Você sabia que o açúcar nos alimentos industriais, na verdade não é o açúcar que você conhece, e sim a frutose? Ela custa menos que a metade do preço,  e causa 10 vezes mais malefícios à saúde.

Um dos malefícios da frutose é a alteração do metabolismo do nosso organismo, chamada de Síndrome metabólica

Essa síndrome é um conjunto de sintomas, entre os quais, obesidade, diabetes, alterações no perfil lipídico, hipertensão arterial e problemas cardiovasculares estão incluídas no cardápio, com gelo e limão!!!   :  /

Vou te explicar como é o metabolizado a  frutose, que primeiro tem sabor doce e agradável ao paladar. Tanto que quase todo mundo ama os pães e bolos industrializados, sucos, refrigerantes, comidas de redes de lanchonetes, etc, repletos de frutose.

Digamos agora que você consumiu 120 calorias de sacarose. Basicamente 1 copo de suco de laranja. Sacarose contém 50% de glicose e 50% de frutose. Portanto 60 calorias de glicose e 60 de frutose.

Das 60 calorias da fração glicose, 12 irão para o fígado (20%) e 48 (80%) para o resto do corpo.

E das 60 calorias da fração frutose, praticamente todas as 60 (100%) irão para o fígado – pelo simples motivo que praticamente só o fígado consegue metabolizar a frutose.
A frutose não estimula o pâncreas a produzir insulina, e entra nas células do fígado independente de qualquer mediação da insulina.

Em seguida, a frutose reage com uma substância chamada frutoquinase para gerar frutose-1-fosfato.

frutose faz mal

Nesse processo ocorre perda de energia, pois para que possa ocorrer é necessário o gasto de ATP, que libera um fosfato para emprestar à frutose e transformá-la em frutose-1-fosfato.

E tem tanta gente sofrendo de pressão alta, não é mesmo? Uma verdadeira “epidemia”! E toda essa gente é orientada para cortar o sal, quando o problema delas está no açúcar… mais especificamente na fração frutose do açúcar.

A ingestão de frutose promove a formação de gotículas lipídicas as quais, causam esteatose hepática (esteatohepatite), ativam a enzima problemática, a serina fosforilada, a insulina não pode realizar sua ação no fígado, e portanto resistência hepática de insulina.

Isso sobrecarrega o pâncreas em sua função, produzindo níveis cada vez mais altos de insulina, o que leva a aumento da pressão arterial, aumento da produção de gordura, aumento da incorporação de gordura às células adiposas (obesidade), e para piorar, diminuição da sensação de saciedade, pois quanto maior a concentração de insulina, menor a sensibilidade do cérebro para a leptina.

Isso leva não só à diminuição da saciedade, mas também ao aumento nos sinais cerebrais de recompensa, e tudo isso conspira para resultar num consumo desenfreado.

frutose faz mal

Com o apetite fora de controle, ingere-se mais frutose e gera-se mais resistência à insulina, obesidade, dano hepático, estado inflamatório, e daí o motivo pelo qual dores de cabeça e dores crônicas em geral são mais comuns em obesos, hipertensão arterial, enfim, num ciclo vicioso sem fim e sem limite, gerando a cada vez mais comum obesidade globular, mais-que-mórbida. Síndrome metabólica de A a Z.

Bem, eu sei que essas informações já seriam de total valor para que você nunca mais tomasse refrigerantes, comprasse aquele melzinho de milho, ou industrializados em geral, mas eu sei que 99% dos que vão ler isso, quando forem ao supermercado vão se iludir com as embalagens coloridas e aparentemente diets e lights.

VEJA DR. LAIR RIBEIRO FALANDO SOBRE A FRUTOSE

A avó de uma amiga que dizia: “Quem não escuta cuidado, escuta coitado!” Por favor, amigos, escutem. Ajude a divulgar esse post para a mães e pais que dão doces, refrigerantes e essas ‘porcarias’ aos seus filhos, com certeza eles não sabem dessas informações. Abraço Grande. LovLud…

frutose faz mal

Você sabia que a frutose altera o seu metabolismo?
5 (100%) 2 votes

Um comentário para "Você sabia que a frutose altera o seu metabolismo?"

  1. […] no suco favorece a ação anti-inflamatória e a eliminação de toxinas do nosso organismo. Ajuda na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat