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Muitos tipos diferentes de yoga existem e pode ser difícil descobrir qual estilo específico é o certo para você. A maioria dos estilos de yoga é baseada nas mesmas  posturas básicas de yoga (chamadas asanas), mas a experiência de um estilo é diferente de outro. Um destes estilos é o Hatha Yoga.

Hatha é um termo muito amplo que engloba qualquer uma das práticas físicas do yoga. Vamos conhecer mais sobre a Hatha Yoga e como ela ajuda a definir o corpo. Vamos lá?

O que é Hatha Yoga?

Hatha-Yoga

Foto: REDHEAD

Uma das vertentes do Yoga tradicional, o Hatha Yoga é uma opção para quem quer gradualmente chegar mais perto das práticas da yoga relacionadas com a respiração, a concentração e a meditação, ou apenas para quem procura uma atividade tranquila para exercitar corpo e mente.

Criado no século XV, na Índia, pelo yogi Swatmarama, e difundido em seu livo no seu livroHatha Yoga Pradipika”, o Hatha Yoga é conhecido também como Hatha Vidya. Sua nomenclatura “Hatha” reúne dois importantes. “Ha”, se traduz como sol, representado pelo seu corpo, a sua alma. “Tha”, é a lua, representando sua consciência, sua mente.

Objetivo do Hatha Yoga

Assim, o Hatha Yoga busca unificar estes dois pólos, corpo e mente, sendo seu objetivo primordial os equilibrar. Este estado é exercido através do alinhamento corporal. Dele se seguem o alinhamento emocional, o alinhamento comportamental e o alinhamento espiritual.

Seu processo se inicia com uma respiração favorável, desafiando os padrões que estamos acostumados a manter na correria do cotidiano. Com a prática do Hatha Yoga, é possível quebrar estes padrões e se ter consciência plena de como são nossos sentidos e nossa mente.

Outra característica forte desta prática é a plena atenção na ação. É preciso estar totalmente presente para alcançar e manter o equilíbrio, em todos os sentidos.

A união da atenção e da respiração, portanto, tão primordial e comumente esquecida por nós, se torna fundamental para alinhar nosso corpo e iniciar as práticas do Hatha Yoga, que se manifestam também através das “asanas”.

Algumas nomenclaturas são importantes no Hatha Yoga. Começando pelas Asanas, que são posturas criadas e praticadas para melhorar a vitalidade do corpo físico e também a posição do corpo em relação à divindade.

Pranayama vem de “prana” energia vital e “ayama” (controle), e se refere aos exercícios de respiração, sua prática tem diversos benefícios para a saúde. Por fim, Dharana e Dhyana, que são os momentos e práticas de meditação, concentração e relaxamento.

Vale ressaltar que o Hatha Yoga é indicado para todos, sem limites de gênero ou idade. Há, inclusive, locais que disponibilizam aulas especialmente para crianças. Agora, antes de falarmos dos inúmeros benefícios do Hatha Yoga, vamos explorar um pouco mais sobre cada uma de suas principais posições?

1. A posição da cobra (bhujangasana)

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Foto: WIKIHOW

Conhecida como posição de saudação ao sol, nesta posição se começa ficando de bruços. Deite com as palmas voltadas para o solo na direção dos ombros. Deixe os cotovelos dobrados e próximos ao corpo. Inspire e estique levemente os braços para levantar o peito do solo. Enquanto isso, mantenha o umbigo encostado no chão contraindo os glúteos para proteger a região lombar.

2. A posição do barco (Navasana)

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Foto: WIKIHOW

Esta posição envolve a coluna e os músculos abdominais. Enquanto sentado, eleve as pernas e o tronco até formar um ângulo de 45° em relação ao chão. Em seguida, eleve os braços, de maneira que fiquem paralelos ao solo enquanto ficam laterais às pernas estendidas.

3. Posição da árvore (Virksasana)

Está é uma das posições mais conhecidas da Hatha Yoga e provavelmente já foi vista mesmo por quem não conhece a prática. Para fazer esta que é uma posição do equilíbrio, fique em pé, se mantenha equilibrado em apenas uma perna, enquanto dobra a outra e a indica para a lateral do corpo. Assim, é possível colocar a planta do pé no outro tornozelo ou coxa. Enquanto isso as palmas das mãos ficam juntas na altura do peito.

4. Posição de cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana)

Assim como a primeira posição da cobra, a posição do cachorro também é conhecida como posição de saudação ao sol. Nesta posição forme um “V” invertido, levantando braços e pernas do tapete, os mantendo ligeiramente separados um do outro.

5. Posição de triângulo (utthita trikonasana)

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Foto: YOGA

Esta é uma posição de alongamento lateral. Abra as pernas, mantendo os pés na mesma linha. Coloque o seu pé direito para fora a 90 graus e o pé esquerdo ligeiramente para dentro. Se certifique que a bacia permanece na posição frontal.  Jogue o tronco para a direita, se inclinando para frente ou para trás.

Estique a mão direita até onde alcançar, seja panturrilha, pé ou tornozelo pé. Mais importante do que até onde você chega, é manter o alinhamento adequado dos braços, pernas, cabeça e costas.

Benefícios da Hatha Yoga

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Foto: SUPER BLE

Logo nos primeiros momentos em contato com o Hatha Yoga é possível sentir os resultados deste exercício em sua energia vital. Isso acontece graças ao relaxamento profundo e a meditação praticados durante as aulas. Seu nível de estresse e ansiedade serão diminuídos rapidamente.

Com mais tempo de prática, o Hatha Yoga traz benefícios ainda mais profundos. Ele te ajuda a se conhecer melhor, tomando consciência plena do seu potencial físico e mental. Além disso, se mantendo um ritmo de aulas, resultados notórios são percebidos em sua flexibilidade e força.

Como saber se o Hatha Yoga é para você?

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Foto: VERY WELL

Se você procura por ampliar sua consciência corporal, equilíbrio dos chacras e melhorar sua postura, o Hatha Yoga é ideal. Você terá uma aula centrada, que foca no alinhamento de posturas em ritmo tranquilo, e descobrirá que esta é uma prática gentil e suave, o estilo que combina com você.

Compartilhe este artigo com suas amigas, para que elas também conheçam os benefícios do Hatha Yoga!

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