Incontáveis dietas são exploradas todos os dias para o emagrecimento. A dieta lowcarb apresenta resultados surpreendentes, mas deve ser utilizada com muito cuidado. Hoje saberemos tudo sobre o tema.

Dieta lowcarb emagrece de verdade, mas é preciso tomar cuidado
Classifique

As dietas para emagrecer são ferramentas muito importantes para o controle do peso corporal. No entanto, devem ser aplicado com bastante cautela e ainda muito cuidado.

As dietas lowcarb são do tipo restritivo. Justamente por isso é preciso ter bastante atenção. Você entenderá melhor no próximo bloco, então continue lendo.

Funcionamento da dieta lowcarb

low carb

Foto: DELISH

A dieta lowcarb, como o próprio nome induz, é uma dieta que restringe o consumo de alimentos ricos em carboidratos. Bem sabemos que os carboidratos são um dos principais alimentos que geram o acúmulo de tecido adiposo no corpo humano.

Lógico que sabendo disso, criaram-se então as dietas lowcarb que funcionam muito bem por sinal. Os alimentos ricos em carboidratos são eliminados da lista de alimentos permitidos.

Neste tipo de dieta geralmente o foco está em carnes vermelhas, peixes, frango, frutas, legumes e hortaliças. De forma geral este tipo de dieta reduz drasticamente o consumo calórico e o substitui por proteínas, nutrientes e minerais.

As proteínas exigem mais do corpo para sua digestão. A consequência disso é uma maior queima de calorias. Neste tipo de dieta as calorias são restringidas a 500 por dia.

Lógico que é uma queda vertiginosa no consumo calórico. Isso porque uma pessoa mediana deve consumir de 1.200 a 2.500 calorias diárias. É aí que mora o perigo.

Dietas lowcarb são para curto tempo

Não é possível e muito menos aconselhável adotar uma dieta lowcarb para a vida toda. Isso porque a restrição de calorias e carboidratos pode causar sérios problemas de saúde.

Nosso corpo requer carboidratos para funcionar adequadamente. Podendo permanecer em uma dieta lowcarb por no máximo um mês consecutivo. Mais do que isso entra em uma zona de risco.

O não consumo de carboidratos pode desencadear sérios problemas de saúde e até mesmo doenças. Alguns dos efeitos da falta prolongada dos carboidratos são:

  • Redução da principal fonte de energia do corpo
  • Redução da massa muscular
  • Ameaças ao coração
  • Sobrecarga de rins e fígado
  • Perda do aspecto saudável da pele
  • Quedas de cabelos
  • Entre outros

É por isso que é preciso ter cuido com a dieta lowcarb. Ela realmente funciona muito bem, mas para objetivos de curto prazo, perda rápida de peso e perda de poucos quilos.

Casos que a dieta lowcarb pode ser estendida

Existem situações mais controladas que podem exigir uma dieta lowcarb prolongada. No entanto, para isto é necessário maior acompanhamento médico e da saúde de forma geral.

Pacientes com obesidade mórbida se utiliza da dieta lowcarb. Como tem peso elevado precisam de um período de utilização maior, mas cabe ao médico ou nutrólogo definir o tempo e acompanhar as condições.

Também é possível estender a dieta lowcarb sem acompanhamento médico. Mas para isto é preciso ter o dia do carboidrato da sua dieta pelo menos uma vez na semana.

Agora que você entendeu perfeitamente a dieta lowcarb e seus cuidados pode finalmente buscar mais informações para colocá-la em prática. Temos artigos completos para você em nosso blog, dá uma conferida.

Dieta lowcarb emagrece de verdade, mas é preciso tomar cuidado
Classifique

Veja também:

Drunkorexia: Novo transtorno alimentar, será moda isso?

7 dicas para lidar quando você é a chefe de muitos homens

Lactante pode comer pimenta ou existe alguma restrição?

Nenhum comentário para "Dieta lowcarb emagrece de verdade, mas é preciso tomar cuidado"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *