O gengibre emagrece sim, mas não é só isso! De fato, são vários os benefícios dessa potente raiz que cada dia é mais popular. Vejamos tudo nesse artigo!

O gengibre é um vegetal da Ásia, sendo uma raiz tuberosa, pode ser usada na culinária e/ou na medicina. Esta raiz tem vários benefícios terapêuticos tendo uma ação bactericida, melhora o sistema digestivo, circulatório e respiratório e é ainda desintoxicante.

Gengibre Emagrece

Reconhece-se o gengibre como um alimento termogênico, fazendo acelerar o metabolismo e favorece ainda o processo de queima de gordura no corpo. Por isso emagrece, mas não é o único benefício!

Ele tem uma substância conhecida como gingenol, abundante de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, protegendo assim o organismo de fungos e bactérias. O sabor mais picante sentido no gengibre é causado pelo gingenol. É usado na medicina, pois podemos encontrar essencialmente no óleo que é rico, cafeno, zingerona, zingebereno e felandreno.

A raiz tem na sua composição a vitamina B6, tal como potássio, cobre e magnésio. Mas, estas propriedades são pouco importantes tendo em conta o consumo diário do gengibre. Sendo considerada uma especiaria, basta uma pequena quantidade deste vegetal na culinária, ou até mesmo no chá para aromatizar.

Gengibre Emagrece

Benefícios do gengibre

De fato emagrece, mas não só! Quando se fala em problemas do estômago, temos como referência o gengibre, porque acalma os gases, indigestão, enjoos, náuseas provocadas pelo tratamento do câncer e combate a falta de apetite.

Ajuda também na digestão de alimentos mais gordurosos. Por estes motivos é que se usam substâncias da raiz do gengibre na fabricação de medicamentos antiácidos, antigases e até mesmo laxantes.

Utilizado também contra o mau hálito, ressacas e cólicas menstruais. Devido ao fator anti-inflamatório, aplica-se também o gengibre para aliviar dores provocadas pela artrite, inflamações respiratórias, dores musculares, bronquite e tosse.

A raiz está incorporada nas fórmulas dos xaropes causados pela ação antibiótica e anti-inflamatória.

Por outro lado, o óleo  é considerado bastante eficaz no tratamento de queimaduras. O gengibre emagrece, é fato, mas as vantagens parecem ser cada vez mais surpreendentes você tambémnão acha?!

Tem um papel importante na dieta, estimulando o paladar e o olfato, levando à redução da utilização do sal para temperar os alimentos.

Quando usado no chá, aumenta o consumo dos líquidos, pois favorece a hidratação que, consequentemente elimina as toxinas instaladas no nosso corpo.

Gengibre Emagrece

Vamos analisar os benefícios um por um explicando cada um deles:

Gengibre é um potente analgésico natural e anti-inflamatório

Recomenda-se no tratamento de forma natural de doenças inflamatórias, sendo elas até bastante dolorosas, como por exemplo, a artrose, artrite, fibromialgia ou a fadiga permanente.

Gengibre para digestão

Combate as más digestões, gastrite, gases, diarreia, úlceras gástricas, etc. Tem propriedades de protetor de estômago, seja de consumo de álcool, como da toma de medicamentos.

Gengibre aumenta a iminidade

Auxilia na cura de infecções e inflamações na garganta. Também auxilia na cura de rouquidão.

Gengibre na gravidez

É uma alternativa dos medicamentos para os enjoos nas grávidas, principalmente de pouco tempo, sendo os enjoos mais persistentes, pois não tem malefícios nem para o feto, nem para a gestante. Usado também para os doentes de oncologia. Previne também os enjoos das viagens.

Gengibre Emagrece

Gengibre é termogênico

Este vegetal contém um alto potencial calorífico, seja usado externamente como ingerido. É um bom recurso para as pessoas que sentem bastante frio, principalmente no inverno, no verão o seu consumo pode aumentar sensivelmente a transpiração.

Gengibre acelera o metabolismo

Devido à característica de aumentar a sensação de calor, faz com que o metabolismo acelere, inevitavelmente ajudando ao processo de emagrecimento. Por isso, sim, gengibre emagrece!

Gengibre é afrodisíaco

É considerado um afrodisíaco natural. Utilizado juntamente com mel e canela em pó, tomando apenas uma colher por dia.

Gengibre Emagrece

Gengibre aumenta a pressão

Caso tome medicação para estes problemas de saúde, consulte o seu médico antes de consumir gengibre diariamente, pois pode causar pioras no seu quadro clinico.

Gengibre para emagrecer?

Como sabemos, cada pormenor do nosso corpo conta para o consumo, ou não, da energia. Incluindo o processo de digestão, que pode ser um grande aliado da sua dieta.

Os alimentos termogênicos, como é o caso do gengibre, fazem aumentar o desgaste das calorias durante a digestão e altera assim acelerando o metabolismo.

Sendo um alimento de difícil digestão, maior será a característica termogênica. Sendo que esta tão especifica característica faz aumentar a temperatura do nosso corpo, faz por isso acelerar o metabolismo, e consequentemente queima mais facilmente a gordura acumulada. É por isso que emagrece!

Este é um processo controlado pelo nosso sistema nervoso e interfere no sistema de emagrecimento. O valor calórico gasto, por causa do gengibre, pode aumentar em mais de 10%.

Claro que (e infelizmente) não existem milagres. Não se pode esperar emagrecer só porque se ingere gengibre e não se tem uma dieta equilibrada. Seria bom, mas não é possível.

Gengibre Emagrece

Como usar? 

Existem diversas formas de ingerir. Vejamos!

  • Raiz crua: ralando a raiz, podemos incluir em todo o tipo de receitas.
  • Em pó: é a forma mais simples de consumir e assim conseguimos controlar mais facilmente a dosagem consumida. Não deve ultrapassar as 2gr diárias.
  • Infusão: o chá de pedaços frescos é usado como tratamento de resfriados tosses e gripes. É também usado como relaxante, e de forma eficaz. Hidrata também o corpo, afinal de contas é um chá, e auxilia na eliminação das toxinas, o que inevitavelmente ajuda na perda de peso (devido também à característica termogênica). Essa é uma das razões apontadas para a afirmação ele emagrece! Como se pode preparar a infusão? Deixa-se as cascas, raízes e talos em água por cerca de 30 minutos. Depois disso, acrescentar a água desejada, e levar esta água com gengibre ao lume por, aproximadamente, 30 minutos.
  • No fogo: podemos utilizar na preparação de doces e salgados, seja desidratado, fresco, em conserva ou até mesmo cristalizado. Pesquise na internet e verá inúmeras receitas em que pode utilizar, mas atenção para não trocar o gengibre fresco pelo cristalizado (por exemplo), pois o sabor deles varia bastante.
  • Sucos: no suco favorece a ação anti-inflamatória e a eliminação de toxinas do nosso organismo. Ajuda na melhoria do aspecto da pele e melhora também a função intestinal. Por exemplo: coloque no liquidificador o gengibre com abacaxi, raspas de limão e hortelã. Fica bem gostoso e saudável, tendo também a característica de emagrecimento. Mas não se esqueça de de não coar para manter as fibras.
  • Pedaços: este é o melhor método para acabar com a rouquidão ou irritações da garganta, mastigando ou chupando os pedaços dele como se de balas.
  • Ressecado: esse tipo é fácil de ser encontrado em lojas de produtos naturais. Temos que ter atenção que este tipo de processar o gengibre contém um alto teor de açúcar ou sal.
  • Óleo essencial: utiliza-se o óleo nas massagens. Misture ele com o creme hidratante que usa diariamente e massageie, por exemplo, os pés, é uma delícia.

Gengibre Emagrece

Como vê, ele emagrece, mas não é só isso mesmo! Os benefícios são quase infinitos!

À partida, o consumo desta planta é considerado como segura. Contudo nem tudo no gengibre é um mar de rosas.

O consumo da raiz por parte das gestantes pode ser um pouco complexo. Existem especialistas que acreditam e defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do bebê e até mesmo pode favorecer a um aborto.

Existem estudos que indicam que a malformação dos fetos não é superior no caso das gestantes que o consomem.

O mesmo se verifica no consumo da raiz que não tem relação com os partos prematuros nem problemas na formação dos nenês.

No caso das gestantes, recomenda-se, e vivamente, o não consumo deste alimento perto do parto, ou até mesmo na etapa final da gravidez (pois o parto nunca terá uma data exata) porque o gengibre pode intensificar o risco de hemorragia.

Como não há certezas dos benefícios, nem dos malefícios, do consumo deste alimento durante a amamentação, o melhor mesmo é não consumir.

Não se recomenda a ingestão a quem sofra de hipertireoidismo, pois o metabolismo destas pessoas já é demasiado elevado e aumenta consideravelmente o risco de perda de massa muscular.

Os alimentos termogênicos podem elevar a pressão arterial, hipoglicemia, taquicardia, nervosismo e insônia, por isso não é aconselhado o uso excessivo a gestantes, crianças, pessoas com enxaquecas, alergias e cardiopatias (sendo o consumo em pequenas quantidades ou até mesmo nulo).

Se for um paciente com distúrbios hemorrágicos, evite também, pois ele tende a piorar as hemorragias.

Existem relatos de azia, diarreia e desconforto de foro estomacal após ingerir gengibre. Caso verifique essa situação, deve banir o gengibre da sua dieta.

Esta raiz, por ter vários aspectos contra o seu consumo, tem de ter bastante cuidado e verificar bem se o seu organismo tem algum destes problemas de saúde referidos em cima que podem interferir com o gengibre.

Gengibre Emagrece

Em caso de dúvida deverá consultar o seu médico.

Caso seja uma pessoa saudável, terá todas as vantagens em consumir gengibre, pois tem vários nutrientes, ajuda a prevenir várias patologias a além do mais ajuda a emagrecer.

Desde que não ultrapasse a dose diária recomendada (que são de 2 gramas a 4 gramas, aproximadamente), pode ingerir tranquilamente pois só estará a melhorar a sua saúde.

Se quiser obter os benefícios termogênicos, deverá consumir diariamente, mas sempre dentro da dose recomendada.

Compartilhe esse post com seus amigos que também amam essa raiz deliciosamente potente!!! E me marque lá nas minhas redes sociais do INSTAGRAM E FACEBOOK.

Gengibre Emagrece?
5 (100%) 2 votes

Nenhum comentário para "Gengibre Emagrece?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat