Ontem a gente te mostrou quais alimentos eram permitidos na dieta ou estilo de vida paleo, chame como quiser. Hoje vamos falar o que não comer na dieta paleo. Sim existem muitos alimentos proibidos, mas você vai perceber que no final, os alimentos proibidos só fazem mau a saúde mesmo, então, por que consumi-los, né?

Não existe apenas um modelo de dieta paleolítica, mas sim vários. Você deve entender que, mais importante do que as diferenças entre estas dietas, é o que todas têm em comum: a ausência de produtos refinados, alimentos industrializados e grãos.

Dieta paleo sem grãos e cereais

A dieta moderna da população brasileira é baseada em uma alimentação rica em alimentos processados. Com alto consumo de carboidratos, que é apontada por muitos estudos como a principal causa da origem de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, alteração do perfil lipídico e diabetes tipo 2.

As fontes de carboidratos permitidas nesta dieta (frutas e vegetais), contêm um baixo índice glicêmico.

A exclusão de carboidratos refinados e de alto índice glicêmico, que favorecem o acúmulo de gordura corporal como, doces, açúcar refinado, farinha branca, arroz branco, refrigerantes e demais fontes de carboidratos refinados, podem auxiliar nos resultados de emagrecimento.

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Dieta paleo sem glúten

dieta paleoComo eliminamos o trigo – principal fonte de glúten da alimentação –  a dieta paleolítica passa automaticamente a excluir o glúten.

Existem muitos prós e contras sobre este assunto, porém nunca nada foi cientificamente comprovado contra o glúten para indivíduos saudáveis. O fato é que quando você deixa de consumir pão francês, macarrão, bolachas, bolos e todos alimentos que contém trigo, você passa instantaneamente a eliminar o glúten da sua dieta.

Exclusão das leguminosas

As leguminosas são os grãos produzidos em vagens: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha, fava e amendoim.  O motivo da exclusão das leguminosas se dá com base na teoria de que elas não foram parte da nossa dieta ancestral.

Além disso, elas contêm anti-nutrientes tóxicos, como lectina e ácido fítico. Porém essas questões nunca foram realmente comprovadas por estudos científicos. Mas, uma coisa é certa: o feijão contém uma grande quantidade de carboidrato e realmente não entraria em uma dieta de emagrecimento.

Por conta disso, a exclusão de algumas leguminosas, como o amendoim é bastante questionada. Por ele ser um alimento rico em gorduras boas, não seria prejudicial para o emagrecimento. Portanto, você pode consumir amendoim se não pretende seguir uma dieta paleolítica à risca.

Laticínios

Excluir ou não o leite e seus derivados vai depender do quão paleo você quer ser. Pois originalmente a dieta paleo não apresentava nenhum tipo de laticínio. Porém, muitos laticínios são alimentos bons e nutritivos.

Se você não apresenta nenhuma restrição alimentar á lactose, pode consumi-los se desejar! Apenas atente-se e exclua queijos brancos e leite desnatado, pois são considerados alimentos muito processados. Isso porque neles se retiram as características naturais do alimento (sua gordura) e aí foge da proposta paleo.

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Dieta paleo sem alimentos industrializados

Por motivos óbvios, quando falamos da época paleolítica, estamos falando de um tempo aonde o ser humano vivia da caça e da coleta. Sequer possuíamos um local para armazenar os alimentos.

A alimentação nessa época consistia em tudo aquilo que não necessitasse de técnicas culinárias elaboradas ou armazenamento por tempo prolongado, já que tudo podia estragar bem rápido.

Sabendo disso, você já deve imaginar que alimentos industrializados, aqueles que vem em embalagens dos supermercados, com prazo de validade de meses ou até anos não entram na dieta paleo.

Além de não existirem naquela época, os alimentos industrializados, por muitas vezes, podem ser prejudiciais à nossa saúde. Isso por conterem quantidades excessivas de conservantes químicos, aromatizantes, aditivos, excesso de sódio, adoçantes artificiais, açúcar, etc.

Lembrando que alimentos diet, light e zero também são considerados industrializados!

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O que não se deve comer na dieta paleo

Se você quer emagrecer com a dieta paleo, deve excluir os seguintes alimentos:

  • Grãos e cereais: arroz, arroz integral, cevada, aveia, amaranto, quinua, granola, trigo, polvilho, trigo integral, trigo sarraceno, milho, amido de milho, aveia, cevada e todas as farinhas e flocos provenientes de cereais.
  • Leguminosas: Ervilha, fava, feijão (todos os tipos), vagem, tremoço, grão de bico, lentilha e soja (molho shoyu, molho inglês, tamari, tofu, proteína isolada de soja, concentrado de proteína de soja e etc.).
  • Tubérculos: Inhame, batata-doce, cará, batata e mandioca. São alimentos paleo, porém são extremamente altos no seu teor de carboidratos.
  • Açúcar: açúcar refinado, açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar orgânico, açúcar light, açúcar de coco, bolo, torta, bolachas recheadas e doces que contenham açúcar em geral.
  • Embutidos: Linguiça, salsicha, bacon, presunto e peito de peru são alimentos industrializados, e acrescidos de conservantes, corantes e açúcar. Alimentos como a linguiça e bacon são encontrados na versão artesanal e orgânica que estão liberadas na dieta paleo.
  • Laticínios: Leite desnatado, leite semidesnatado e queijos brancos em geral.
  • Óleos: óleos vegetais refinados (óleo de soja, milho, girassol, canola, margarina).
  • Bebidas industrializadas: refrigerantes, sucos artificiais, cervejas e bebidas alcoólicas em geral, etc.
  • Adoçantes artificiais: Aspartame, sucralose, sacarina, ciclamato de sódio acessulfame-k.

E então você conhece alguém que faz a Dieta Paleo? Se sim, compartilhe conosco os resultados.

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Se conhecer esta dieta te ajudou de alguma forma, compartilhe as informações obtidas, para que mais pessoas possam ter a oportunidade de mudar o estilo de vida.

Até mais!

 

Dieta Paleo – Descubra A Lista Completa Do Que Não Comer
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