Açaí é uma fruta super que se tornou famosa por seus benefícios para a saúde, principalmente na luta contra vários tipos de doenças.
Muitas vezes é incorporada em dietas como em sucos, polpa, smoothies e até em mesmo suplementos. Apesar do seu grande valor nutricional, muitas mulheres têm dúvidas se lactante pode tomar açaí e se o alimento pode fazer mal para o bebê.
Açaí é conhecido por suas cargas de antioxidantes potentes que você não pode encontrar em outras frutas. Também é rico em vários nutrientes e vitaminas, como vitaminas C e E, cálcio, potássio, carboidratos e muitos outros.
Vamos então descobrir se lactante pode tomar açaí e se é seguro tanto para a mulher quanto para a criança.
CLIQUE AQUI PARA EMAGRECER COM SAÚDE
Lactante pode tomar açaí ou não?
Sim, lactante pode tomar açaí, assim como mulheres grávidas. Açaí não contém quaisquer ativos adversos e é considerado seguro para a maioria das pessoas, se consumido com moderação.
Claro que há exceções. Por exemplo, se você antes mesmos de amamentar já tenha tido alguma reação alérgica ao açaí, é melhor evitar seu consumo.
Mas se você é lactante e tem medo de consumir açaí por achar que ele pode fazer mal ao seu bebê, saiba que isto não passa de um mito. Açaí é rico em ácidos graxos essenciais, como ômega 3.
Esses ácidos graxos desempenham um papel importante no desenvolvimento do cérebro e visão de seus filhos. Além disso, possui diversos outros benefícios para as lactantes, como:
-
Boa fonte de antioxidantes
A quantidade de antioxidantes encontrados no açaí é alta. Esses antioxidantes são úteis no controle da atividade dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são produzidos em nosso organismo e podem e danificar as células.
À medida que mais e mais células morrem, mais e mais radicais livres são produzidos. Os antioxidantes ajudam a neutralizar esses radicais livres.
-
Alta teor de fibras dietéticas
O açaí é rico em fibras dietéticas. A fibra dietética ajuda na digestão e limpeza do intestino delgado, além de absorverem bastante água, ajudando qie sofre de intestino preso.
-
Aminoácidos essenciais
Açaí tem uma grande quantidade de aminoácidos essenciais. Em outras palavras, a proteína encontrada no açaí tem aqueles aminoácidos que não podem ser sintetizados pelo corpo humano.
-
Traz grandes benefícios para os bebês
Outra dúvida recorrente é se mulheres grávidas podem consumir açaí. O açaí, sendo um fruto rico em nutrientes, pode ser incluído na sua dieta de gravidez.
Os aminoácidos presentes promovem o crescimento fetal. A abundância de minerais e vitaminas vitais promove o desenvolvimento adequado do seu feto.
Além disso, a mulher que está amamentando precisa garantir uma alimentação diversa para garantir saúde tanto para si mesma quanto para o bebê. O açaí é um ótimo alimento, e pode ser consumido normalmente por mulheres grávidas e lactantes.
Lógico que não se deve exagerar, pois apesar de ser um alimento poderoso, o exagero pode trazer reações adversas. Além disso, para garantir a absorção dos benefícios do açaí, beba bastante água para recuperar os líquidos perdidos na amamentação!
IMPORTANTE: As informações fornecidas por este artigo pela nutricionista Michelle Leite não substituem uma consulta com seu médico, ginecologista, nutricionista e não devem ser interpretadas como aconselhamento individual.
Nenhuma omissão ou ação deve ser tomada com base unicamente neste conteúdo. A gravidez e amamentação precisam ser levadas com a maior seriedade, sendo assim consulte seu médico para ter certeza que estas informações são apropriadas para você.
VEJA TAMBÉM:
Reeducação Alimentar – Indicada por Nutricionistas
Como emagrecer de forma rápida e ter mais clareza mental e foco.
Dieta do ovo para eliminar até 8 quilos em apenas 2 semanas
Aprenda a comer limpo, e ter um corpo blindado e cheio de imunidade
Dicas de nutricionistas para uma vida sem glúten mas com muito gosto!
Passo a Passo de uma boa alimentação infantil para crianças mais fortes e saudáveis
Aprenda a viver bem sem lactose e se livre das alergias e intolerâncias