Indicado especialmente para sintomas como dores de cabeça e febre, a dipirona monoidrata é um dos principais remédios vendidos sem prescrição médica. Porém, muitas mulheres têm dúvidas se lactante pode tomar dipirona ou é proibido.

A dipirona é medicamento muito eficaz, além de ser amplamente usado e conhecido, muito por conta de seu preço baixo. Mas toda essa eficácia pode ser restrita para as lactantes!

Lactante pode tomar dipirona?

lactante pode tomar dipirona

Foto: PEXELS

Essa é uma dúvida muito recorrente, mas assim como na gestação, lactante não pode tomar dipirona. Porque? Já foi comprovado por diversas pesquisas que o uso da dipirona na gestação é perigoso para a saúde do bebê.

Os maiores riscos estão no primeiro e no último trimestre, que as fases críticas da formação da criança. No primeiro trimestre, é a formação do embrião, onde o risco de um aborto espontâneo é maior. O uso da dipirona nesta fase pode causar má formação.

E o último trimestre requer cuidados e repouso, para evitar um parto prematuro. Além disso, a dipirona no último trimestre pode prejudicar a coagulação sanguínea da mãe e do bebe, podendo ocasionar complicações no parto.

No período de lactação, também são necessários cuidados. Nesta fase, o bebê até os 6 meses é dependente de tudo que vem do seu leite. Assim, ele consome o que o seu organismo produz.

Por esta razão, alguns medicamentos, como a dipirona, são contraindicados para quem está amamentando, pois, seus componentes químicos serão transmitidos para o leite.

Quando os componentes da dipirona são consumidos pelo seu filho através do aleitamento, pode fazer mal ao seu organismo. Caso não encontre nenhuma outra alternativa a dipirona, a recomendação é aguardar 48 horas antes de amamentar seu filho novamente. Este tempo é necessário para que os resquícios do remédio saem do seu organismo.

Não se automedique!

Respondida a dúvida se lactante pode tomar dipirona ou não, outra dúvida que surge é quais medicamentos são liberados na fase de lactação. Um dos remédios liberados para tratar dores de cabeça é o paracetamol, que também pode ser indicado para lactantes.

Porém, nunca se automedique. Caso venha sentir alguma dor de cabeça ou febre, é recomendável sempre procurar um especialista antes de ingerir qualquer medicação, mesmo aqueles que você costumava a tomar antes de engravidar e amamentar.

Lembre-se que seu filho depende do seu leite, e tudo o que você ingere irá afetá-lo de certa forma. O tratamento para dores e febre deve ser definido pelo seu médico, seguindo sempre a dose receitada.

Caso a sua dor não passe com a medicação indicada, procure novamente o doutor para avaliar o uso de remédios mais fortes. Então, nada de sair de automedicando.

É comum lactantes sentir dores de cabeça, assim como gestantes, mas essa dor é mais amena e nem sempre é necessários remédios. Algumas mudanças de hábitos podem surtir efeitos.

Porém, é importante ressaltar que o uso da dipirona, assim como de qualquer outro medicamento, traz problemas ao desenvolvimento do seu filho. Antes de tomar qualquer remédio, veja com seu médico a possibilidade outros tratamentos que podem ajudar no alívio das dores de cabeça.

Lactante pode tomar dipirona ou é proibido o seu uso durante esta fase?
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Lactante pode tomar dipirona ou é proibido o seu uso durante esta fase?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat