Low carb e colesterol – Existe relação?

Low carb e colesterol, afinal de contas existe relação da alta do colesterol logo após se iniciar uma alimentação focada em gorduras e caixa em carboidratos?
Uma das maiores dúvidas sobre a dieta low carb é sobre a liberação do consumo de gorduras saturadas.
Muita gente ainda tem a falsa ideia de que o consumo de gorduras saturadas estaria associada ao aumento do colesterol e doenças cardiovasculares.

Dúvida nornal nos dias de hoje – low carb e colesterol

Primeiramente devemos dizer que essa dúvida da relação entre low carb e colesterol, existe, pois durante muito tempo a recomendação erronea era de uma dieta com poucas gorduras para prevenção da obesidade.
Veja também:  Dieta low carb emagrece de verdade?
Porém depois que isso começou a ser implantado por incrível que pareça foi quando a obesidade realmente começou a crescer. Ou seja, será que a dieta low carb tem mesmo relação com o colesterol?

Gordura saturada faz mal?

H093025-F00000-J296-2000x0 MEU LABORATÓRIO
Caso, ainda tenha dúvidas sobre o que é a gordura saturada, entenda: é a gordura que a natureza nos dá, as chamadas “gorduras naturais”.

Gordura saturada – low carb e colesterol

Então temos como principais representantes: gorduras das carnes e aves, banha de porco, manteiga, queijos, óleo de coco e azeite. E todas essas gorduras fazem muito bem a saúde.
Veja Também: Dieta low carb mitos e verdades
Primordialmente vamos pensar?  Afinal de contas como você teria a necessidade de tomar por exemplo óleo de peixe em cápsulas, ômega 3 que também é óleo, ou cápsulas de óleo de coco se elas fizessem mal a saúde? Faz sentido isso?
low carb e colesterol

Graças a você

Graças a curiosidade e inteligencia de vocês, pesquisadores e incansáveis em encontrar a verdade, que hoje sabemos que as gorduras naturais nunca fizeram mal.
Inclusive nunca foram as principais responsáveis pelas doenças relacionadas ao coração e obesidade.
Levando a relação da low carb com o colesterol para longe da nossa realidade atual.
Afinal essas gorduras boas estão presentes na alimentação humana há milhares de anos, e doenças do coração existem a menos de 100 anos na humanidade.

Corrupção lucrativa

Esse mito sobre as gorduras naturais serem as vilãs surgiram de uma má ciência, disputa de poder, dinheiro e falta de ética.
Resumidamente falando, quem lucrou com isso foi a indústria alimentícia e os políticos que vivem de propina.
Foram eles que por dinheiro e lucro criaram o mito de que uma alimentação low carb e tem relação com o colesterol.
Veja Também: Dieta low carb mitos e verdades

Evidências científicas – low carb e colesterol

Mesmo com todos os estudos de alto nível de evidências provando que a gordura natural dos alimentos low carb, não são prejudiciais à saúde, ainda encontramos resistência por parte das pessoas em abrir mão dessa crença.
A alimentação ocidental é carregada de carboidratos como o açúcar e a farinha refinada, alimentos que passaram a prevalecer na alimentação.
Ao mesmo tempo em que doenças crônicas não transmissíveis passaram a aumentar. Coincidência? Pode ter certeza que não!

E o colesterol?

colesterol CARE PLUS
Em 2015 foi noticiado que o colesterol nos alimentos não é preocupação.

O que é a verdade?

Infelizmente essa notícia não foi devidamente noticiada pela mídia no Brasil, mas para você ter uma ideia a frase:
“Colesterol não é considerado um nutriente para preocupação de consumo em excesso”. – está escrita na nova cartilha que orienta a alimentação para a população americana.
Ou seja, lá eles já tem até mesmo por informação do governo que low carb e colesterol não tem ligação nenhuma. Mas não espere a mesma prudência no governo brasileiro.

Colesterol não é doença – low carb e colesterol

Vamos te explicar: ao contrário do que se pensa o colesterol não é uma doença, nem algo ruim que precisa ser controlado.
A maior prova disso é que o fígado é capaz de produzi-lo. Aliás apenas 15% do colesterol que circula no sangue vem do que você come.
Os outros 85% são provenientes do fígado. E o fígado produz colesterol a partir do que? Sim, carboidratos!  ⠀
Sendo assim, em relação a low carb e colesterol, não são os ovos com manteiga que elevam o seu colesterol, e sim o pão branco e o café com leite adoçado com açúcar.

Sem desespero – low carb e colesterol

Mesmo que seu colesterol esteja com valores considerados altos não se desespere, pois, níveis elevados de colesterol não aumentam o risco cardiovascular.
Outro mito que surgiu a partir de estudos ruins, falta de ética e influência política.
Com uma alimentação low carb você estaria descartando da sua vida tudo que fosse feito de trigo, e com isso vai parar de consumir todos os produtos que contém glúten.

Sua doença vale muito

E você pode ter certeza de uma coisa, quase todos os alimentos industrializados possuem glúten. Afinal ele é barato, fácil de plantar, e te faz mal e com isso logo vai acabar precisando recorrer a medicamentos, ou seja, mais lucro.
Nos exames o que realmente importa é a relação entre as frações de colesterol e os valores de triglicerídeos.
Então, se você seguir em uma dieta restritiva de gorduras, você não vai mudar muito os níveis de seu colesterol sanguíneo.

A dieta low carb reduz o colesterol?

low carb e colesterol REVISTA CIRCUITO
A ideia de que precisamos limitar o consumo de gordura saturada e colesterol fez as pessoas consumirem uma dieta rica em carboidratos refinados, como pães, biscoitos e demais farináceos.

Pandemia mundial

Semelhantemente isso levou há uma epidemia de obesidade piorando muito o perfil lipídico dessas pessoas em todo o território mundial.
Então, se você tem exames com colesterol com resultados ditos ruins pelo seu médico, especialmente de triglicérides (que são causados pelo consumo excessivo de carboidratos e não de gorduras), ao iniciar uma dieta low carb esses resultados do colesterol provavelmente irão melhorar.
low carb e colesterol
Lembre-se apenas que gorduras industrializadas (óleos refinados, margarinas, etc.) não estão incluídas nesses benefícios!
Deixe escrito nos comentários qual é a comida mais gordurosa que você mais ama, que vamos dizer se ela é ou não low carb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Ola!

Entre em contato comigo via whatsapp para falarmos sobre o que quiser :)

× Como posso te ajudar?