Você deseja ter uma alimentação equilibrada, para ter mais saúde e de quebra entrar em forma? Aqui você vai conhecer 15 tipos de farinhas saudáveis que irão te ajudar a reduzir as calorias da dieta e trazer muitos outros benefícios para sua saúde. Confira!

15 Farinhas saudáveis

As farinhas saudáveis são sempre uma boa opção para que você consiga emagrecer com saúde, sem ter que abrir mão de alimentos que fazem parte dos seus hábitos como:

  • Bolos;
  • Pães;

Estes alimentos são fonte de carboidratos, ou seja, de energia, mas que quando feitos com a farinha de trigo deixam estes alimentos pobres em nutrientes e ricos em calorias.

Então vamos lá! Anote as farinhas saudáveis que podem tran

quilamente fazer parte da sua rotina.

  1. Farinha de amaranto

O amaranto é um grão utilizado desde a época dos Incas, em cerimônias religiosas. É um alimento de alto valor biológico. Ou seja, contém todos os aminoácidos que o seu organismo necessita para um bom funcionamento.

Para você ter uma ideia, o amaranto é comparado às proteínas de origem animal, de tão completo. Além disso, o cálcio presente no alimento é de fácil absorção.

Seus benefícios são incorporados à farinha do grão, que por sua alta quantidade de proteínas traz:

  • Saciedade;
  • Equilíbrio de nutrientes, através da combinação certa de proteínas, carboidratos, gordura, vitaminas e sais minerais.

Cada um desses nutrientes cumpre o seu papel no organismo. Os carboidratos irão fornecer energia. As gorduras além da energia irão participar da formação de hormônios e também dar saciedade. E as proteínas irão ajudar na construção e reparação de tecidos.

Estes benefícios são muito apreciados por quem pratica atividade física com o objetivo de ganhar massa muscular.

A farinha de amaranto também:

  • Melhora o funcionamento do metabolismo;
  • Ajuda a controlar a compulsão alimentar, por sua combinação de fibras e proteínas;
  • Melhora o funcionamento intestinal, assim como a digestão dos alimentos.
  • Evita os picos de glicemia, o que é favorável para quem tem diabetes e também para quem deseja emagrecer. Isso porque picos de glicemia levam ao acúmulo de gorduras. Isto é exatamente o que acontece com os alimentos a base de farinha branca, que por serem digeridos rapidamente, elevam rapidamente a glicemia;
  • Ajuda a reduzir o colesterol. Estudos comprovam que a farinha de amaranto pode estar entre as farinhas saudáveis pela ação das fibras presente no alimento. Assim como a quantidade de esqualeno, que tem ação antioxidante, ajudando a inibir a ação da enzima que produz o LDL. A melhor parte é que o esqualeno consegue reduzir as taxas de LDL (mau colesterol) sem alterar as taxas de HDL (bom colesterol);
  • Diminui a pressão arterial. Algumas pesquisas comprovaram que o amaranto possui uma proteína que é capaz de inibir a ação da enzima que converte a angiotensina (ECA). O que resulta no controle da pressão arterial, em caso de elevação da mesma, exercendo o mesmo efeito dos remédios voltados para o controle da hipertensão;
  • Ajuda a proteger o coração. A grande quantidade de fibras presente nesta farinha mantém a boa circulação sanguínea e sua ação antioxidante, ajuda a reduzir as inflamações e como resultado você tem um coração mais saudável e resistente;
  • Auxilia no tratamento da anemia. Já dissemos aqui, que a farinha de amaranto possui uma combinação adequada de nutrientes para o organismo. Entre esses nutrientes está o ferro, que juntamente com uma rotina de alimentação equilibrada ajuda a prevenir e combater a anemia.
  1. Farinha de aveia

A aveia é sem dúvida um alimento dos mais completos que deve sem dúvida ser agregado a uma alimentação equilibrada. Por esta razão, não perca tempo e acrescente a farinha de aveia ao seu dia-a-dia para ter benefícios como:

  • Redução do colesterol LDL (colesterol ruim);
  • Controlar os níveis de glicose no sangue;
  • Melhorar o funcionamento do metabolismo, principalmente pela quantidade de vitamina B que o alimento possui;
  • Melhorar o funcionamento intestinal, o que faz com que sejam eliminadas muitas toxinas do seu corpo e a sua nutrição melhore como um todo;
  • Ter mais disposição para suas atividades diárias, já que a aveia é fonte de energia;
  • Ter pele e cabelos mais saudáveis.
Farinhas saudáveis

FOTO REPRODUÇÃO: PEXELS

  1. Farinha de banana verde

A farinha de banana verde é uma das farinhas saudáveis que entrou para lista dos alimentos funcionais mais queridinhos de quem faz parte do universo fitness e propriedades para isso não faltam!

Ela contém amido resistente, exatamente por não ter amadurecido, fazendo com que este amido seja digerido ainda o intestino delgado. O que traz como principal vantagem o fato dele não ser convertido em glicose.

Além disso, a banana verde apresenta menos frutose em comparação à fruta madura, e esta propriedade confere menos calorias à farinha de banana verde, ajudando você a perder peso.

E mais! A farinha de banana verde é rica em fibras, que traz saciedade, reduz os níveis de gordura no sangue e melhora o funcionamento intestinal. Você pode usufruir de todos estes benefícios com 0% de gordura.

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  1. Farinha de chia

Um dos principais benefícios desta que está entre as melhores farinhas saudáveis, é ser rica em Ômega 3, um ácido graxo antioxidante e que além de ser um aliado contra o envelhecimento precoce, ainda ajuda na redução das gorduras.

Acredite! A farinha de chia tem mais cálcio que o próprio leite. O que faz da farinha de chia uma grande aliada para manter a saúde dos ossos, além de ajudar na contração muscular e no equilíbrio de hormônios como a insulina, ajudando a emagrecer.

A farinha de chia também é rica em magnésio, um mineral que ajuda a evitar o acúmulo de gordura abdominal, a produzir proteínas favorecendo a construção de músculos. Além do papel que este mineral exerce para a melhora da qualidade do sono e para reduzir os processos inflamatórios do corpo.

  1. Farinha de Maracujá

 A farinha de maracujá é rica em fibras e pobre em carboidratos, por isso é a mais indicada para controle da glicemia, ela é grande aliada para os diabéticos tipo 1 e 2.

Além disso, quando feita da casca, é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que tem a capacidade de reter água, formando géis que promovem a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento e melhorando o trânsito intestinal.

  1. Farinha de Milho

A farinha de milho tem algumas vantagens em relação à farinha de trigo, porque preserva uma série de nutrientes importantes que a de trigo dispensa. Além disso, O principal deles são as fibras, que ajudam o organismo a eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em níveis adequados.

O milho também é fonte de vitamina A, essencial para a visão e para a diferenciação dos tecidos. Além disso, essa farinha tem a vantagem de não conter glúten, o que libera seu consumo mesmo por pessoas em dietas restritivas.

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  1. Farinha de Coco

 A farinha de coco é uma delícia, não contém glúten e apresenta muito mais fibras do que a versão em óleo, sendo uma ótima escolha para deixar seu bolo e panquecas muito mais saudável. O coco tem milhares de benefícios ao organismo.

Aqui mesmo nos blog do Balança Certa já temos um artigo especial só sobre o óleo de coco, depois dá um pulinho lá e dá uma conferida : )

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8.   Farinha de quinoa

Saborosa, leve e saudável a quinoa é riquíssima em proteínas, minerais e vitaminas B1, B2, B3, D e E, que auxiliam em diversas funções do corpo. Possui grande quantidade de fibras que atuam no aparelho intestinal controlando os níveis de colesterol e glicemia no sangue.

Na composição da quinoa, alimento incluido na dieta dos astronautas da NASA, possui diversos aminoácidos, dentre eles a lisina, uma substância que ajuda a fortalecer a imunidade e está relacionada ao desenvolvimento da inteligência e funções da memória e aprendizado. Além disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória.

A farinha de quinoa pode ser utilizada na receita de pães, massas, tortas, biscoitos, mingaus e pudins. Com a vantagem de não conter glúten e poder ser consumida por pessoas com hipersensibilidade ao leite. E também portadores de doença celíaca, ou seja, que não podem consumir alimentos como cevada, aveia, trigo e centeio.

9.   Farinha de berinjela

Este vegetal é rico em vitaminas A, C e no complexo B, que colaboram para a visão e as defesas do corpo. Além disso, é rico em água, que apresenta pouca gordura. Na casca da berinjela estão substâncias que ajudam a prevenir o câncer.

Na composição da farinha de berinjela é possível encontrar até dez vezes mais fibras que na berinjela in natura. Podendo ser adicionada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha de berinjela todos os dias ajudam a secar a barriga.

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  1. Farinha de amêndoas

É indicada para o preparo de bolos e biscoitos. Rica em vitamina E (30 g possui cerca de 35% da quantidade diária indicada), a farinha auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ela também é fonte de gorduras boas e com alto poder antioxidante, o ingrediente protege coração e pele.

  1. Farinha de linhaça

Ideal para acrescentar em sucos, vitaminas e até no feijão. Ela também pode ser adicionada em preparos como pães, biscoitos e bolos. Nesses casos, o ideal é misturá-la com outra farinha, como a de aveia.

Em relação aos benefícios, ela é conhecida, em especial, por ser fonte de ômega 3, uma gordura boa que auxilia na diminuição do colesterol e, por consequência, na saúde do coração. O ingrediente também ajuda a minimizar dores pós-treino.

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  1. Farinha de tapioca

Ótima para preparo de bolos, biscoitos e tapioca, é claro. Rica em carboidratos, é uma boa fonte de energia, para antes ou depois do treino. Mas não deve ser consumida isoladamente, pois sua digestão é rápida e pode causar fome rapidamente. Portanto use apenas como pré-treino.

Estas foram nossas sugestões de farinhas saudáveis para você incorporar ao seu dia-a-dia. Use a sua criatividade e adicione as farinhas saudáveis às saladas, frutas, ao arroz, em sopas, pães, biscoitos, shakes e muito mais.

Para que suas preparações fiquem no ponto ideal, o correto é substituir até 1/3 do total de farinha de trigo que pede a receita, pelas farinhas saudáveis.

  1. Farinha de castanha de caju

A castanha possui flavonoides de super poderes. Eles são chamados de Proantocianidinas, e agem contra a ação de células que contribuem com a formação de tumores. Esses flavonoides contam com o reforço os benefícios do Cobre, contido na castanha, que auxilia na função anticancerígena.

Entre os benefícios da castanha de caju, podemos destacar o baixo teor de gorduras. O que pode ser conveniente para pessoas que lidam com dúvidas e faltas de opções para lanches em suas dietas.

E comparada a outros frutos secos, a castanha de caju se mostra superior. E a ação positiva sobre o coração e sistema cardiovascular é justificado pela porção de ácido oleico contido no alimento. Junto aos antioxidantes e ausência de colesterol.

A farinha de castanha de caju controla a pressão arterial, deixa os cabelos e ossos mais fortes, auxilia no emagrecimento, ajuda o sistema digestório, ajuda contra Menopausa e TPM. Ainda ajuda o sistema imunológico, auxilia na saúde dos olhos, ajuda contra a diabete, ajuda na criação de massa muscular entre muitos outros. A única desvantagem é o alto custo.

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  1. Farinha de avelã

As avelãs são muito ricas em energia, e ainda contêm inúmeros nutrientes que são essenciais à saúde. Elas são ricas em ácidos gordos monoinsaturados, como o oleico, tal como o ácido graxo essencial ácido linoleico.

Se você está em busca de ganho de massa magra e sua alimentação é balanceada para a definição corporal e hipertrofia, é importante que saiba que a avelã é rica em Magnésio, mineral muito importante na regulação da quantidade de Cálcio que é absorvido e extraído das células do corpo.

Sabemos que o sistema nervoso necessita de aminoácidos para funcionar, e os aminoácidos contam com o apoio de vitamina B6. As avelãs são ricas nesses nutrientes.

Pesquisas demonstraram que benefícios da avelã também podem ser obtidos através do alfa-tocoferol contido no fruto. Que é muito eficaz para reduzir o risco de câncer de bexiga, reduzindo a possibilidade de ocorrência em até 50%.

As avelãs ainda contam com abundância de Manganês, outro contribuinte para a proteção contra câncer. Esse mineral é um constituinte de um sistema de enzima antioxidante, o qual assume responsabilidade na proteção contra o cancro.

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Características da farinha de avelã

As avelãs são ricas em vitaminas de complexo B, como B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), (ácido fólico), B6, e ainda B9. Essas vitaminas são eficientes no metabolismo de proteínas, hidratos de carbono e gorduras. O que nos proporciona bem estar e energia necessária para as atividades.

O Manganês contido nas avelãs age como um ativador de enzima e catalisador na síntese de ácidos graxos e colesterol. Além disso, ele contribui para o melhor metabolismo de proteínas e carboidratos.

O alto teor de fibras contidas nas avelãs pode garantir o melhor funcionamento do sistema digestivo. Assim favorecendo a eliminação de resíduos e toxinas, então promovendo o equilíbrio de substâncias químicas e micro-organismos necessários para o seu corpo se manter saudável. Muito boa para a saúde, mas também de alto investimento como a farinha de castanha de caju.

  1. Farinha de nozes

As nozes são tão poderosas que a ingestão diária dessas ‘cápsulas de saúde’, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar – acredite! – até 65% o risco de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação anti-inflamatória.

Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoléico. Mais: contêm fósforo e potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco.

Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina.

Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogênios – aqueles encontrados também na soja – reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes.

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos e familiares. Tem alguma receitinha especial utilizando as farinhas saudáveis sugeridas aqui? Se sim, compartilhe conosco! Sua receita pode ajudar muitas pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável.

Farinhas saudáveis

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Até a próxima!

LovLud

15 Farinhas Saudáveis: Para Uma Alimentação Equilibrada
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