Indicado especialmente para sintomas como dores de cabeça e febre, a dipirona monoidrata é um dos principais remédios vendidos sem prescrição médica. Porém, muitas mulheres têm dúvidas se lactante pode tomar dipirona ou é proibido.
A dipirona é medicamento muito eficaz, além de ser amplamente usado e conhecido, muito por conta de seu preço baixo. Mas toda essa eficácia pode ser restrita para as lactantes!

Lactante pode tomar dipirona?

lactante pode tomar dipirona
Essa é uma dúvida muito recorrente, mas assim como na gestação, lactante não pode tomar dipirona. Porque? Já foi comprovado por diversas pesquisas que o uso da dipirona na gestação é perigoso para a saúde do bebê.
Os maiores riscos estão no primeiro e no último trimestre, que as fases críticas da formação da criança. No primeiro trimestre, é a formação do embrião, onde o risco de um aborto espontâneo é maior. O uso da dipirona nesta fase pode causar má formação.

dieta_hcg
E o último trimestre requer cuidados e repouso, para evitar um parto prematuro. Além disso, a dipirona no último trimestre pode prejudicar a coagulação sanguínea da mãe e do bebe, podendo ocasionar complicações no parto.
No período de lactação, também são necessários cuidados. Nesta fase, o bebê até os 6 meses é dependente de tudo que vem do seu leite. Assim, ele consome o que o seu organismo produz.
Por esta razão, alguns medicamentos, como a dipirona, são contraindicados para quem está amamentando, pois, seus componentes químicos serão transmitidos para o leite.
Quando os componentes da dipirona são consumidos pelo seu filho através do aleitamento, pode fazer mal ao seu organismo. Caso não encontre nenhuma outra alternativa a dipirona, a recomendação é aguardar 48 horas antes de amamentar seu filho novamente. Este tempo é necessário para que os resquícios do remédio saem do seu organismo.

Não se automedique!

lactante pode tomar dipirona

Respondida a dúvida se lactante pode tomar dipirona ou não, outra dúvida que surge é quais medicamentos são liberados na fase de lactação. Um dos remédios liberados para tratar dores de cabeça é o paracetamol, que também pode ser indicado para lactantes.
Porém, nunca se automedique. Caso venha sentir alguma dor de cabeça ou febre, é recomendável sempre procurar um especialista antes de ingerir qualquer medicação, mesmo aqueles que você costumava a tomar antes de engravidar e amamentar.
Lembre-se que seu filho depende do seu leite, e tudo o que você ingere irá afetá-lo de certa forma. O tratamento para dores e febre deve ser definido pelo seu médico, seguindo sempre a dose receitada.
Caso a sua dor não passe com a medicação indicada, procure novamente o doutor para avaliar o uso de remédios mais fortes. Então, nada de sair de automedicando.
É comum lactantes sentir dores de cabeça, assim como gestantes, mas essa dor é mais amena e nem sempre é necessários remédios. Algumas mudanças de hábitos podem surtir efeitos.
Porém, é importante ressaltar que o uso da dipirona, assim como de qualquer outro medicamento, traz problemas ao desenvolvimento do seu filho. Antes de tomar qualquer remédio, veja com seu médico a possibilidade outros tratamentos que podem ajudar no alívio das dores de cabeça.

Você pode gostar

Suplementos Vitamínicos Na Dieta HCG (atualizado)

Suplementos Vitamínicos na Dieta HCG te ajudam para que sua dieta seja…

Lactante pode comer pimenta ou existe alguma restrição?

O período da gravidez e da amamentação sempre foram cercadas de mitos.…

Lactante Pode Comer Abacate?

Lactante Pode Comer Abacate? Se durante a gravidez devemos ter bastante cuidado…

Onde Comprar HCG Original?

Onde Comprar HCG Original? Gente eu recebo diariamente muitas perguntas sobre onde…