Você sabe quais as melhores fontes de gordura na low carb? Se a resposta é não, esse artigo é perfeito para desvendar o mistério para começar emagracer hoje. Vamos juntos?

O que são e para que servem as gorduras

O lipídio – mais conhecido como gordura – é um nutriente que por muito tempo foi visto como o único responsável pelos altos índices de colesterol no sangue e obesidade, porém, hoje já sabemos que o excesso de carboidratos pode ser tão prejudicial quanto as gorduras. Tudo depende do equilíbrio da sua alimentação. Esses princípios são seguidos na dieta low carb.

As gorduras devem e precisam estar presentes em uma alimentação, pois elas desempenham importantes funções no nosso organismo e são fundamentais para a sobrevivência da maioria dos seres vivos.

fontes de gordura na dieta low carb

Dentre suas funções, podemos destacar:

  • Fornecimento de energia para o corpo;
  • Transportadoras de vitaminas lipossolúveis (A, D,E e K);
  • Auxilia na manutenção da temperatura corporal como um isolante térmico, por conta do tecido adiposo subcutâneo;
  • Promove proteção dos órgãos através do tecido adiposo visceral;
  • Transportadoras de ácido graxos essenciais que atuam na produção hormonal e construção de estruturas cerebrais;
  • Produtoras de uma sensação de saciedade depois das refeições;
  • Dá sabor e textura aos alimentos;
  • Auxilia no processo de ganho de massa muscular.

Tipos de gorduras existentes

Existem diversos tipos de gordura, classificadas de acordo com sua estrutura:

  • Saturada – presente em banha, gordura das carnes, manteiga, leite e derivados;
  • Monoinsaturada – presente no azeite de oliva, óleo de canola, abacate, amendoim e castanha, açaí;
  • Poli-insaturadas – presente em peixes, óleos vegetais, oleaginosas;
  • Ômega 3 – presente na linhaça, chia, peixes e nozes;
  • Ômega 6 – presente no óleo de milho, de soja, de algodão, etc.;
  • Gordura trans – margarina, óleo vegetal hidrogenado, óleo vegetal parcialmente hidrogenada e gordura parcialmente hidrogenada.

Quais são as gorduras ruins?

Dentre todos os tipos de gorduras destacadas, existem sim as gorduras que são consideradas ruins, que você deve excluir da sua alimentação. Dentre elas podemos citar:

  • Óleos vegetais:

Durante anos, foi pensado que os óleos vegetais eram melhores do que manteiga e gorduras de origem animal. Mas, de acordo com pesquisas desenvolvidas nos últimos anos, foi verificado que os óleos passam por processos industriais onde são formados diversos compostos tóxicos e eliminados diversos nutrientes, e por isso, são ruins.

Além disso, são ricos em ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 6, que se consumidos em excesso, possuem efeito inflamatório. Atualmente estudos mostram que óleos vegetais são instáveis ​​a alta temperatura e rapidamente se decompõem a um aldeído tóxico que está ligado a um elevado risco de desenvolver câncer. Óleos vegetais incluem: óleo de soja, óleo de semente de algodão, óleo de canola, óleo de cártamo, óleo de girassol e óleo de semente de uva.

fontes de gordura na dieta low carb

  • Gordura trans:

Ao contrario do óleo vegetal, a gordura trans sempre foi considerada ruim. A gordura trans surgiu quando óleos vegetais líquidos foram transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio. Com isso tornou-se uma gordura de péssima qualidade que está associada com o aumento do colesterol LDL, redução do colesterol HDL, aumento da obesidade abdominal e processo inflamatório no organismo (aumenta risco de artrite, obesidade, colites, etc.). O problema do gordura trans é que ela está presente em muitos alimentos industrializados e muitas vezes o consumidor não se dá conta.

No rótulo dos alimentos, procure o nome na lista de ingredientes como gordura vegetal hidrogenada e você vai observar que ela está presente em: margarinas, pães, biscoitos, batatas fritas, sorvetes, salgadinhos, pastéis, bolos, dentre outros produtos alimentícios industrializados.

E quais são as gorduras boas?

Como dito anteriormente, existem as gorduras boas que são extremamente importantes e necessárias para o bom funcionamento do organismo e em quantidades moderadas são muito bem vindas tanto num processo de emagrecimento, quanto hipertrofia ou ganho de massa muscular. Dente elas podemos destacar:

  • Manteiga:

A manteiga é de origem animal e é composta por creme de leite batido e sal. Embora seja rica em gordura saturada é um produto natural, ou seja, nosso corpo sabe metabolizar naturalmente esta gordura. É rica em vitaminas lipossolúveis e possui ácido butírico que é benéfico para a flora intestinal, tem efeito protetor contra câncer e atua no aumento da saciedade.

  • Creme de leite:

O creme de leite é a gordura que foi separada do leite. Basicamente composto de gorduras e proteína, possui baixíssimo teor de lactose. A composição compreende de vitaminas B2, B12, A, E; bem como ferro, cálcio e fósforo. De modo geral, pode fazer parte da sua alimentação de forma equilibrada.

Veja também: Como aumentar o bumbum

  • Queijos:

Existem diversos tipos de queijos, quase todos podem ser consumidos. Os menos gordurosos você pode incluir na sua dieta diária e os mais gordurosos devem se consumidos eventualmente. O queijo além de fonte de gorduras de qualidade, também é fonte de proteínas.  Queijos menos gordurosos: Cottage, ricota e queijo minas frescal. Queijos mais gordurosos: Parmesão, provolone, gorgonzola, brie e muçarela.

  • Abacate:

Engana-se quem acha que o abacate é um grande vilão e deve ser eliminado da dieta. Apesar de ser uma fruta bastante calórica possui alto valor nutritivo, é rico em vitaminas como o complexo B, A, C, E, B6, potássio e magnésio. Fonte de gordura monoinsaturada que não eleva o nível de colesterol. Ou seja, é uma ótima fonte de gordura para incluir na sua alimentação, sempre mantendo o equilíbrio para aproveitar seus benefícios!

fontes de gordura na dieta low carb

Além dos alimentos citados acima, ainda são ótimas fontes de gorduras os seguintes alimentos:

  • Azeite de oliva (pode ser usado tanto frio quanto para fritar/grelhar);
  • Óleo de coco (pode ser usado para cozinhar. Não faz mal à saúde);
  • Peixe (sardinha, arenque, salmão e atum tem as maiores fontes de ômega 3);
  • Chia;
  • Linhaça;
  • Nozes;
  • Amendoim;
  • Castanha;
  • Amêndoas;
  • Açaí;
  • Gordura da carne.

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Quais As Melhores Fontes De Gordura Na Dieta Low Carb
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7 comentários para "Quais As Melhores Fontes De Gordura Na Dieta Low Carb"

  1. […] vazia. Ao deslocar-se a este estabelecimento de compras com fome irá ter tendência para comprar alimentos que não contribuem favoravelmente para a sua […]

  2. Antônio Augusto de Assumpção Mazzini disse:

    Oi, pode-se usar óleo de milho em dietas low carb?

    • Nutricionista Balanca Certa disse:

      Antônio… não recomendamos nenhum tipo de óleo vegetal na dieta low carb, somente os óleos de FONTES NATURAIS, como por exemplo manteiga, banha de porco, azeite…

  3. Ivan Ilda disse:

    Posso tomar óleo cartamo ou óleo linhaça no low carb.

  4. Creuza disse:

    Oi boa noite na dieta low carb
    Posso comer torresmo

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