Definir o abdômen é o sonho de muitas mulheres, umas conseguem facilmente outras penam para chegar lá. Depois da gravidez essa situação tende a ficar mais difícil, porém vamos te esclarescer alguns detalhes importantes neste artigo que teve a ajuda do meu querido amigo, mega simpático e super competente Alexandre Prado. As opções são bem variadas e enquadram níveis de dificuldade distintos, calma que a gente chega lá!

Antes de tudo é muito importante tomar cuidado ao praticar atividades físicas sem o acompanhamento de um profissional qualificado, pois é possível se machucar caso você não os realize da maneira correta. Então, não deixe de prestar bastante atenção nos seus movimentos e antes de tudo procure um profissional para lhe orientar a realizá-los corretamente.

Definir O Abdômen Com Abdominal Clássico

Deite-se no chão e coloque uma mão de cada lado da cabeça, dobre os joelhos e mantenha os pés apoiados no chão – onde devem ficar durante todo o exercício. Levante a parte superior do corpo com a cabeça apontada para o teto. Não esqueça de exalar o ar enquanto sobe e inalar enquanto desce.

Definir O Abdômen Com Abdominal Reto

Deite-se com a barriga para cima e com os braços esticados, enquanto isso, contraia o abdômen e eleve o corpo. Você deve utilizar os braços para dar impulso ao movimento.

Definir O Abdômen Com Abdominal Elevando As Pernas

Deite-se com a barriga para cima e com os braços esticados, com palmas das mãos voltadas para o chão e as pernas estendidas em direção ao teto, caso você não consiga deixá-las retas, elas podem ficar semiflexionadas. Na hora de elevar o tronco, também é preciso levantar as mãos em direção aos pés, tudo isso em um único movimento.

Definir O Abdômen Com Abdominal Lateral

Deite-se de lado, coloque um braço em frente ao corpo com a mão apoiando no chão. Contraia o abdômen e eleve o corpo até que seu braço que não está no chão alcance a perna.

Definir O Abdômen Com Abdominal Bicicleta

Deite-se com as pernas flexionadas e juntas, de maneira que se forme um ângulo de 90 graus. Com as mãos atrás da cabeça, leve um joelho em direção ao cotovelo oposto ao mesmo tempo que estende a outra perna. Faça os movimentos intercalando o lado do corpo.

Definir O Abdômen Com Prancha Ventral

Deite-se de barriga para baixo, estique as pernas, dobre os braços formando um ângulo de 90 grauss. O corpo deve formar uma linha reta e os cotovelos devem ficar alinhados com os ombros. Se mantenha nessa posição com o abdômen bem contraído pelo menos por 30 segundos.

Definir O Abdômen Com Prancha Na Bola

Fique na posição de prancha clássica frontal e depois, levante o corpo até que fique ereto, apoiando os pés em uma bola de ginástica grande. Fique nessa posição com o abdômen bem contraído pelo menos por 30 segundos.

Definir O Abdômen Com Prancha Lateral

Fique de lado e mantenha as pernas unidas. Deixe o cotovelo e o antebraço no chão e alinhe o cotovelo com o ombro. Apoie a outra mão na cintura ou na cabeça e eleve os quadris. Fique nessa posição com o abdômen bem contraído pelo menos por 30 segundos.

Conversamos com o Professor Alexandre Prado sobre esse assunto. Fiz essas perguntas tendo como base a pergunta de nossas seguidoras e foi bem esclarescedor. Confira:

Balança Certa: Muitas mulheres no pós-parto adquirem a temida diástase do músculo da barriga. Existe alguma maneira não cirúrgica de amenizar a diástase e voltar a ter o abdomen de antes de engravidar?

Alexandre Prado:  A diástase é o afastamento a musculatura do abdômen, normalmente os exercícios mais indicados são os de estabilização. O famoso “core”, exercícios de prancha ventral, prancha lateral e as devidas progressões de acordo com a orientação do profissional de educação física. Estes auxiliam no fortalecimento da musculatura do core, que é importante para a estabilização, antirotação e antiflexão e extensão do tronco.

Balança Certa: Você que atende tanto homens quanto mulheres, diga para nós, mulheres do Balança Certa quais são as caracteristicas abdominais que os homens mais admiram?

Alexandre Prado:  Existe o famoso tanquinho e o famoso sequinho! O Tanquinho é aquele que com um baixo percentual de gordura consegue mostrar uma excelente definição da região abdominal. O sequinho seria aquele que com um percentual mais elevado, consegue manter uma boa composição corporal, mantendo a região abdominal chapada.

Balança Certa: Mas aqui professor, você rodeou e não nos respondeu o que tanto queremos saber. Nos diga! Vamos guardar segredo, ok? Mas diz aí, o que os homens estão preferindo : )

Alexandre Prado:  Normalmente os homens preferem mulheres com um corpo mais feminino, dessa forma , aquele abdomem definido pra sequinho, mantendo a curvatura e a sensibilidade feminina

Balança Certa: Em quanto tempo esses abdominais que você nos indicou comecam a fazer efeito?

Alexandre Prado:  Depende de pessoa para pessoa, e do conjunto realizado para tal objetivo, não adianta fazer mil abdominais por dia e só comer lasanha, pizza e hambúrguer. É importante lembrar que os exercícios abdominais são exercícios de fortalecimento, eles nos auxiliam a manter um tônus muscular abdominal. O que torna um abdômen definido é o conjunto de uma dieta equilibrada, treinos aeróbios e anaeróbicos bem feitos, planejados e realizados diariamente. É um conjunto de acertos e feitos com resiliência.

Balança Certa: Quantas repetições por dia, sessões e quantas vezes devemos fazer isso semanalmente?

Alexandre Prado:  Os exercícios abdominais são para fortalecimento, resistência e hipertrofia, então devem seguir o volume de treino estipulado pelo professor no planejamento.

Balança Certa: Com sua experiência nos diga como podemos acelerar a queima da gordura abdominal e o que podemos comer para que o resultado venha mais rápido? Existe algo que podemos fazer para que isso seja mais acelerado?

Alexandre Prado:  Digo sempre para meus clientes que o importante é a constância! O processo é importante para a hipertrofia e emagrecimento. Por isso um treino bem orientado e planejado é importante! Em relação a alimentação, como profissional de educação física, recomendo também sempre um acompanhamento nutricional, com administração de alimentos de baixo índice glicêmico e investimento em proteínas de alto valor biológico.

Balança Certa: Quais exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem quer eliminar gordura corporal?

Alexandre Prado:  Existem estudos comprovando a eficiência dos exercícios intervalados de alta intensidade, mas acredito que um bom planejamento é o melhor método pra se conquistar excelentes resultados!

Balança Certa: O que você nos indica para começarmos a fazer os abdominais?

Alexandre Prado:  Devemos sempre iniciar do interno pra o externo! Devemos sempre fortalecer o core, pra depois fortalecer as extremidades! Dessa forma, iniciar sempre com exercícios de estabilização, ficando nos músculos internos , progredindo para exercícios de força dinâmica, fortalecendo os músculos externos

Balança Certa: Diga algo para nossas leitoras, que possa animá-las a dar o start nessa missão de ter um abdomen mais fino e definido.

Alexandre Prado: Em primeiro lugar, um abdomem definido é sinônimo de saúde! Um abdomem avantajado nos apresenta maiores riscos cardiovasculares! Dessa forma, com a administração de hábitos saudáveis, conseguimos manter uma boa composição corporal, o que nos auxilia na provençal contra doenças cardiovasculares, obesidade, dores articulares e etc.

Balança Certa: Muito obrigada mestre, vamos marcar mais conversas como essas para esclarescermos nossas leitoras.

Alexandre Prado:  Será um prazer imenso!

Com essas informações em mãos corra para a academia mais próxima da sua casa e coloque esses exercícios em prática para definir o abdômen o quanto antes. Se você gostou deste artigo e deseja ver mais artigos como este aqui no nosso portal, nos dê 5 estrelinhas aqui abaixo. Seu feedback é muito importante.

LovLud  : )

 

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Definir O Abdômen: 8 Exercícios Para Começar Hoje Mesmo
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