16Sim. Embora seja raro, é possível ficar grávida aos 45 anos, sem o uso de tratamentos de fertilidade. Nessa idade, a menopausa pode estar chegando, mas se você ainda está menstruando normalmente nesta idade, é possível sim.

No entanto, o aumento da taxa de gravidez acima de 45 é devido aos procedimentos de fertilidade, como fertilização in vitro. Não apenas celebridades, mas várias mulheres estão atrasando a gravidez por motivos profissionais ou pessoais, fazendo com que especialistas pesquisem as consequências da gravidez tardia.

Alguns pesquisadores acreditam que as mães mais velhas não se saem tão bem quanto as mais jovens, enquanto alguns não encontraram nenhuma diferença.

Mas em questão de saúde, quais são riscos de grávida aos 45 anos? Saiba tudo neste artigo sobre a gravidez tardia e suas possíveis consequências.

Quais as chances de ficar grávida aos 45 anos?

Grávida aos 45 anos

Foto: PEXELS

Ficar grávida aos 45 anos ou depois não é o mesmo que engravidar nos 20 anos. Uma mulher de 30 anos tem 20% de chance de engravidar em determinado mês, o que cai para 5% para uma pessoa de 45 anos.

Aos 45 anos, a chance de uma gravidez saudável com seus óvulos chega a 1%. Através da fertilização in vitro usando óvulos doados, as chances aumentam para 70 a 75%.

Ficar grávida depois de 45 anos com óvulos doados

Grávida aos 45 anos

Foto: PEXELS

Os óvulos de doadoras podem ajudá-la a engravidar depois dos 45 anos. Esta opção está disponível se você tiver problemas de fertilidade, tiver tido abortos repetidos ou se corre o risco de transmitir anormalidades genéticas ao bebê.

Você terá que ser examinada por exames de sangue e ultrassonografias, para garantir que você possa gestar um bebê. O tratamento da fertilidade começa seguido pela coleta de ovos frescos doadores. Depois de ter concebido, você começará a sentir os sintomas da gravidez.

Quais são os riscos para a mãe?

Os riscos aumentam consideravelmente com a idade. Se você ficar grávida aos 45 anos ou mais, você terá maior risco de desenvolver certos problemas de saúde, incluindo:

  • Diabetes gestacional;
  • Pressão alta;
  • Problemas placentários, onde a placenta cobre o colo do útero (placenta prévia);
  • Contrações uterinas ineficientes para empurrar o bebê para fora;
  • Gravidez ectópica, onde o embrião se implanta fora do útero;
  • Alta taxa de aborto que é um em dois;
  • Dificuldade em perder peso.

Não apenas para a mãe, uma gravidez tardia aumenta o fator de risco para o bebê também.

Como ter uma gravidez saudável aos 45 anos?

Por mais que tenha riscos, a grávida aos 45 anos pode significar um momento saudável para a vida da mulher, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

Para ter uma gravidez segura e saudável e reduzir os riscos associados à idade avançada, você pode tomar as medidas abaixo:

  • Faça o pré-natal adequado;
  • Tenha uma dieta bem equilibrada;
  • Exercite-se regularmente;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Evite o máximo de estressar;
  • Abstenha-se de álcool e cigarros.

Olhando para o lado positivo, com um bom tratamento, dieta saudável e alguns cuidados, uma gravidez tardia tem suas vantagens. Portanto, se planeja ficar grávida aos 45 anos, procure um médico de confiança e siga todas as recomendações! Não se esqueça de colocar as 5 estrelinhas aqui abaixo, está bem? Abração e até o próximo amanhã  :  )

IMPORTANTE: As informações fornecidas por este artigo pela nutricionista Michelle Leite não substituem uma consulta com seu médico, ginecologista, nutricionista e não devem ser interpretadas como aconselhamento individual.

Nenhuma omissão ou ação deve ser tomada com base unicamente neste conteúdo. A gravidez e amamentação precisam ser levadas com a maior seriedade, sendo assim consulte seu médico para ter certeza que estas informações são apropriadas para você.

Veja Também:

Por Que Estão Nascendo Tantas Crianças Alérgicas?

5 dicas para você escolher a melhor dieta para você

Grávida aos 45 anos: É Possível Engravidar Nesta Idade?
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Grávida aos 45 anos: É Possível Engravidar Nesta Idade?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *