Uma das maiores dúvidas é sobre se grávida pode tomar dipirona ou se existe alguma restrição em relação ao medicamento durante esta fase. A dipirona é um medicamento muito comum, e muitas vezes tomado sem indicação médica, mas será que durante a amamentação existe alguma contraindicação?

Há muitas dúvidas sobre medicamentos na fase de lactação, e alguns realmente oferecem alguns riscos. Mas a dipirona, tão comum nas farmácias, traz algum risco à gestação?

Grávida pode tomar dipirona?

Grávida pode tomar dipirona

Foto: PEXELS

A dipirona sódica é um princípio ativo presente em diversos medicamentos, com propriedades para o tratamento de dores e febre. Por isso, é um dos remédios mais indicados nestes casos, servindo como analgésico e antitérmico.

De acordo com a bula da dipirona, o remédio é recomendo para dores de cabeça em geral, e outras que se originam de resfriados ou gripes. Seu uso é indicado somente para pessoas acima de 15 anos, mas também pode ser indicado para crianças.

A sua versão mais conhecida é em gotas, mas também pode ser encontrado a versão em comprimidos e alguns casos de forma injetável. Como outros medicamentos, como paracetamol e dorflex, o seu custo é barato e sua venda é livre, sem a necessidade de receita médica.

Porém, se você é gestante, saiba que grávida não pode tomar dipirona. Segundo a bula de seu próprio fabricante, o consumo de dipirona não é indicado durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre. Durante esta fase, a formação do bebê está iniciando e o uso de dipirona pode causar má formações, como complicações perinatais.

Além disso, seu uso é contraindicado durante os três últimos meses da gravidez. É importante salientar que a dipirona contém certos compostos químicos nocivos à saúde do bebê.

Esses compostos nocivos podem trazer problemas como deficiência funcional e retardo do desenvolvimento e crescimento do bebê. Além disso, existem algumas pessoas que têm alergia à dipirona.

Quando a dipirona pode ser liberada na gestação?

Grávida pode tomar dipirona

Apesar de tudo, a grávida pode tomar dipirona a partir do segundo trimestre da gestação. Porém, essa prescrição é feita pelo médico, e somente quando necessário o uso. Nada deve ser liberado antes de uma avaliação prévia, verificando o estado de saúde do bebê.

Embora do efeito do medicamento seja considerado fraco, de forma alguma a gestante deve consumir a dipirona no primeiro trimestre e no último, como explicado acima.

Esse cuidado se estende para o período da amamentação. Afinal, é onde ainda é considerado uma fase de muito cuidado na vida da mãe e do filho. Se a mãe realmente precisar consumir a dipirona, é necessário aguardar um período de 48 para dar de mama novamente.

Quais as alternativas de remédios durante a gestação?

Caso a mãe sinta dores de cabeça ou febre, o médico pode receitar paracetamol, que também é um remédio para aliviar estes sintomas. Porém, caso sinta algum sintoma, procure seu médico e só tome o remédio receitado por ele.

O uso de remédios sem prescrição médica pode trazer sérios riscos a gestação, assim como remédios fitoterápicos e chás. Durante a gestação, todo o cuidado com a mãe e o bebê são poucos!

IMPORTANTE: As informações fornecidas por este artigo pela nutricionista Michelle Leite não substituem uma consulta com seu médico, ginecologista, nutricionista e não devem ser interpretadas como aconselhamento individual.

Nenhuma omissão ou ação deve ser tomada com base unicamente neste conteúdo. A gravidez e amamentação precisam ser levadas com a maior seriedade, sendo assim consulte seu médico para ter certeza que estas informações são apropriadas para você.

Veja também:

Amamentação: Descubra 7 dicas para esse período

Dia Do Bife Na Dieta HCG. Para Que Serve?

Dieta hCG e anticoncepcional? É possível conciliar?

Como Tomar O Controle Do Seu Corpo – Fora Obesidade

Grávida pode tomar dipirona ou existe alguma restrição?
4.5 (90%) 2 votes

Nenhum comentário para "Grávida pode tomar dipirona ou existe alguma restrição?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat