Os hábitos alimentares mudaram muito nos últimos 50 anos e passamos a comer alimentos ultra processados e criando comidas falsas com sabores e cores artificiais e gorduras industrializadas extremamente ruins para nossa saúde (gorduras trans).

O que você precisa saber é que quanto mais processado é um alimento, mais danos ele pode trazer à nossa saúde! A proposta da low carb é comer mais comida de verdade. E o que é comida de verdade?

Comida de verdade é aquela que a natureza disponibiliza, em sua forma mais íntegra e menos processada possível. São carnes, gorduras saturadas, tubérculos, vegetais, laticínios…

A seguir iremos conhecer quais são as comidas de verdade que são permitidas na low carb.

Low Carb O Que Pode Comer? CARNES

Há algumas décadas atrás as gorduras saturadas – ou seja, gorduras provindas de animais – foram caracterizadas como as gorduras do mal e as recomendações eram evitá-las a qualquer custo. Porém, essas informações estavam erradas, e hoje sabemos que devemos priorizar esse tipo de alimento, por conter boas fontes de gorduras e proteínas.

Low Carb O Que Pode Comer

Low Carb O Que Pode Comer? OVOS

O consumo de ovos já foi criticado com o argumento de que o colesterol presente na gema poderia ser prejudicial à saúde, porém isso não é verdade.

Hoje sabemos que os ovos devem fazer parte de uma alimentação saudável, sendo uma excelente fonte de proteína, e muito da sua riqueza nutricional está na sua gema. É rico também em vitamina A, D, B2 e minerais.

Na dieta low carb, o ovo é um alimento coringa, pois pode ser usado tanto no café da manhã, quanto no almoço ou no jantar. Não existe um limite de quantidade por dia, porém é muito importante que você varie sua alimentação, tentando ingerir sempre alimentos diferentes, evitando a monotonia alimentar.

Low Carb O Que Pode Comer? LATICÍNIOS

  • Creme de leite: Basicamente composto da nata do leite integral, por meio de evaporação e centrifugação. Possui baixa quantidade de carboidratos e alta quantidade de proteínas, portanto é considerado um bom alimento low carb.
  • Iogurte natural integral: O iogurteé um produto diário simples, com muitos benefícios. O iogurte é obtido a partir da fermentação do leite por Lactobacillus gênero de bactérias. Por ser um laticínio de baixo índice glicêmico e é sim liberado na dieta low carb. Além de que é fácil e barato para preparar em casa, sendo assim, um ótimo complemento para sua dieta.
  • Coalhada: A coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo. Tem um índice glicêmico baixo, isso é, não altera a insulina de forma significativa no sangue, logo pode ser consumida na dieta low carb.
  • Queijos: São diversos os tipos de queijos permitidos.
  • Leite de vaca: O leite de vaca é um alimento muito nutritivo e cheio de vitaminas. No entanto, é bastante elevado em carboidratos.

Atualmente existem substitutos leites de fontes vegetais, que podem ser consumidos na dieta low carb, são eles:

  • Leite de coco;
  • Leite de amêndoas;
  • Leite de castanhas.

Se você se interessar no nosso guia da dieta low carb você tem a receita e o passo a passo de como preparar esses leites, porém caso não queira fazer, eles são vendidos já prontos na maioria dos supermercados.

Low Carb O Que Pode Comer? GORDURAS

As fontes boas de gorduras são importantíssimas na dieta low carb, pois além de todos os benefícios já mencionados nesse e-book, elas ainda, irão auxiliar na sua saciedade, fazendo com que você se sinta “cheio” antes que você coma em excesso. Isso irá ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Ou seja, é simplesmente maravilhoso para quem está fazendo a low carb!

  • Óleo de coco: O óleo de coco auxilia no bom funcionamento intestinal, na melhora da resposta imunológica e também na redução da gordura abdominal. Ele tem gostinho de coco e você pode ser utilizado em saladas, em vegetais grelhados e até para grelhar carnes, peixes e aves.
  • Manteiga (incluindo a manteiga ghee): A manteiga vem da gordura do leite e tem uma quantidade mínima de carboidratos, por conta disso ela faz parte da dieta low carb.
  • Banha de porco: Por ser considerada uma gordura natural e não ter substâncias químicas que causam doenças, as banhas de porco podem ser consumidas para preparo das suas receitas. Você pode encontra-las em feiras livres ou açougues. Evite comprar no supermercado, pois geralmente as banhas de porco vendidas lá são mais caras e sem qualidade.

Low Carb O Que Pode Comer

Existe um limite de gorduras?

Quando se fala da relação entre gordura e dieta low carb, é importante dizer que você deve ter bom senso. Isso porque a dieta low carb permite o consumo das gorduras naturais presentes nos alimentos, porém você deve lembrar que o equilíbrio é importante, evitando as gorduras trans presentes nos alimentos industrializados.

A gordura hidrogenada e o óleo de palma também são ricos em gorduras trans, que aumentam o risco de sobrepeso e/ou obesidade e doenças crônicas.

Low Carb O Que Pode Comer? FRUTAS

Nem todas as frutas são low carb, pois algumas contêm um alto teor de frutose, que é uma fonte de carboidrato. O ideal é que no início da dieta, ou seja, nas duas primeiras semanas, você evite o consumo de frutas, mesmo as de baixo índice glicêmico, para não correr o risco de gastar a sua cota diária de carboidratos apenas com o açúcar das frutas, ficando sem energia para o resto do dia.

Após as duas primeiras semanas, que é a fase de adaptação da dieta e maior perda de peso, você deve dar preferência às frutas de baixo índice glicêmico.

  • Abacate
  • Pequi
  • Limão
  • Maracujá
  • Morango
  • Coco
  • Kiwi
  • Mirtilo
  • Pitanga
  • Framboesa
  • Amora
  • Acerola
  • Cereja
  • Groselha preta
  • Mamão papaia (moderação)
  • Mexerica (moderação)
  • Pêssego (moderação)
  • Goiaba (moderação)
  • Melão (moderação)
  • Maçã (moderação)

Low Carb O Que Pode Comer? ADOÇANTES

  • Stévia: A stévia é umadoçante natural que ao ser consumido não eleva os níveis de glicose no sangue tão drasticamente quanto o açúcar refinado.
    É vendido em pó ou líquido e tem um poder de adoçar até 300 vezes maior que o açúcar.
    Os adoçantes à base de stévia podem parecer bem caros quando comparados aos adoçantes artificiais, mas por sua grande capacidade de adoçar, eles duram bem mais e ainda pode ser usada para fins culinários.
    O único fator contra é que ela pode deixar um gosto residual amargo.
  • Sorbitol: Extraído de algas marinhas e frutas (maçã e ameixa) adoça 50% mais que a sacarose (açúcar refinado). Ele é muito utilizado na composição de outros adoçantes naturais e artificiais, por isso vale prestar atenção aos rótulos. Como contraindicação ele apresenta ação laxativa.
  • Xilitol: Adoçante natural derivado do milho. Além de ter uma aparência e sabor parecido com o açúcar convencional, ele possuibaixo índice glicêmico. A sua principal vantagem é para diabéticos, porque ele não afeta a insulina e por ter uma quantidade reduzida de calorias também é ideal para quem está fazendo dietas de redução de peso.

Low Carb O Que Pode Comer

Low Carb O Que Pode Comer? OLEAGINOSAS E SEMENTES

  • Amêndoas
  • Amendoim
  • Avelãs
  • Castanha-do-pará
  • Castanha-de-caju
  • Nozes
  • Macadâmias
  • Pasta de amendoim (sem açúcar)
  • Chia
  • Linhaça
  • Avelã
  • Macadâmia
  • Pistache
  • Castanha de caju
  • Semente de abóbora
  • Semente de girassol
  • Gergelim

Low Carb O Que Pode Comer? VERDURAS E LEGUMES

Você deve dar preferência às verduras e legumes de baixo índice glicêmico, como:

  • Tomate
  • Espinafre
  • Jiló
  • Pepino
  • Abobrinha
  • Acelga
  • Agrião
  • Aipo
  • Alcachofra
  • Abóbora
  • Quiabo
  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Alface
  • Cenoura crua
  • Alface
  • Azeitona
  • Berinjela
  • Cebola
  • Chicória
  • Couve
  • Vagem
  • Cogumelos
  • Rabanete
  • Pimentão
  • Repolho
  • Maxixe

Você quer o passo a passo completo da dieta low carb, centenas de receitas  e ainda ter suporte com nossas nutricionistas? Seu desejo é uma orgem. Só clicar aqui para ver mais detalhes. 

Quer ficar por dentro de todos novos artigos, ebooks, cardápios e muito mais? Clique aqui e entre na nossa lista de leitores VIPS e receba diretamente no seu e-mail quando colocarmos algo novo.

LovLud  :  )

 

Low Carb O Que Pode Comer?
5 (100%) 1 vote

Um comentário para "Low Carb O Que Pode Comer?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat