A dieta low carb, como o próprio nome sugere, é uma dieta com baixas quantidades de carboidrato, rica em gorduras boas e proteínas de alto valor biológico.

Neste momento você deve estar se perguntando: “Mas como uma dieta rica em gorduras pode me levar a emagrecer? ”. Eu respondo! Comprovadamente, por meio de estudos e artigos científicos, uma dieta rica em gorduras traz mais saciedade em relação a uma dieta rica em carboidratos.

Além disso, o objetivo de uma dieta low carb é fazer a modulação da glicemia, evitando os picos de insulina e, portanto, o acúmulo de gordura. A partir de agora, você vai entender melhor como tudo funciona.

Low Carb Como Funciona

Low Carb Como Funciona?

Nossa alimentação é composta basicamente por carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, fibras e água. Quando você tem uma dieta onde à base são os carboidratos simples, o seu pâncreas se vê obrigado a produzir mais insulina para levar essa glicose para o seu devido destino, onde será transformada em energia.

No entanto, as células não conseguem absorver toda a glicose contida nos alimentos fonte de carboidrato. Sendo assim, o organismo trata de dar dois destinos para a insulina que foi produzida em excesso, que são:

  • Seu armazenamento no fígado e nos tecidos musculares em forma de glicogênio;
  • Seu estoque no tecido adiposo em forma de gordura, onde aparecem os indesejáveis “pneuzinhos”

O que acontece é que, com os conhecidos picos de insulina pelo excesso de alimentos ricos em glicose, você sentirá vontade de comer ainda mais alimentos fonte de carboidratos. Em seguida aumenta a quantidade de glicose circulante no sangue, gerando novos picos de insulina, e forma-se um ciclo VICIANTE, que tem como resultado o ganho de peso, pois você nunca estará suficientemente saciada (o).

Veja também: Conheça a diferença entre intolerância e alergia alimentar.

Surge então a dieta low carb que está conquistando cada vez mais adeptos por sua proposta diferenciada: que você não precisa se limitar às quantidades ingeridas, muito menos ficar contando calorias. Muito pelo contrário, nesta dieta você pode comer até que se sinta satisfeito (o). Esta é uma forma de controlar a compulsão alimentar, que já faz parte da rotina de muitos adeptos de dietas com restrição alimentar e de baixíssimas calorias.

Se em algum momento da sua vida, você já fez essas “dietas malucas” que privam você de comer muitos alimentos, e o pouco que come tem que ficar controlando e contando calorias, já deve ter passado pela seguinte situação:

Nos primeiros meses de dieta, seu corpo responde muito bem à mudança alimentar, e ocorre uma rápida perda de peso que te deixa extremamente feliz! No entanto, com o passar do tempo as primeiras dificuldades começam a aparecer. Seu metabolismo passa a ficar mais lento e a perda de peso, consequentemente, já não é mais a mesma. Além disso, em algum momento da dieta você volta a comer tudo que tem vontade, e na maioria das vezes em dobro.

Low Carb Como Funciona

O que vai acontecer então é o ganho de peso, acompanhado de muita frustração e que leva você a um ciclo vicioso, no qual se come mais para compensar o sentimento ruim de não ter conseguido alcançar os seus objetivos, e comendo mais você engorda; esse é um ciclo que parece não ter fim.

Você se enxergou nessa situação? Então a dieta low carb pode ser a solução que você tanto busca. Isso porque ela dá a liberdade de comer o quanto e quando quiser, sem restrição de horários e quantidades. Com isso, esse tipo de dieta influencia diretamente no seu psicológico.  Fazendo você já iniciar a dieta com uma motivação a mais, porque sabe que não é uma dieta restritiva como tantas outras que existem por aí.

Low Carb Como Funciona

Veja também: Suplementos na dieta hCG.

Low Carb Como Funciona em meu organismo?

Além de auxiliar no processo de emagrecimento, a dieta low carb auxilia no ganho de disposição física e na prevenção e tratamento de muitas doenças, por exemplo:

  • Síndrome de ovário policístico
  • Diabetes gestacional
  • Refluxo gastroesofágico
  • Esquizofrenia
  • Doenças crônico-degenerativas
  • Doenças articulares
  • Tireoide de Hashimoto
  • Fertilidade
  • Acne
  • Doenças neurológicas
  • Função respiratória
  • No aumento do HDL, diminuindo LDL e triglicérides
  • Melhora da sensibilidade à insulina
  • Controle da pressão arterial

Quer ficar por dentro de todos novos artigos, ebooks, cardápios e muito mais? Clique aqui e entre na nossa lista de leitores VIPS e receba diretamente no seu e-mail quando colocarmos algo novo.

LovLud  : )

 

Low Carb Como Funciona?
5 (100%) 2 votes

2 comentários para "Low Carb Como Funciona?"

  1. Mariana disse:

    Muito top suas Receitas parabens pelo site Deus Abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *