Uma das maiores dúvidas sobre a dieta low carb é sobre a liberação do consumo de gorduras saturadas. Muita gente ainda tem a falsa ideia de que o consumo de gorduras saturadas estaria associada ao aumento do colesterol e doenças cardiovasculares.

Essa dúvida acontece, pois, durante muito tempo a recomendação era de uma dieta com poucas gorduras para prevenção da obesidade e níveis de colesterol sanguíneo elevados, porém depois que isso começou a ser implantado por incrível que pareça foi quando a obesidade realmente começou a crescer.

Gorduras, Colesterol E Dieta Low Carb

Gordura saturada faz mal?

Caso, ainda tenha dúvidas sobre o que é a gordura saturada, entenda: é a gordura que a natureza nos dá, as chamadas “gorduras naturais”. Então temos como principais representantes: gorduras das carnes e aves, banha de porco, manteiga, queijos, leite integral óleo de coco e azeite.

Hoje sabemos que as gorduras naturais nunca fizeram mal e nunca foram as principais responsáveis pelas doenças relacionadas ao coração e obesidade, afinal elas estão presentes na alimentação humana há milhares de anos. Esse mito sobre as gorduras naturais serem as vilãs surgiram de uma má ciência, disputa de poder, dinheiro e falta de ética. Resumidamente falando, quem lucrou com isso foi a indústria do açúcar.

Mesmo com todos os estudos de alto nível de evidências provando que a gordura natural dos alimentos não é prejudicial à saúde, ainda encontramos resistência por parte das pessoas em abrir mão dessa crença.

A alimentação ocidental é carregada de carboidratos como o açúcar e a farinha refinada, alimentos que passaram a prevalecer na alimentação ao mesmo tempo em que doenças crônicas não transmissíveis passaram a aumentar. Coincidência? Pode ter certeza que não!

Gorduras, Colesterol E Dieta Low Carb

E o colesterol?

Em 2015 foi noticiado que o colesterol nos alimentos não é preocupação. Infelizmente essa notícia não foi devidamente noticiada pela mídia no Brasil, mas para você ter uma ideia a frase: Colesterol não é considerado um nutriente para preocupação de consumo em excesso, – está escrita na nova cartilha que orienta a alimentação para a população americana.

Vamos te explicar: ao contrário do que se pensa o colesterol não é uma doença, nem algo ruim que precisa ser controlado. A maior prova disso é que o fígado é capaz de produzi-lo. Aliás apenas 15% do colesterol que circula no sangue vem do que você come. Os outros 85% são provenientes do fígado. E o fígado produz colesterol a partir do que? Sim, carboidratos!  ⠀
Sendo assim, não são os ovos com manteiga que elevam o seu colesterol, e sim o pão branco e o café com leite adoçado com açúcar.

Gorduras, Colesterol E Dieta Low Carb

Mesmo que seu colesterol esteja com valores considerados altos não se desespere, pois, níveis elevados de colesterol não aumentam o risco cardiovascular (outro mito que surgiu a partir de estudos ruins, falta de ética e influência política). Nos exames o que realmente importa é a relação entre as frações de colesterol e os valores de triglicerídeos.

Então, se você seguir em uma dieta restritiva de gorduras, você não vai mudar muito os níveis de seu colesterol sanguíneo.

Veja também: Benefícios do abacate para a saúde

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A dieta low carb reduz o colesterol?

A ideia de que precisamos limitar o consumo de gordura saturada e colesterol fez as pessoas consumirem uma dieta rica em carboidratos refinados (pães, biscoitos e demais farináceos), o que levou há uma epidemia de casos de obesidade piorando muito o perfil lipídico dessas pessoas.

Então, se você tem exames com colesterol com resultados ditos ruins pelo seu médico, especialmente de triglicérides (que são causados pelo consumo excessivo de carboidratos e não de gorduras), ao iniciar uma dieta low carb esses resultados provavelmente irão melhorar.

Lembre-se apenas que gorduras industrializadas (óleos refinados, margarinas, etc.) não estão incluídas nesses benefícios!

Deixe escrito nos comentários qual é a comida mais gordurosa que você mais ama, que vamos dizer se ela é ou não low carb.

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