O período da gravidez e da amamentação sempre foram cercadas de mitos. Alguns desses mitos envolvem se lactante pode comer pimenta ou não. Mas será que a pimenta é realmente nociva a saúde do bebê?

Como sabemos, até os seis meses, o bebê é completamente dependente dos nutrientes do leite materno, e por isso a mulher deve ter muito cuidado com o que consome.

Se você amamenta, com certeza já ouviu falar que pimenta causa cólicas no bebê. Mas realmente, a pimenta afeta de alguma forma o seu filho ou isto não passa de mais um mito?

Lactante pode comer pimenta?

Lactante pode comer pimenta

Foto: PEXELS

É importante saber que enquanto lactante, a pimenta não é o melhor ingrediente para incluir no seu prato.

A pimenta altera o pH do estomago, causando um mal-estar. Isso vale também na gravidez, onde a mulher já está sentindo sintomas como enjoo, azia e refluxo, principalmente no primeiro trimestre. Por ser um alimento forte, a pimenta pode piorar estes sintomas.

A pimenta também pode interferir no funcionamento correto do intestino, deixando-o mais lento, causando intestino preso. Esses efeitos também podem ser sentidos pelo bebê, causando cólicas em recém-nascidos.

Então, lactante pode comer pimenta? É melhor evitar!

Quais outros alimentos devo evitar durante a amamentação?

Lactante pode comer pimenta

Foto: PEXELS

Além da pimenta, outros alimentos também são conhecidos por causar cólicas em bebês. Então, a nossa alimentação nesta fase deve ter muitos cuidados. Alguns alimentos que a mãe deve evitar nesta fase são:

  • Alimentos que contém cafeína, como café, chocolate, refrigerantes, alguns chás como o chá mate e verde;
  • Frutas cítricas, como laranja e limão;
  • Alguns vegetais como brócolis, couve e repolho;
  • Algumas leguminosas, como feijão, grão de bico e lentilha;
  • Oleaginosas, como nozes, amendoim e castanhas;
  • Leite e seus derivados.

Esses alimentos são conhecimentos pelo efeito negativo em bebês. Caso a mãe exagere no consumo de café ou chocolate, por exemplo, o filho corre o risco de ficar hiperativo ou até mesmo desenvolver alguma alergia.

Obviamente, cada organismo funciona de um jeito, então consulte um médico ou nutricionista para esclarecer quaisquer dúvidas em relação a alimentação.

Somente estes profissionais poderão elaborar uma dieta ideal para a mãe que está amamentando.

Também é importante evitar alimentos gordurosos e rico em açúcar, pois como a sua alimentação influencia diretamente na qualidade do seu leite, alimentos considerados ruins para o nosso organismo também não são bons para o bebê.

É importante também ficar atenta em relação ao consumo de bebidas alcoólicas durante a lactação. Assim como o cigarro, o álcool vai diretamente para a corrente sanguínea, o que afeta o leite.

A mãe pode sim apreciar uma taça de vinho ou copo de cerveja em ocasiões especiais, mas de forma bem esporádica.

Além disso, é essencial ter uma alimentação equilibrada durante esta fase. Comer alimentos ricos em ômega 3 e proteínas ajuda e muito no desenvolvimento do bebê.

Fique sempre de olho nas reações do seu filho. A retirada de algum alimento da sua dieta deve ser feita somente quando necessário. Os alimentos acima são de um grupo de risco maior, mas siga sempre as orientações do seu médico!

Lactante pode comer pimenta ou existe alguma restrição?
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Lactante pode comer pimenta ou existe alguma restrição?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat