Trabalhar é um oficio necessário e indispensável ao ser humano, mas você se sente bem no seu trabalho? Venha descobrir o impacto do estresse no trabalho, sintomas e tratamentos.

Estresse no trabalho sintomas e tratamento
5 (100%) 1 vote

O trabalho é a forma mais direta do ser humano construir algo à sua volta que lhe servirá de ajuda na sobrevivência. Isso porque precisamos de uma série de recursos e cada dia mais destes recursos vão surgindo e se tornando parte de nossas vidas.

Mas nem sempre o trabalho é bom, honrado ou que ofereça as melhores condições. Por isso o estresse no trabalho é um fator muito comum que pode impactar sua vida inteira.

Como se dá o estresse no trabalho

estresse

Foto: FREEPIK

Então, quando o assunto é estresse no trabalho existem várias fontes. O estresse pode ser decorrente de dificuldades para realizar as tarefas necessárias, equipamentos ineficazes ou com pouco recurso, tratamento do chefe para com os funcionários, exigências da empresa, perfil psicológico e muito mais.

Sendo assim não é frescura dizer que tem estresse no seu trabalho. O que mais ocorre é justamente o estresse devido a uma série de fatores contribuintes.

Toda a responsabilidade do trabalho, as exigências, os fatores da vida pessoal e personalidade pessoal são os fatores mais comuns no trabalho e também os maiores geradores de estresse.

Sintomas de estresse no trabalho

Conceptual image of stressed woman with electronic devices

Foto: FREEPIK

A sintomatologia do estresse é bem ampla e, às vezes complicada. Existem os sintomas psicológicos e também os sintomas fisiológicos. Lembrando que todas estas alterações podem impactar sua vida e muito.

Estes são alguns dos sintomas do estresse psicológico:

  • Tensão
  • Irritabilidade
  • Faltas frequentes ao trabalho
  • Retraimento social no trabalho
  • Nervosismo
  • Ansiedade
  • Depressão

Todos estes sintomas psicológicos desencadeiam respostas fisiológicas, ou seja, seu organismo começa a sofrer fisicamente os resultados do estresse no trabalho.

Estes são alguns dos sintomas fisiológicos do estresse:

  • Dores de cabeça
  • Cansaço extremo
  • Queda na imunidade
  • Dificuldade de concentração e atenção
  • Dores musculares
  • Disfunções gastrointestinais
  • Disfunções cardiorrespiratórias

É muito importante enfatizar que sintomas psicológicos e fisiológicos são problemas sérios que precisam de atenção e também não são partes separadas, pois todo o corpo funciona de forma integrada.

Consequências do estresse no trabalho

Asian woman is not happy to wake up

Foto: FREEPIK

Não vá pensando que o que acontece no trabalho fica por lá mesmo. Na realidade não é possível separar os problemas do trabalho e da vida pessoal. Um sempre vai influenciar o outro por mais que se queira ou não.

O impacto do estresse no trabalho pode gerar consequências graves como isolamento social, irritabilidade constante, desenvolvimento de hábitos nervosos e compulsivos e ainda levar a pessoa a se tornar um dependente químico de drogas legais ou ilegais.

Tratamentos para o estresse

Checking results

Foto: FREEPIK

Sabendo que o estresse no trabalho tem consequências profundas e uma sintomatologia tão acentuada é muito óbvio que o tratamento se faz necessário e o mais breve possível.

Na maioria dos casos o mais indicado é a psicoterapia. Em alguns casos podem ser prescritas drogas legais para facilitar o processo da psicoterapia.

Agora que você já sabe como é o estresse no trabalho, seus sintomas e tratamentos pode agora buscar uma solução para você. Gostou do artigo? Dê sua classificação com as 5 estrelinhas.

Estresse no trabalho sintomas e tratamento
5 (100%) 1 vote

Veja também:

Divórcio: 7 Dicas Para Lidar Com O Divórcio De Forma Menos Traumática

SOS Saúde: como cuidar da saúde ao fazer a dieta hCG

Contraindicações Da Dieta HCG

Nenhum comentário para "Estresse no trabalho sintomas e tratamento"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *