Hoje em dia, muita gente vem descobrindo que possui intolerância a glúten, que nada mais é que uma proteína presente em cerais como o trigo.
O problema é que, ao contrário do que muitos pensam, o glúten possui grande participação nas nossas vidas, que vai além do pão de cada dia, considerando que até mesmo shampoos, cremes e hidratantes possuem glúten em sua composição. Vamos ver agora alguns problemasque os celíacos vivenciam todo dia!
Intolerância a Glúten – Dificuldades
Se você convive com alguém que possua qualquer tipo de intolerância alimentar, sabe que pode ser bem complicado combinar um simples café da manhã em família. No caso dos celíacos, que são aqueles que possuem intolerância ao glúten, também não é diferente.
Geralmente é mais fácil encontrar opções sem glúten em lojas especializadas em produtos naturais. Mesmo assim, as opções são restritas e não raro custam mais caro que os produtos consumidos diariamente pelos que não possuem intolerância a glúten.
Intolerância a Glúten – Preços
Como se já não fosse difícil viver com encontrar os produtos sem glúten, os seus preços elevados terminam limitando a alimentação de muitas pessoas, que termina sendo básica e carente de substâncias essenciais para o crescimento e manutenção da saúde.
Restrição alimentar em crianças sempre é mais complicado
É preciso se manter muito firme na hora de negar algum alimento para crianças que possuem intolerância ao glúten. Diferente do que acontece com crianças que não possuem o mesmo problema; é impossível garantir um pedido “depois da hora do almoço” e para os celíacos essa hora pode nunca chegar.
O que se quer é garantir a saúde do pequeno e por isso a busca é constante por alimentos que possam satisfazê-lo e diminuir o incômodo mútuo de você que não atende ao pedido e dele que fica apenas com vontade de comer e não pode.
Intolerância a Glúten – Contaminação cruzada
Você sabe o que significa contaminação cruzada? Esse é um dos riscos enfrentados por quem ama comer fora de casa. E quem não gosta, não é mesmo?
Quando comemos em lanchonetes ou restaurantes; terminamos sem saber como a comida foi preparada e se durante o processo não aconteceu o transporte de microrganismos de um alimento para o outro. E ter esse controle é de fato quase impossível; pois ela pode acontecer por meio de colheres em comum, equipamentos, etc.
Por isso também o receio de comer fora de casa e ser pego desprevenido por sintomas típicos da intolerância ao glúten; como sentir a barriga inchada, náusea, azia e mal estar.
Falta de conhecimento e compreensão
Agora os celíacos vêm recebendo mais atenção e cuidado; mas mesmo assim muitos ainda não acreditam que a intolerância ao glúten é um problema real.
Não é fácil enfrentar todos esses problemas e ainda receber olhares desacreditados por aí. O melhor é estar preparado para não encontrar compreensão; e buscar você mesmo outras possibilidades que não façam mal para sua saúde.
Chegamos ao final desse artigo e agora você já conhece; alguns dos problemas enfrentados todos os dias por quem tem intolerância ao glúten.
Você também pode se interessar por:
Reeducação Alimentar – Indicada por Nutricionistas
Como emagrecer de forma rápida e ter mais clareza mental e foco.
Dieta do ovo para eliminar até 8 quilos em apenas 2 semanas
Aprenda a comer limpo, e ter um corpo blindado e cheio de imunidade
Dicas de nutricionistas para uma vida sem glúten mas com muito gosto!
Passo a Passo de uma boa alimentação infantil para crianças mais fortes e saudáveis
Aprenda a viver bem sem lactose e se livre das alergias e intolerâncias