Hoje em dia, muita gente vem descobrindo que possui intolerância ao glúten, que nada mais é que uma proteína presente em cerais como o trigo.

O problema é que, ao contrário do que muitos pensam, o glúten possui grande participação nas nossas vidas, que vai além do pão de cada dia, considerando que até mesmo shampoos, cremes e hidratantes possuem glúten em sua composição. Vamos ver agora alguns problemasque os celíacos vivenciam todo dia!

Dificuldades em encontrar produtos sem glúten

Intolerância A Glúten

FOTO: PIXELS

Se você convive com alguém que possua qualquer tipo de intolerância alimentar, sabe que pode ser bem complicado combinar um simples café da manhã em família. No caso dos celíacos, que são aqueles que possuem intolerância ao glúten, também não é diferente.

Geralmente é mais fácil encontrar opções sem glúten em lojas especializadas em produtos naturais. Mesmo assim, as opções são restritas e não raro custam mais caro que os produtos consumidos diariamente pelos que não possuem intolerância.

Preços elevados

Intolerância A Glúten

FOTO: PIXELS

Como se já não fosse difícil encontrar os produtos sem glúten, os seus preços elevados terminam limitando a alimentação de muitas pessoas, que termina sendo básica e carente de substâncias essenciais para o crescimento e manutenção da saúde.

Restrição alimentar em crianças sempre é mais complicado

Intolerância A Glúten

FOTO: PIXELS

É preciso se manter muito firme na hora de negar algum alimento para crianças que possuem intolerância ao glúten. Diferente do que acontece com crianças que não possuem o mesmo problema; é impossível garantir um pedido “depois da hora do almoço” e para os celíacos essa hora pode nunca chegar.

O que se quer é garantir a saúde do pequeno e por isso a busca é constante por alimentos que possam satisfazê-lo e diminuir o incômodo mútuo de você que não atende ao pedido e dele que fica apenas com vontade de comer e não pode.

Contaminação cruzada

Intolerância A Glúten

FOTO: PIXELS

Você sabe o que significa contaminação cruzada? Esse é um dos riscos enfrentados por quem ama comer fora de casa. E quem não gosta, não é mesmo?

Quando comemos em lanchonetes ou restaurantes; terminamos sem saber como a comida foi preparada e se durante o processo não aconteceu o transporte de microrganismos de um alimento para o outro. E ter esse controle é de fato quase impossível; pois ela pode acontecer por meio de colheres em comum, equipamentos, etc.

Por isso também o receio de comer fora de casa e ser pego desprevenido por sintomas típicos da intolerância ao glúten; como sentir a barriga inchada, náusea, azia e mal estar.

Falta de conhecimento e compreensão

Agora os celíacos vêm recebendo mais atenção e cuidado; mas mesmo assim muitos ainda não acreditam que a intolerância ao glúten é um problema real.

Não é fácil enfrentar todos esses problemas e ainda receber olhares desacreditados por aí. O melhor é estar preparado para não encontrar compreensão; e buscar você mesmo outras possibilidades que não façam mal para sua saúde.

Chegamos ao final desse artigo e agora você já conhece; alguns dos problemas enfrentados todos os dias por quem tem intolerância ao glúten.

Veja Também:

Conheça A Diferença Entre Alergia e Intolerância Alimentar

Conheça Tudo Sobre A Dieta Paleolítica – O Que É E Como Funciona

Conheça 5 grandes problemas enfrentados por quem tem intolerância a glúten
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Conheça 5 grandes problemas enfrentados por quem tem intolerância a glúten"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat