da dieta low carb, a dor de cabeça é um deles.

Mas isso não quer dizer que se sentir dor de cabeça logo ao iniciar a dieta, vai ter que conviver com ela enquanto estiver seguindo a dieta.

Aliás, se a dieta low carb é muito mais que uma dieta e propõe adotar um novo estilo de vida, seria um pouco controverso que tivéssemos uma dieta saudável e dor de cabeça por toda vida, não é mesmo?

Isso acontece, porque até então você estava habituado a uma dieta rica em sal.

Quantidade de sódio na dieta tradiconal X dieta low carb

De forma simples, a recomendação de sódio para uma dieta é de até 2300mg dia.

Entretanto, na dieta low carb esta quantidade despenca para 1500mg dia, dependendo da personalização da dieta a rotina de cada um.

Estamos estabelecendo um valor médio de sódio consumido na low carb. Decerto facilmente ultrapassamos esta recomendação.

Pode acreditar! Quando optamos por seguir uma dieta rica em carboidratos o consumo de sódio pode chegar a 4000mg dia, muito não é?D

Contudo na dieta low carb a proposta é se livrar dos alimentos industrializados e dos refinados que também são feitos com sal, é normal uma queda brusca dos níveis de sódio no organismo.

Esta é uma das principais razões pelas quais o corpo dá sinais de que algo está mudando, e aparece a dor de cabeça.

Como acabar com a dor de cabeça na dieta low carb

A solução então está em encontrar a quantidade de sódio ideal para a dita low carb, de acordo com suas necessidades.

Aliás, durante toda dieta, ou melhor, novo estilo de vida, a regrinha básica é prestar mais atenção aos sinais de seu corpo.

Se conhecer é fundamental para melhores resultados no emagrecimento.

Sentiu-se mal? Adicione mais sal à dieta até que os sintomas desapareçam.

 Além disso, se a dor de cabeça persistir beba mais água.

Dieta low carb ajuda a tratar doenças- Verdade

Quantas e quantas pessoas pensam que o foco da dieta low carb é unicamente o emagrecimento.

É hora de desmistificar este que dentro da dieta low carb mitos e verdades é que mais se encarregam de espalhar por aí.

Afinal, quem busca uma dieta tem como foco principal perder os quilinos extras.

Está aí o grande diferencial da dieta low carb, que faz com que ela ganhe anda mais destaque em relação as outras.

A dieta low carb foi baseada em estudos científicos.

A princípio desde que foi descoberta, estes estudos não pararam mais. Na busca por comprovar a eficácia da dieta low carb na prevenção de doenças.

Surpreendentemente se comprovou que a dieta low carb é capaz de prevenir doenças bem como:

  • Epilepsia;
  • Alzheimer;
  • Câncer;
  • Obesidade e as comorbidades associadas a ela como diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia (colesterol alto).

Viu só quantas coisas a dieta low carb pode acrescentar que vão muito além de um corpinho definido?

Por isso, quando dentro do assunto dieta low carb mitos e verdades alguém insistir com você que é mais uma dieta da moda para emagrecer há uma dica a saber.

Mostre que dieta low carb artigos científicos é o que não falta para comprovar sua eficiência.

Além disso, lhe dizem que daqui algum tempo ninguém vai lembrar desta dieta, mostre o que aprendeu aqui sobre o assunto, combinado?

Conclusão

Como você pode ver, dieta low carb mitos e verdades rodeiam esta dieta, e com toda a certeza, a cada dia irão aparecer novas dúvidas.

Mas aqui sobretudo vale o bom senso, cada organismo reage de forma diferente.

Verdade é aquilo que você acredita ser bom para sua saúde.

Quanto aos mitos, com toda a certeza sempre irão surgir.

Entretanto, para quebra-los nada melhor do que o conhecimento.

Por isso, fica a dica, viu alguma coisa sobre a dieta low carb que não gostou?

Pesquise, busque orientação profissional e junto com este profissional chegue a um consenso comum, e claro, que seja eficiente para você.

É hora de participar

Se depois de tudo que leu aqui, ainda assim não tocamos em algo da dieta low carb mitos ou verdade, este é o momento de você nos ajudar através da sua participação.

Use este espaço que é todo seu para registrar aqui, algo sobre dieta low carb mitos e verdades que ficou martelando aí na sua cabeça, e que gostaria muito que abordássemos.

Afinal, desde sempre trabalhamos com o fim de melhorar sua qualidade de vida, e para isso contamos com sua parceria.

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