A amamentação, assim como a gravidez, exige que a nova mãe siga uma dieta saudável e nutritiva em todos os momentos. Uma das grandes dúvidas é se lactante pode comer ovo ou se pode gerar alguma reação negativa no bebê.

A maioria das mães já sabe que o consumo de alimentos específicos deve ser evitado durante a amamentação. Uma vez que esses alimentos podem entrar na corrente sanguínea do bebê através do leite materno, podem ter um impacto negativo em sua saúde.

Um desses alimentos são os ovos, uma rica fonte de proteína. Mas é seguro comer ovos durante a amamentação? Vamos descobrir!

Lactante pode comer ovo durante este período?

lactante pode comer ovo

Foto: PEXELS

A regra básica a ser seguida durante a amamentação é garantir que você receba cerca de 500 calorias extras por dia para atender às necessidades do seu bebê. E a maior parte disso deve vir de alimentos saudáveis.

Os ovos são excelentes para serem consumidos durante a amamentação. De fato, eles podem se tornar uma boa fonte natural de proteína necessária para você e seu bebê. Não há problema em consumi-los algumas vezes por semana.

Quais são os benefícios dos ovos para lactantes?

lactante pode comer ovo

Foto: PEXELS

Agora que sabemos que lactante pode comer ovo, é hora de descobrir alguns dos benefícios que o ovo traz. Consumir ovos durante a gravidez e amamentação é uma boa escolha, já que os ovos são cheios de benefícios à saúde.

Os ovos são ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, vitamina B2, vitamina B12, folato, selênio, fósforo, cálcio, zinco e muitos mais.

O consumo de ovos aumenta os níveis de colesterol bom no corpo, o que reduz o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e muitos outros problemas de saúde.

Além disso, os ovos contêm um composto conhecido como colina, que é importante para muitas funções diferentes do corpo. Eles também são contém diferentes antioxidantes, que oferecem benefícios para a saúde ocular e previnem a catarata.

 

Quais cuidados devo ter no consumo de ovos?

lactante pode comer ovo

Foto: PEXELS

Sabemos que lactante pode comer ovo, mas é preciso alguns cuidados. Embora seja bom consumir ovos enquanto você amamenta, há certos pontos importantes a serem observados.

Primeiro, independentemente de você estar amamentando ou não, você nunca deve consumir ovos crus.

Acredita-se que comer ovos crus enquanto amamenta aumenta o risco de infecções por salmonela. O que pode levar a sintomas como diarreia, vômitos, cólicas estomacais, náusea e febre.

Portanto, é melhor evitar o consumo de alimentos como molho holandês, massa de biscoito crua, molhos de salada e glacê que seja feita de ovos crus.

Também é uma boa ideia fazer exames em seu bebê. Assim irá descobrir quaisquer alergias antes de começar a incluir quaisquer alimentos possivelmente alérgicos em sua dieta enquanto estiver amamentando.

Fique de olho nos sintomas

Se o seu bebé for alérgico a ovos, poderá desenvolver sintomas como náuseas, cãibras abdominais, problemas respiratórios, erupções cutâneas, urticária, vómitos, inchaço da garganta e língua, asma e outras situações de exposição ao ovo.

Se você notar qualquer um desses sintomas em seu bebê, tente evitar consumir ovos por um tempo e veja se os sintomas melhoram.

Tome cuidado também com alimentos industrializados. Um monte de alimentos processados ​​e embalados tendem a conter ovos, o que também pode desencadear reações alérgicas em seu bebê.

Em caso de dúvidas, converse com o pediatra do seu bebê para saber quais outros cuidados devem ser tomados!

IMPORTANTE: As informações fornecidas por este artigo pela nutricionista Michelle Leite não substituem uma consulta com seu médico, ginecologista, nutricionista e não devem ser interpretadas como aconselhamento individual.

Nenhuma omissão ou ação deve ser tomada com base unicamente neste conteúdo. A gravidez e amamentação precisam ser levadas com a maior seriedade, sendo assim consulte seu médico para ter certeza que estas informações são apropriadas para você.

Veja também:

Benefícios Da Batata Doce Para A Saúde

Saiba tudo sobre a pasta de amendoim e seus benefícios

Lactante Pode Comer Ovo? É Seguro Para o Bebê?
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Lactante Pode Comer Ovo? É Seguro Para o Bebê?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat