Imagine ter acabado de começar a se ajustar à rotina da amamentação e descobrir que está grávida de novo. Isso pode levar a uma série de perguntas e preocupações. Afinal, uma grávida amamentando nem sempre é comum, mas pode acontecer.

É seguro amamentar durante a gravidez? Como isso afetará o feto? Como isso afetará meu filho que está desmamando? Posso amamentar dois filhos de uma vez?

Todas essas perguntas e sentimentos são compreensíveis. Embora a decisão de amamentar ou não durante a gravidez nem sempre seja clara, a compreensão de seus benefícios, riscos e de como você e seu filho estão prontos para desmamar ajudará a determinar o que é melhor para todos os envolvidos.

É seguro grávida amamentando?

Grávida Amamentando

Muitas mulheres se preocupam com a amamentação durante a gravidez, pois a amamentação pode causar contrações uterinas leves.

No entanto, em uma gravidez saudável, essas contrações não são uma preocupação, pois não causam o trabalho de parto prematuro. Por isso, uma grávida amamentando não oferece riscos ao filho a nascer.

Isso ocorre porque a ocitocina, o hormônio liberado durante a amamentação que estimula as contrações, geralmente é liberado em uma quantidade tão pequena durante a amamentação que não é suficiente para estimular o trabalho de parto.

Essas contrações também são inofensivas para o feto e raramente aumentam as chances de um aborto espontâneo para grávida amamentando. Além disso, embora uma pequena quantidade de hormônios da gravidez passe para o leite, esses hormônios não representam risco para o seu filho.

Embora a amamentação durante a gravidez seja geralmente considerada segura, existem alguns casos em que o desmame pode ser aconselhável:

  • Se você tiver uma gravidez de alto risco ou estiver em risco de trabalho de parto prematuro;
  • Se você está esperando gêmeos;
  • Se você tiver sido aconselhado a evitar sexo durante a gravidez;
  • Se você está tendo sangramento ou dor uterina;

Caso se encaixe em alguns desses casos, com seu médico para determinar se o desmame seria a melhor opção para você, seu filho amamentando e seu feto.

Minha criança está pronta? Eu estou pronta?

Outro aspecto importante a considerar é se o seu filho mais velho está pronto para desmamar. Os fatores que afetam isso incluem a personalidade e a idade do seu filho, bem como a resposta psicológica e física do seu filho à sua gravidez.

É comum que o suprimento de leite materno diminua durante o quarto e quinto mês de gestação. Isso pode causar alterações no leite e pode tornar o leite desagradável para o seu filho.

Por essa razão, seu bebê pode estar pronto para desmamar mais cedo do que o previsto. Por outro lado, seu bebê pode estar apegado à amamentação e não estar pronto para desmamar.

É crucial monitorar a saúde e o desenvolvimento de bebês com menos de seis meses de idade e são dependentes exclusivamente do leite materno caso seja o seu caso.

Alimentações adicionais podem ser necessárias para garantir que seu bebê esteja adequadamente nutrido. Os bebês que já estão comendo outros alimentos, por outro lado, podem preferir outros alimentos ao leite materno à medida que o suprimento de leite diminui.

Por isso, a grávida amamentando deve se preocupar somente com estes detalhes e contar com a ajuda da pediatra do seu filho para auxilia-la neste processo.

IMPORTANTE: As informações fornecidas por este artigo pela nutricionista Michelle Leite não substituem uma consulta com seu médico, ginecologista, nutricionista e não devem ser interpretadas como aconselhamento individual.

Nenhuma omissão ou ação deve ser tomada com base unicamente neste conteúdo. A gravidez e amamentação precisam ser levadas com a maior seriedade, sendo assim consulte seu médico para ter certeza que estas informações são apropriadas para você.

Veja Também:

Serotonina: Como Ser Mais Feliz Ativando essa Substância Natural

Esposo E Dinheiro: O Que Fazer Quando Você Ganha Mais Do Que Ele?

Grávida Amamentando: Quais São Os Cuidados a Serem Tomados?
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Grávida Amamentando: Quais São Os Cuidados a Serem Tomados?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat