Açaí é uma fruta super que se tornou famosa por seus benefícios para a saúde, principalmente na luta contra vários tipos de doenças. Muitas vezes é incorporada em dietas como em sucos, polpa, smoothies e até em mesmo suplementos. Apesar do seu grande valor nutricional, muitas mulheres têm dúvidas se lactante pode tomar açaí e se o alimento pode fazer mal para o bebê.

Açaí é conhecido por suas cargas de antioxidantes potentes que você não pode encontrar em outras frutas. Também é rico em vários nutrientes e vitaminas, como vitaminas C e E, cálcio, potássio, carboidratos e muitos outros.

Vamos então descobrir se lactante pode tomar açaí e se é seguro tanto para a mulher quanto para a criança.

Lactante pode tomar açaí ou não?

lactante pode tomar açaí
Sim, lactante pode tomar açaí, assim como mulheres grávidas. Açaí não contém quaisquer ativos adversos e é considerado seguro para a maioria das pessoas, se consumido com moderação.

Claro que há exceções. Por exemplo, se você antes mesmos de amamentar já tenha tido alguma reação alérgica ao açaí, é melhor evitar seu consumo.

Mas se você é lactante e tem medo de consumir açaí por achar que ele pode fazer mal ao seu bebê, saiba que isto não passa de um mito. Açaí é rico em ácidos graxos essenciais, como ômega 3.

dieta_hcg
Esses ácidos graxos desempenham um papel importante no desenvolvimento do cérebro e visão de seus filhos. Além disso, possui diversos outros benefícios para as lactantes, como:

  1. Boa fonte de antioxidantes

lactante pode tomar açaí
A quantidade de antioxidantes encontrados no açaí é alta. Esses antioxidantes são úteis no controle da atividade dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são produzidos em nosso organismo e podem e danificar as células.

À medida que mais e mais células morrem, mais e mais radicais livres são produzidos. Os antioxidantes ajudam a neutralizar esses radicais livres.

  1. Alta teor de fibras dietéticas

lactante pode tomar açaí
O açaí é rico em fibras dietéticas. A fibra dietética ajuda na digestão e limpeza do intestino delgado, além de absorverem bastante água, ajudando qie sofre de intestino preso.

  1. Aminoácidos essenciais

lactante pode tomar açaí
Açaí tem uma grande quantidade de aminoácidos essenciais. Em outras palavras, a proteína encontrada no açaí tem aqueles aminoácidos que não podem ser sintetizados pelo corpo humano.

  1. Traz grandes benefícios para os bebês

lactante pode tomar açaí

Outra dúvida recorrente é se mulheres grávidas podem consumir açaí. O açaí, sendo um fruto rico em nutrientes, pode ser incluído na sua dieta de gravidez. Os aminoácidos presentes promovem o crescimento fetal. A abundância de minerais e vitaminas vitais promove o desenvolvimento adequado do seu feto.

Além disso, a mulher que está amamentando precisa garantir uma alimentação diversa para garantir saúde tanto para si mesma quanto para o bebê. O açaí é um ótimo alimento, e pode ser consumido normalmente por mulheres grávidas e lactantes.

Lógico que não se deve exagerar, pois apesar de ser um alimento poderoso, o exagero pode trazer reações adversas. Além disso, para garantir a absorção dos benefícios do açaí, beba bastante água para recuperar os líquidos perdidos na amamentação!

IMPORTANTE: As informações fornecidas por este artigo pela nutricionista Michelle Leite não substituem uma consulta com seu médico, ginecologista, nutricionista e não devem ser interpretadas como aconselhamento individual.

Nenhuma omissão ou ação deve ser tomada com base unicamente neste conteúdo. A gravidez e amamentação precisam ser levadas com a maior seriedade, sendo assim consulte seu médico para ter certeza que estas informações são apropriadas para você.

Veja também: Conheça Todos Os Benefícios Do Açaí Para A Saúde

 

Author

Ludmilla Pessotti é CEO e idealizadora do Balança Certa. Com faculdade de Administração, Marketing e Moda. Fez também diversos cursos de coaching, alta performance, desenvolvimento pessoal, entre outros, onde conseguiu conectar as melhores áreas para criar um site colaborativo criado para levar vida saudável a toda a população.