Jejum Intermitente Funciona Mesmo?

Jejum Intermitente Funciona Mesmo?

O jejum intermitente ou intermittent fasting, é uma técnica de emagrecimento, onde a proposta é reduzir o valor calórico diário a ser consumido em 2 dias determinados por semana.
Para os homens, nos dias de jejum, o valor calórico diário é de até 600 calorias dia. Já para as mulheres o valor calórico é de até 500 calorias por dia. Nos demais dias da semana, pode comer normalmente.
Este foi um método criado por um médico chamado Michael Mosley, e sua defesa é de que a dieta do jejum intermitente surte muito mais efeito do que uma dieta restritiva comum, principalmente quando se trata da perda de gordura e também da resposta do organismo frente à insulina.
Neste momento, você deve estar se perguntando: “Mas qual será o segredo desta técnica”? O objetivo do jejum intermitente é fazer com que seu corpo entre em cetose, um processo de queima de gordura a partir de uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras e proteínas, a dieta low carb.

Jejum intermitente e seus protocolos

jejum intermitente
A regra geral para quem deseja se tornar adepto desta técnica de emagrecimento, é ficar em jejum por 16 até 36 horas e 8 horas se alimentando normalmente, essas horas de alimentação são conhecidas como “janela da alimentação”. A técnica conta com alguns protocolos a serem seguidos. São eles:

  1. Coma quando estiver com fome

De acordo com esta técnica, você deve aprender a reconhecer quando realmente está com fome, e se alimentar na quantidade que te faça se sentir saciada (o). A dica para adotar este protocolo e ter bons resultados é o equilíbrio nas escolhas alimentares.
Além disso, é importante dizer que este é um protocolo que não funciona para todo mundo, pois a maioria das pessoas que sofrem com a obesidade ou sobrepeso tem uma grande dificuldade para controlar a compulsão alimentar e neste caso, reconhecer quando realmente está com fome torna-se um processo difícil.

Veja também: Como tomar o controle de uma vez por todas do seu corpo – Fora Obesidade

  1. Jejum de 16 horas com janela alimentar de 8 horas

Este é o processo mais praticado entre os adeptos do jejum intermitente. De acordo com este protocolo, você deve ficar 16 horas sem se alimentar e 8 horas se alimentando normalmente, sendo liberado apenas:

  • Água;
  • Café sem açúcar;
  • Chá sem açúcar;

Já na janela alimentar, em qualquer que seja o protocolo escolhido, você deve se alimentar basicamente de:

  • Proteínas, que se encontram nas carnes magras como frango sem pele, peixes, ovos cozidos e carne vermelha sem gordura;
  • Boas fontes de gordura poli e monoinsaturada encontrada no salmão, no azeite de oliva, abacate, atuam nozes, castanha do Pará;
  • Boas fontes de carboidrato encontradas nos cereais integrais, pães e massas integrais;
  • Verduras;
  • Frutas;
  • Legumes;
  • Tubérculos (mandioca, batata doce, inhame).

Evite:

  • Carboidratos simples como o arroz branco, pães e massas a base de farinha branca;
  • Doces;
  • Alimentos industrializados, deixando a sua alimentação o mais natural possível.

Ainda de acordo com este protocolo, o período de jejum para mulheres é de 14 horas e a janela de alimentação deve ser de até 10 horas.
O número de refeições a fazer é definido de acordo com suas necessidades e rotina. Quer um exemplo prático de como fazer o método 16/8? Vamos lá:
Suponha que você costuma jantar às 20 horas, o período de jejum deve então ser mantido até 12:00 do dia seguinte. Neste período você só pode beber as bebidas já mencionadas aqui.

  1. Coma- Pare- Coma (Eat-Stop-Eat)

Este é um dos protocolos de jejum i considerado o mais radical. Isso porque ele pede que você fique 24 horas sem se alimentar. Por exemplo, você acorda, toma café às 8:00 da manhã, então vai se alimentar às 08:00 da manhã do dia seguinte.
No caso deste protocolo, você deve escolher 1 ou 2 dias da semana para fazê-lo e sua alimentação antes do jejum deve ser rica em fibras, para que ganhe mais saciedade.

Jejum intermitente: Quais os benefícios?

jejum intermitente
Quando esta técnica é bem aplicada, pode trazer benefícios como:

  • Melhora do poder de concentração;
  • Controle dos níveis de glicemia e insulina. O que previne problemas como a resistência à insulina e diabetes;
  • Aumento da disposição, conforme o corpo for se adaptando;
  • Acelerar o metabolismo.

Qualquer pessoa pode fazer o jejum?

A resposta e não! Esta técnica não é indicada para:

  • Mulheres grávidas, que naturalmente por estarem nesta condição, irão precisar de um maior aporte de nutrientes, e neste caso, o jejum poderá comprometer a saúde da mãe e o desenvolvimento do feto;
  • Pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, pois essas pessoas utilizam medicação contínua de uso controlado e o Jejum intermitente altera o metabolismo. Além disso, em caso de hipoglicemiantes como é necessário no tratamento do diabetes, pode levar a hipoglicemia. Por esta razão, se você se enquadra neste grupo, converse com o seu médico antes de tornar-se adepto ao método;
  • Crianças e adolescentes: Nesta fase, o ritmo de crescimento é intenso e precisa de um aporte adequado de nutrientes para atender as necessidades individuais dessas crianças e adolescentes. Sendo assim, o Jejum não seria uma técnica adequada para esta faixa etária.

E mais! A reeducação alimentar, onde você forma novos hábitos alimentares, em conjunto com o incentivo à prática da atividade física, é sempre o melhor caminho para emagrecer de forma saudável. Ao contrário do que pode acontecer ao implantar a técnica do Jejum Intermitente se incorporado ao dia-a-dia da criança ou adolescente.
Isso porque nesta fase, muitas transformações emocionais estão em jogo, e a ideia de que deve passar por períodos de jejum para emagrecer, pode gerar o conceito de que o padrão de beleza ideal é a magreza, assim como é amplamente divulgado pela mídia. Definitivamente, esta não é uma ideia saudável seja para crianças, adolescentes ou adultos.

Existe sim a possibilidade de emagrecer através de reeducação alimentar, assim como você é capaz de aprender coisas novas no decorrer da vida, como um novo idioma ou um ritmo de dança, é possível aprender ou reaprender a se alimentar da forma correta. Basta ter foco e determinação!

Atividade física X Jejum Intermitente combinam?

jejum intermitente
Durante os períodos de jejum recomenda-se não praticar o jejum, pois pode ocorrer falta de energia, levando a hipoglicemia durante o treino, principalmente no início da prática do método, pois seu organismo ainda não estará adaptado.
Sendo assim, se você pratica atividade física regular, o interessante é nunca ir ao treino em jejum.
E então gostou de conhecer sobre o Jejum Intermitente? Se você já fez umdia deste jejum nos conte como que foi aqui nos comentários e se você conhece alguém que pratica e obteve resultados positivos compartilhe conosco.
Até a próxima!
LovLud

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12 Comments

  1. Oi Lud! Posso fazer jejum intermitente durante o protocolo de HCG?

    1. Oi Cris, tudo bom? Depende…. de quantas horas vc quer fazer esse jejum?

  2. Oi Lud! Posso fazer jejum intermitente durante o protocolo de HCG? Assim ficaria mais fácil comer só as 500 calorias. Tô pra iniciar meu primeiro protocolo e tô c essa dúvida.

    1. Oi Cris, tudo bom? Depende…. de quantas horas vc quer fazer esse jejum?

      1. Ah, penso em fazer de 12h a 16h.

        1. Cris, se for apenas essas horinhas não é considerado um jejum intermitente, mas pra vc que faz Hcg acho que é melhor que seja apenas essas horas mesmo, para não correr o risco de uma hipoglicemia de jejum, já que sua dieta já estará bem restrita.
          Bjus

          1. MAS ISSO AJUDARIA A PERDER PESO?

          2. Na dieta hcg, não é necessário.

  3. Oi ludmillla estou na dieta HCG na primeira semana eu perdir todos os dias 500 gramas, agora só perco 100 a 200 gramas, eu não sinto fome e não como, aí como uma maçã ovo cozido pra não ficar fraca, você acha que devo fazer uma caminhada

    1. Narhel, tudo bem? Vc está indo muito bem, e é super normal perder mais no começo e depois diminuir.
      Não é recomendado fazer nenhum tipo de atividade física durante o uso do Hcg. Outra coisa, é importante que vc não fique sem comer, tente fazer todas as refeições permitidas, é normal ficar sem fome por conta do uso do Hcg. Bjos

  4. Oi ludmillla estou na dieta na primeira semana eu perdir todos os dias 500 gramas, agora só perco 100 a 200 gramas, eu não sinto fome e não como, aí como uma maçã ovo cozido pra não ficar fraca, você acha que devo fazer uma caminhada

  5. Boa noite… ja fiz 2 vezes o dia da maca… perco 500 grs e no dia seguinte elas voltam tds… posso fazer o dia do bife??? Ou jejum interminente de 24 hrs??? Se sim, como faco????

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