Quem nunca recorreu ao macarrão instantâneo quando bate aquela fome, e falta disposição para cozinhar e preparar uma refeição mais elaborada não é mesmo? Mas saiba que este alimento pode ser um grande vilão da sua saúde, e a partir de agora você vai descobrir por quê.

Macarrão instantâneo: Porque faz mal?

Se você gosta da praticidade e sabor do macarrão instantâneo, saiba que ele faz mal a saúde sim, e quem confirma isso são os dados da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (pro teste). Os grandes responsáveis pelos danos à saúde são:

  • A grande quantidade de sódio presente naquele pó que vem no saquinho;
  • As quantidades abusivas de glutamato monossódico, que realça o sabor do alimento e causa dependência;
  • A grande quantidade de gordura que possui.

A partir de agora, vamos falar um pouco sobre cada um desses componentes que fazem do macarrão instantâneo, ou também conhecido como miojo, uma péssima opção para o cardápio. Vamos lá!

Sódio No Macarrão Instantâneo

Se você é uma pessoa que se preocupa com a saúde, já deve ter ouvido muito falar dos malefícios do excesso de sódio para o organismo não é? Pois então, a OMS (Organização Mundial de Saúde), recomenda 2 gramas de sódio por dia para uma alimentação equilibrada. A questão é que em todas as marcas analisadas pela Pro teste, até mesmo as mais conhecidas como a Nissin Lamen versão light, ultrapassam este valor.

Para você ter uma ideia, as marcas Qualitá e Piraquê foram as marcas que mais apresentaram resultados superiores em relação à quantidade de sódio. Em 1 sachê de 8 gramas, 2,32 gramas são representadas por sódio. Este mineral em si, não é um vilão da saúde, pois exerce funções importantes no organismo, como o equilíbrio hidroeletrolítico. O que faz com que a saída e entrada de líquidos das células fiquem sob controle.

No entanto, o risco à saúde está no excesso deste mineral, que leva ao aumento da pressão arterial e consequentemente a doenças cardiovasculares, já que a boa circulação sanguínea dentro dos vasos estará comprometida.  O sódio também leva a retenção líquida, e por consequência você ganha medidas.

Macarrão Instantâneo Faz Mal

Glutamato monossódico No Macarrão Instantâneo

Em relação a este componente, muitos estudos vêm sendo feitos para comprovação dos males à saúde. Mas o que já se sabe, é que ele é utilizado pela indústria para “mascarar” a pobreza nutricional dos alimentos e também para realçar o sabor e um dos efeitos maléficos deste componente é a dependência que ele causa.

E mais! O glutamato pode levar a reações alérgicas em pessoas com sensibilidade, principalmente crianças. Reações estas que podem se manifestar através de sintomas como:

  • Náusea;
  • Vermelhidão no rosto;
  • Dor no pescoço;
  • Queimação no peito;
  • Ondas de calor;
  • Dor de cabeça.

Macarrão Instantâneo Faz Mal

Gordura No Macarrão Instantâneo

Se você gosta e se manter em boa forma, saiba que deveria ficar longe do macarrão instantâneo. Isso porque pela grande quantidade de gordura que possui, ele é considerado um alimento hipercalórico. Sim! Ele tem 16 gramas de gordura em 1 pacote com 85 gramas. Considerando que cada grama de gordura, contém 9 calorias, em um “inocente” pacotinho de macarrão você estará consumindo 144 calorias.

Veja também: Como funciona a dieta hCG?

Estamos aqui, levando em consideração somente a quantidade de gordura presente no alimento, se voltarmos a atenção a quantidade de carboidratos simples que possui, o valor calórico pode chegar a 420, muito não é? O pior é que você estará consumindo calorias vazias, pois é o tipo de alimento que não agrega nenhum valor nutricional em sua dieta.

Considerações finais

Como você pode ver, o miojo pode até tornar o seu dia-a-dia mais prático, mas quem irá pagar por essa facilidade é a sua saúde. Pare e pense: “Será que vale a pena trocar um belo prato de comida, com todos os grupos alimentares presentes de forma equilibrada, por um parto de macarrão instantâneo”? A dica é não poupar tempo quando se trata do preparo de refeições saudáveis que você sabe que contribuirão para sua saúde e qualidade de vida.

Macarrão Instantâneo Faz Mal

Hora de dar sua opinião

Você consome muito macarrão instantâneo? Se sim, compartilhe conosco um pouco da sua rotina. Nós do balança certa queremos dar muito mais dicas saudáveis para você. Gostou do post? Então registe o seu comentário e faça-nos saber o quanto estamos contribuindo para o seu bem estar.

 

Até a próxima!

 

 

Macarrão Instantâneo Faz Mal Mesmo?
5 (100%) 2 votes

2 comentários para "Macarrão Instantâneo Faz Mal Mesmo?"

  1. Juraci Fanco da Costa disse:

    Por que em países asiáticos que consomem miojo como refeição regular (exemplo China) as populações são magras e longa vida ?

    • Nutricionista Balanca Certa disse:

      Juraci, tudo bom? A composição do macarrão desses países é bem diferente geralmente não tem trigo e é feito de arroz… além de consumirem com frutos do mar e ovos… no Brasil a população consome com tempero pronto. ☺️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat