Flacidez corporal: O que fazer para acabar com esse incômodo?

tratamento-corporal-para-flacidez

Se tem algo que pode incomodar nós, mulheres, é a flacidez corporal. Por mais que possa surgir em homens também, o problema ocorre com maior frequência no corpo feminino.
Isso porquê, a medida em que vamos envelhecendo, nosso corpo pede elasticidade. É extremamente comum também apresentar flacidez corporal após a gestação. Mas porquê isso acontece?
Neste artigo, vamos tratar da origem da flacidez corporal e como acabar com este incômodo de uma vez por todas. Por mais que pareça difícil fazer o corpo voltar ao que era, você verá que é completamente possível!

O que é flacidez corporal?

tratamento-corporal-para-flacidez
Foto: DOLCE CORPO

A flacidez corporal é um problema que atinge grande parte da população. Trata-se na maioria dos casos de uma combinação entre o processo de envelhecimento das células do corpo (mais especificamente falando das células da pele) e as alterações das proporções de peso e quantidade de gordura corporal.
Essa soma de fatores pode afetar diretamente a firmeza de sua pele que tende a perder naturalmente decidido envelhecimento a quantidade de  colágeno que é a substância que dá a elasticidade  necessária a sua pele.
Essa baixa natural no volume de colágeno combinado a outros fatores externos acaba deixando sua derme com aquele aspecto flácido, e isto é um incômodo terrível para você que quer estar sempre bem.

Causas da flacidez corporal

Lower-Body-Lift-Salvador-Biyo-Más-Que-Salud-Alicante-1140x740
Foto: MAS QUE SALUD

A flacidez corporal é caracterizada pela perda de tonicidade da pele e dos músculos, onde sustentação das fibras do corpo começam a ficarem mais fracas.
Essas fibras são justamente o colágeno e a elastina, duas proteínas sintetizadas pelo nosso corpo através da alimentação. Abaixo, vamos dar uma lista completa de alimentos que ajudam na flacidez corporal.
Porém, há outros fatores que contribuem para a flacidez corporal, como:

  • Envelhecimento natural das células

Woman holding skin of waist
Foto: RENATA MAYANO

Naturalmente as células do corpo humano tendem a se desgastar e com o avanço da idade a renovação e regeneração dessas células vão diminuindo.

  • Diminuição do colágeno

iStock_000023877104_Medium
Foto: PATRICINHA

O colágeno é de maneira geral um componente protéico que é fundamental para manter a elasticidade da pele.

  • Hábitos inadequados que são prejudiciais a sua saúde

Foto: DDM

Os hábitos prejudiciais a sua saúde são má alimentação, privação de sono, alcoolismo e tabagismo.

  • Alterações de peso e proporção de massa corporal

bodyscience-clinica-estetica-problemas-corpo-mulher-flacidez
Foto: BODY SCIENCE

O aumento de peso faz com que a pele estique e a diminuição súbita de peso deixa aquela pele que foi esticada sem firmeza suficiente dando aquele efeito sanfona.

  • Excesso de exposição ao sol

3566_Easy-Resize.com_
Foto: ESPAÇO SAÚDE RIO

O sol, apesar de ser uma rica fonte de vitamina D, pode ser prejudicial a saúde se tomado em excesso. O excesso de sol envelhece as células do corpo, que por consequência gera a flacidez corporal e outros problemas.

Como evitar a flacidez corporal?

como-acabar-com-a-flacidez.11-1
Foto: TV SOL

Para evitar a flacidez corporal e dar adeus aquela pele sobrando com aspecto envelhecido você deve se permitir mudar.
Mudanças que serão benéficas para sua saúde de maneira geral e especificamente para combate desse probleminha, vamos te ajudar a acabar com ele seguindo os passos abaixo.

Beba muita água

Beautiful woman drinks water from glass
Foto: CHIQUESI

A hidratação é o primeiro passo para alcançar a firmeza no seu corpo, isto porque nosso corpo é constituído na maior parte de água e a água tem sais minerais e eletrólitos essenciais para o pleno  funcionamento do nosso  corpo.

Consuma alimentos ricos em proteínas e colágeno

foto0abreparasuapelesetealimentos
Foto: TERRA

Os alimentos ricos em proteínas são menos gordurosos, te ajudaram a construir mais fibra muscular e diminuir o percentual de gordura.
Os alimentos ricos em proteínas são carnes e ovos, e a maioria desses alimentos ricos em proteína podem ser encontrados com boas proporções de colágeno, por exemplo peixes e frutos do mar.
Para combater a flacidez corporal com eficácia, é necessário fazer escolhas alimentares saudáveis. Inclua muitas verduras, frutas, legumes e proteínas magras, como ditas acima.
Veja a lista de alimentos para combater a flacidez:

  • Vitaminas C, E e A: Presentes no morango, nozes, cenoura e kiwi;
  • Proteínas: Peixes, peito de frango, leguminosas e carnes magras;
  • Abacate;
  • Aveia;
  • Arroz integral.

Mantenha hábitos saudáveis

cardapio-flacidez
Foto: SANAVITA

Hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos se alimentar corretamente e evitar práticas nocivas para o seu corpo são a chave para conseguir aquele corpo mais firme, então ouse mudar, comece aos poucos a introduzir mais movimento e menos atrasos na sua rotina.
O exercício mais recomendado em caso de flacidez corporal é a musculação. O treino fortalece a musculatura do corpo, evitando o enfraquecimento da pele e das fibras musculares.

Evite o excesso de sol

sol-com-moderacao
Foto: FIT

Como explicamos acima, o sol é um dos grandes vilões a flacidez corporal. Os raios ultravioletas do sol danificam a nossa pele na camada mais profunda, que é exatamente onde se encontra o colágeno.
Os raios do sol possuem capacidade de destruir a estrutura do colágeno, causando flacidez e envelhecimento precoce. Por isso, use sempre protetor solar e evite pegar sol em seus horários mais quentes, entre 10 às 16 horas.

Abandone hábitos nocivos

fumante-social-fuma-de-vez-em-quando-geralmente-com-os-amigos-fazendo-uso-de-bebida-alcoolica-1432934293461_1920x1275
Foto: UOL

Se você possui flacidez e é fumante, essa é a hora de largar o vício de uma vez por todas. O cigarro é um inimigo da nossa saúde em geral, pois a cada tragada, o suprimento de oxigênio da nossa pele é interrompido.
Não é preciso se estender muito sobre os malefícios do cigarro, pois tenho certeza que você já sabe. Procure um médico e comece já o tratamento para largar o tabagismo. O mesmo vale para o álcool e outras substâncias nocivas.

Tratamentos estéticos para combater a flacidez

vela-shape
Foto: VORIS

Existem uma infinidade de dermocosméticos e tratamentos que  prometem deixar sua pele mais firme, você deve sempre pesquisar sobre eles para evitar cair em golpes ou enganações.
Alguns dos tratamentos estéticos que podem te ajudar são:

  • Drenagem linfática;
  • Massagem modeladora;
  • Radiofrequência;
  • Carboxiterapia;
  • Crioterapia.

Todas as dicas que te demos acima podem ser adjuvantes eficazes na sua busca por um corpo mais firme. Não perca mais tempo e cuide de si mesma!
Aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais para que mais mulheres possam saber como tratar a flacidez!
Veja também:
7 tratamentos estéticos corporais para ficar linda e maravilhosa
Por que a hidroginástica para gestantes pode ajudar na hora do parto?
8 Benefícios Do Morango Que Você Deveria Estar Utilizando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + três =
×

Ola!

Entre em contato comigo via whatsapp para falarmos sobre o que quiser :)

× Como posso te ajudar?