Um momento único na vida da mulher é aquele onde dela uma vida é gerada, apesar do medo e ansiedade o parto é algo único. Cuidados com saúde até esse momento são estritamente necessários para que a gravidez se desenvolva de forma saudável. Atividades físicas também são essenciais, e a hidroginástica para gestantes está ganhando cada vez mais adeptas.

É uma das alternativas que vem ajudando mulheres na hora do parto, além de ser uma das mais recomendadas para gestantes, já que é uma atividade que exige um esforço leve/moderado.

Como a gestação é um momento onde o corpo da mulher sofre diversas mudanças para acomodar o bebê, é comum sentir desconfortos e dores, além do ganho de peso. Se você está grávida e se quer se preparar da melhor forma para o parto, veja neste artigo como a hidroginástica irá te ajudar!

6 motivos para apostar na hidroginástica pra gestantes

A hidroginástica é uma atividade que vem tendo cada vez mais espaço nas academias, principalmente para gestantes, pois traz vários benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê. Realizar atividades físicas na água por si só já é algo prazeroso pois traz uma sensação refrescante e calmante.

Os exercícios da hidroginástica para gestantes incluem alongamentos, exercícios aeróbicos que irão trabalhar toda a musculatura do corpo, além de exercícios para ajudar no equilíbrio e no fortalecimento de músculos específicos, como o abdômen.

Também ajuda muito na parte emocional, já que a hidroginástica ajuda na parte circulatória do corpo, deixando a gestante mais relaxada e menos ansiosa. Outra melhora que a gestante terá com a hidroginástica para gestantes é na autoestima, no autocontrole e no sono.

E claro, todos esses benefícios irão para o bebê, que irá crescer mais saudável dentro do útero. Outros benefícios incríveis da hidroginástica para gestante são:

1. Melhora a circulação e diminui o inchaço

A grávida sempre tem problemas de circulação devido à intensa retenção de líquidos, o que causa alguns inchaços principalmente nos pés e pernas (membros inferiores). Ao se movimentar dentro da água a sensação seria de uma leve drenagem para que a circulação aumente e diminua os inchaços.

2. Promoção do alívio em dores musculares

O exercício também ajuda nas dores e espasmos musculares, pois ela ajuda no fortalecimento e no alívio da musculatura das costas graças ao empuxo da água, pois a gestante só suporta durante a aula 50% do seu peso.

A hidroginástica ajuda justamente a fortalecer e a se preparar para lidar com essa nova fase corporal. Como a gestante ainda está se adaptando ao novo aumento de peso pela presença do bebê em seu corpo os exercícios também ajudarão na parte do equilíbrio.

3. Mais energia no dia a dia

A movimentação da futura mamãe proporciona muito mais energia, já que sua mente e seu corpo estão trabalhando em conjunto, e muitos estudos revelam que as gestantes após as aulas de hidroginástica se sentiam muito mais bem-dispostas.

4. Controle do peso da gestante e combate a doenças, como diabetes gestacional

Por ser uma atividade de aeróbica de baixo impacto, além de ajudar numa queima de calorias de forma saudável, também é uma opção para evitar problemas como a diabetes gestacional, pois o exercício ajuda a melhorar e a manter um controle metabólico da taxa de açúcar no sangue.

5. Diminuição da ansiedade e do estresse

hidroginástica pra gestantes 6

Foto: PUCRS

Durante a gravidez, a futura mamãe se encontra emocionalmente frágil com uma ansiedade para a chegada do futuro filho e isso afeta seus afazeres cotidianos. A hidroginástica para gestantes trabalha no lado emocional diminuindo o stress e a ansiedade inclusive ajudando a gestante a dormir melhor, e com um sono mais profundo.

A prática dessa atividade inclusive ajuda a manter um peso saudável na gravidez e o sentimento de estar mais saudável ajuda na autoestima da futura mamãe.

6. Ajuda a amenizar as dores do parto

Por ser uma atividade que fortalece os músculos do abdome e do períneo, sua repetição nos exercícios ajuda a na hora do parto a mulherestar com a sua musculatura mais relaxada.

Segundo um estudo feito pela Unicamp, que dividiu um grupo de 71 gestantes entre 34 que fizeram hidroginástica e 37 que não, mostrou que apenas 9% das gestantes que fizeram hidroginástica pediram anestesia contra 67% do grupo que não praticou. Ou seja, a hidroginástica para gestantes pode ajudar em um parto mais tranquilo.

Como funciona a ginástica para gestantes?

Durantes os primeiros três meses de gestação, a prática de hidroginástica não é recomendada, por ser um período delicado e com maiores riscos de abortamentos sem motivos aparentes, após esse período já podem ser liberadas, mas sempre antes de começar precisam passar por uma avaliação médica.

Sendo autorizada, a gestante pode continuar durante toda a sua gravidez fazer hidroginástica, no entanto sempre em contato com a sua obstetra, pois caso haja qualquer alteração (risco à gravidez) deverá ser interrompida.

Sinais de alerta para quem está exagerando na hidroginástica

hidrogestante-11

Foto: AQUATOP

No decorrer das aulas alguns cuidados especiais deverão ser tomados, obedecendo sempre os seus limites (novos limites, lembre-se que você está carregando um bebê). Durante as aulas evite não fazer movimentos bruscos nem compressões na região do estômago.

Evite pulos e saltos e esteja sempre atenta a qualquer resposta do seu corpo a esse esforço, pois eles servirão como um sinal de alerta. Ao sentir enjoo, dores ou falta de ar é importante parar o seu treino e contatar sua médica.

 

As aulas e a intensidade dos exercícios

Os exercícios executados nas aulas são aquecimentos, alongamentos e atividades que envolvam a respiração, o mais interessante é que a gestante não precisa saber nadar para fazer as aulas, pois elas são adaptadas para todas. Com uma intensidade moderada para que cada uma no seu ritmo execute os exercícios.

Converse com seu médico antes de qualquer coisa!

No entanto, a maioria das futuras mamães continuam sem nenhuma complicação até o seu último mês de gravidez. Após o período de resguardo, e liberação médica, a então agora mamãe, poderá voltar a fazer essa atividade de maneira branda no início e assim rapidamente voltar à sua forma corporal.

Sempre observe a temperatura da água nas aulas e a assepsia do local onde você fará para evitar qualquer contratempo. Então, se você quer ter uma gravidez saudável e feliz, bem-vinda ao mundo da hidroginástica para gestantes.

Se você gostou do artigo, compartilhe para que essa informação também possa ajudar outras gestantes e futuras mamães!

Veja também:

Cardápio para gestante e lactante: Para saúde e equilíbrio nesta fase

Benefícios do Kiwi: Conheça os 13 melhores!

Lactante Pode Comer Chocolate ou Causa Problemas ao Bebê?

Por que a hidroginástica para gestantes pode ajudar na hora do parto?
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Por que a hidroginástica para gestantes pode ajudar na hora do parto?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat