Low Carb alimentos permitidos - Fala Nutricionista

Low Carb alimentos permitidos - Fala Nutricionista

Low Carb alimentos permitidos é o que você quer ver hoje, né? Para isso nossa equipe de nutricionistas se juntou e fez um resumão para te auxiliar nessa jornada.
Primeiramente é bom saber que os hábitos alimentares mudaram muito nos últimos 50 anos e passamos a comer alimentos ultra processados,  criandos com sabores, cheiros e cores artificiais.
Veja também:  Dieta low carb emagrece de verdade?
O que você precisa saber é que quanto mais processado é um alimento, mais danos ele pode trazer à nossa saúde! A proposta da low carb portanto é comer comida de verdade. Mas primeiramente o que é comida de verdade?
Comida de verdade é aquela que a natureza disponibiliza, em sua forma mais íntegra e menos processada possível. São carnes, ovos, frutas, verduras, legumes e vegetais.
A seguir iremos conhecer quais são as comidas de verdade que são permitidas no estilo de vida low carb.

CARNES – Low carb alimentos permitidos

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Há algumas décadas atrás as gorduras saturadas – ou seja, gorduras provindas de animais – foram caracterizadas como as gorduras do mal e as recomendações eram evitá-las a qualquer custo.
Veja Também: Dieta low carb mitos e verdades
Porém, essas informações estavam erradas, e hoje sabemos que devemos priorizar esse tipo de alimento, por conter boas fontes de gorduras e proteínas.

OVOS – Low carb alimentos permitidos

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O consumo de ovos já foi criticado com o argumento de que o colesterol presente na gema poderia ser prejudicial à saúde, porém isso não é verdade. 
Em contraste com o que temos de informações atuais, e com embazamento científico, onde o ovo é o segundo melhor alimento para o seu humano, perdendo apenas para o leite materno.
Contudo sabemos que os ovos devem fazer parte de uma alimentação saudável, sendo uma excelente fonte de proteína, e muito da sua riqueza nutricional está na sua gema. É rico também em vitamina A, D, B2 e minerais.
Veja Também: Dieta low carb funciona?
Na dieta low carb, o ovo é um alimento coringa, pois pode ser usado tanto no café da manhã, quanto no almoço ou no jantar. Não existe um limite de quantidade por dia, porém é muito importante que você varie sua alimentação, tentando ingerir sempre alimentos diferentes, evitando a monotonia alimentar.

LATICÍNIOS – Low carb alimentos permitidos

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  • Creme de leite: Basicamente composto da nata do leite integral, por meio de evaporação e centrifugação. Possui baixa quantidade de carboidratos e alta quantidade de proteínas, portanto é considerado um bom alimento low carb.
  • Iogurte natural integral: O iogurte é um produto diário simples, com muitos benefícios. O iogurte é obtido a partir da fermentação do leite por Lactobacillus gênero de bactérias. Por ser um laticínio de baixo índice glicêmico e é sim liberado na dieta low carb. Além de que é fácil e barato para preparar em casa, sendo assim, um ótimo complemento para sua dieta.
  • Coalhada: A coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo. Tem um índice glicêmico baixo, isso é, não altera a insulina de forma significativa no sangue, logo pode ser consumida na dieta low carb.
  • Queijos: São diversos os tipos de queijos permitidos.
  • Leite de vaca: O leite de vaca é um alimento muito nutritivo e cheio de vitaminas. No entanto, é bastante elevado em carboidratos.

Atualmente existem substitutos leites de fontes vegetais, que podem ser consumidos na dieta low carb, são eles:

  • Leite de coco;
  • Leite de amêndoas;
  • Leite de castanhas.

Se você se interessar no nosso guia da dieta low carb você tem a receita e o passo a passo de como preparar esses leites, porém caso não queira fazer, eles são vendidos já prontos na maioria dos supermercados, só que o valor é bem elevado, mas mesmo assim vale a pena.

GORDURAS

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As fontes boas de gorduras são importantíssimas na dieta low carb, pois além de todos os benefícios já mencionados nesse e-book, além disso elas ainda, irão auxiliar na sua saciedade, fazendo com que você se sinta “cheio” antes que você coma em excesso.
Isso irá ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Ou seja, é simplesmente maravilhoso para quem está fazendo a low carb!

  • Óleo de coco: O óleo de coco auxilia no bom funcionamento intestinal, na melhora da resposta imunológica e também na redução da gordura abdominal. Ele tem gostinho de coco e você pode ser utilizado em saladas, em vegetais grelhados e até para grelhar carnes, peixes e aves.
  • Manteiga e ghee: A manteiga vem da gordura do leite e tem uma quantidade mínima de carboidratos, por conta disso ela faz parte da dieta low carb.
  • Banha de porco: Por ser considerada uma gordura natural e não ter substâncias químicas que causam doenças, as banhas de porco podem ser consumidas para preparo das suas receitas. Você pode encontrá-las principalmente em feiras livres ou açougues. Evite comprar no supermercado, pois geralmente as banhas de porco vendidas lá são mais caras e sem qualidade.

Existe um limite de gorduras na low carb?

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Quando se fala da relação entre gordura e dieta low carb, é importante dizer que você deve ter bom senso.
Isso porque a dieta low carb permite o consumo das gorduras naturais presentes nos alimentos, porém você deve lembrar que o equilíbrio é importante, evitando as gorduras trans presentes nos alimentos industrializados.
A gordura hidrogenada e o óleo de palma também são ricos em gorduras trans, que aumentam o risco de sobrepeso e/ou obesidade e doenças crônicas.

FRUTAS – Low carb alimentos permitidos

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Nem todas as frutas são low carb, pois algumas contêm um alto teor de frutose, que é uma fonte de carboidrato.
O ideal é que no início da dieta, ou seja, nas duas primeiras semanas, você evite o consumo de frutas, mesmo as de baixo índice glicêmico, para não correr o risco de gastar a sua cota diária de carboidratos apenas com o açúcar das frutas, ficando sem energia para o resto do dia.
Após as duas primeiras semanas, que é a fase de adaptação da dieta e maior perda de peso, você deve dar preferência às frutas de baixo índice glicêmico.

  • Abacate
  • Pequi
  • Limão
  • Maracujá
  • Morango
  • Coco
  • kiwi
  • Mirtilo
  • Pitanga
  • Framboesa
  • Amora
  • Acerola
  • Cereja
  • Groselha preta
  • Mamão papaia (moderação)
  • Mexerica (moderação)
  • Pêssego (moderação)
  • Goiaba (moderação)
  • Melão (moderação)
  • Maçã (moderação)

ADOÇANTES – Permitidos na low carb

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  • Stévia: A stévia é umadoçante natural que ao ser consumido não eleva os níveis de glicose no sangue tão drasticamente quanto o açúcar refinado.
    É vendido em pó ou líquido e tem um poder de adoçar até 300 vezes maior que o açúcar.
    Os adoçantes à base de stévia podem parecer bem caros quando comparados aos adoçantes artificiais, mas por sua grande capacidade de adoçar, eles duram bem mais e ainda pode ser usada para fins culinários.
    O único fator contra é que ela pode deixar um gosto residual amargo.
  • Sorbitol: Extraído de algas marinhas e frutas (maçã e ameixa) adoça 50% mais que a sacarose (açúcar refinado). Ele é muito utilizado na composição de outros adoçantes naturais e artificiais, por isso vale prestar atenção aos rótulos. Como contraindicação ele apresenta ação laxativa.
  • Xilitol: Adoçante natural derivado do milho. Além de ter uma aparência e sabor parecido com o açúcar convencional, ele possuibaixo índice glicêmico. A sua principal vantagem é para diabéticos, porque ele não afeta a insulina e por ter uma quantidade reduzida de calorias também é ideal para quem está fazendo dietas de redução de peso.

OLEAGINOSAS E SEMENTES

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  • Amêndoas
  • Amendoim
  • Avelãs
  • Castanha-do-pará
  • Castanha-de-caju
  • Nozes
  • Macadâmias
  • Pasta de amendoim (sem açúcar)
  • Dividir
  • Linhaça
  • Avelã
  • Macadâmia
  • Pistache
  • Castanha de caju
  • Semente de abóbora
  • Semente de girassol
  • Gergelim

VERDURAS E LEGUMES

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Você deve dar preferência às verduras e legumes de baixo índice glicêmico, como:

  • Tomate
  • Espinafre
  • Jiló
  • Pepino
  • Abobrinha
  • Acelga
  • Agrião
  • Aipo
  • Alcachofra
  • Abóbora
  • Quiabo
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Alface
  • Cenoura crua
  • Alface
  • Azeitona
  • Berinjela
  • Cebola
  • Chicória
  • Couve
  • Vagem
  • Cogumelos
  • Rabanete
  • Pimentão
  • Repolho
  • Maxixe

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12 Comments

  1. Bom dia! Ou seja, é permitido tomar leite 0%lactose na low carb?

  2. Olá… Voce pode me informar se posso, consumir extrato de soja na dieta low? Não achei a farinha de amêndoas e acabei substituindo por extrato de soja.

    1. Re, tudo bem? Infelizmente na dieta low carb soja é um dos alimentos proibidos. Vc pode usar farinha de coco, de castanhas, de linhaça, chia… etc.

  3. Estou fazendo jejum intermitente 8×16 e pensando em entrar na dieta Low Carb, porém tenho dúvidas, devo diminuir muito a quantidade de frutas que como? Por exemplo, sempre depois do almoço como 1 pêssego, durante as horas da janela de alimentação por comer bananas, maçãs, chupar laranja…

    1. Gabriel, tudo vai depender do tipo de dieta low carb e do que mais vc vai comer durante o dia. A principio algumas dessas frutas não são permitidas pelo alto teor de frutose, vc teria que adequar a quantidade de carboidrato diária de acordo com seu objetivo. bjs

  4. Bom dia .
    Tudo bem ?
    Eu fiz a misturas de 3 ingrrdientes para ser um termogênico natural gostaria de saber se na dieta low carb eles são permitidos
    Pó de guaraná + pó de gengibre + pó de canela
    Outra pergunta , porém foge um pouco do tema da página
    Estou também fazendo jejum intermitente
    Seria mais recomendado tomar esse termogênico natural quando eterminar o horário de comer , assim tomar antes do início do jejum
    Ou antes da janela para se alimentar ??
    Esses ingredientes quebrariam o meu jejum ??
    Mto obrigado

    1. Não pode gatona, o pó de guaraná tem carboidratos e não entraria na low carb… a não ser que vc regule o restante dos carboidratos do dia.
      O pó de guaraná quebra o jejum sim, pois tem calorias. Tome depois. bjs

  5. Qual a porçao de semente de abobora é semente de girassol que posso comer na dieta low carb, faço alternado com jejum intermitente. Obrigada.

    1. Essas oleagenosas pode comer tranquuila, tente não passar de uma mão cheia, pois deixa a pele do rosto muito oleosa. Porém como vc está fazendo o jejum junto, melhor ainda…não veja quantidade e sim tente fazer grandes refeições para aguentar fica mais tempo ainda sem comer. Jejum é vida!!!

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