Que o pilates é uma modalidade incrível e que traz ótimos benefícios para a saúde, todo mundo já sabe. Mas a grande novidade da vez é o MAT pilates, que é uma variação do pilates que já conhecemos. 

O pilates é um conjunto de exercícios e alongamentos realizados com alguns equipamentos e com o peso do corpo do praticante.

Trabalha os membros inferiores e superiores por meio de movimentos delicados e regulares, que obrigam o praticante a se concentrar na qualidade dos gestos que está realizando.

O MAT pilates é uma versão do pilates ainda mais funcional. Uma evolução do método tradicional que exige mais força e concentração de quem pratica, vamos conhecer mais sobre essa modalidade?

Conheça o método MAT pilates

mat pilates

Foto: BORGHI

O MAT pilates é uma versão do pilates em que os movimentos são realizados apenas no tapete estendido no chão, conhecido como MAT. Essa variante também é conhecida como pilates no solo.

Essa modalidade começou a ser desenvolvida nas prisões inglesas ao longo da Primeira Guerra Mundial (de 1914 a 1918), por Josepf Pilates, um alemão preso na Inglaterra que buscava com esse método manter sua saúde física e mental, através dos movimentos realizados no chão.

A principal diferença funcional do MAT pilates é que à medida que o praticante realiza os movimentos, seus músculos são alongados e tonificados simultaneamente, exigindo muita concentração, equilíbrio e força abdominal.

Por esse motivo, o MAT pilates é considerado uma evolução do método tradicional, pois é mais difícil e exige maiores equilíbrio, força e concentração. Como o próprio corpo do praticante e a força da gravidade são usados como carga, o nível de dificuldade dos movimentos é muito maior do que quando são utilizados equipamentos.

Apesar de o MAT pilates não usar equipamentos e acessórios como bolas, elásticos e pesos podem ser utilizados. Em uma aula de MAT pilates completa (de aproximadamente uma hora), é possível trabalhar todos os grupos musculares do corpo, apesar de todo o treino girar em torno do trabalho de força e equilíbrio do abdômen.

Benefícios incríveis do MAT pilates

Fit class exercising at fitness studio

Foto: MINT FIT

Um dos primeiros benefícios que o aluno encontra no MAT pilates é o encontro com o seu próprio eixo. Isso significa que você irá encontrar seu próprio ponto de equilíbrio.

Durante a nossa rotina, é comum sair do eixo, e o nosso próprio corpo sente isto. Como consequência, nossa coluna entorta e fica pendente para um lado, sobrecarregando mais os músculos. Daí, surge algumas dores, como na lombar, pé e joelho.

O MAT pilates irá ajudar na estabilização do corpo, já nas primeiras semanas de prática. Além do alívio das dores, você também terá melhora no sono, nos níveis de estresse, na respiração e maior concentração.

Além disso, praticar MAT pilates traz outros benefícios maravilhosos para o corpo e para a mente, como:

  • Aumento do condicionamento físico;
  • Tonificação e fortalecimento muscular;
  • Melhora da postura;
  • Promoção da resistência física e aumento da capacidade respiratória;
  • Melhora da flexibilidade corporal;
  • Aumento da coordenação motora e da concentração;
  • Melhora da mobilidade das articulações;
  • Intensificação da consciência
  • Promove o emagrecimento;
  • É utilizado na reabilitação de pacientes, pois os exercícios trabalham o corpo de forma completa e com baixo impacto.

Exemplos de exercícios

O MAT pilates tem inúmeras possibilidades de variação dos movimentos, alguns dos principais exercícios realizados numa aula de MAT pilates são:

Shower bridge (Ponte de ombros)

Este exercício objetiva diminuir a pressão lombar e aumentar a mobilidade da coluna. Para realizá-lo, é necessário deitar de barriga para cima com os pés apoiados no chão; durante a expiração, deve-se elevar o quadril, abaixando-o durante a expiração.

Swimming (Nadando)

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Foto: VERY WELL

Este exercício objetiva fortalecer os músculos da coluna, do quadril e o joelho. Para realizá-lo, é necessário deitar de barriga para baixo, com os braços e pernas esticados; impulsione os braços e pernas para cima e para baixa, simulando o movimento de nadar.

Hundred (Cem)

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Foto: PILATES

Este exercício objetiva fortalecer o quadril e os joelhos, estabilizando a coluna e melhorando a postura. Para realizá-lo, é necessário deitar de barriga para cima com as pernas flexionadas ou estendidas.

Deixe os joelhos dobrados na largura do quadril; levante uma perna e a mantenha a 90°, em seguida, levante a outra e mantenha as duas no mesmo ângulo.

Estique uma das pernas a 90° e depois a outra, inspire e levante a cabeça do tapete. Movimente seus braços esticados para cima a para baixo, em seguida volte à posição inicial.

Arms circle

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Foto: PILATES

Este exercício objetiva o relaxamento da musculatura dos ombros e diminuir a tensão muscular. Para realizá-lo, é necessário deitar de barriga para cima e esticar os braços ao longo do corpo.

Durante a expiração, levante os braços na altura do peito e faça movimentos circulares para fora, e ao inspirar, retornar os braços à posição central inicial inicial.

Push up

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Foto: LIFESTYLE

Este exercício objetiva fortalecer e tonificar os músculos do peitoral e dos membros superiores. Para realizá-lo, é necessário de apoiar sobre as mãos e os joelhos.

Durante a inspiração, flexione os braços, até o ponto mais próximo do tapete; durante a expiração, estique os braços de novo e retorne à posição inicial.

Acessórios e equipamentos que podem ser utilizados

Como já vimos, no MAT pilates os exercícios são realizados num tapete no chão sem o uso de equipamentos, mas podem ser incluídos no treino muitos acessórios, que ajudam a dinamizar o treino e torná-lo mais criativo e desafiador.

Fizemos uma lista de acessórios que você pode usar na sua aula de MAT pilates para obter ainda mais benefícios do seu treino:

  • Magic circle, usado para promover o fortalecimento muscular;
  • Foam roller, que promove instabilidade no movimento, forçando o praticante a forçar a musculatura abdominal para buscar o equilíbrio;
  •  Fit Ball, conhecida como “bola gigante”, um acessório muito versátil e adaptável para qualquer exercício no solo;
  • Faixa elástica, usada para aumentar o fortalecimento muscular e tonificar a musculatura.

Viu só como o MAT pilates possui tantos benefícios? Com o estresse do dia a dia, é essencial realizar um exercício que irá proporcionar um bem-estar tão grande como este. 

Se você for de Vila Velha – ES, vá no studio de pilates da Merinha Braga que fica na Praia da Costa. Instagram e Whatsapp.

E você, gostou de conhecer o MAT pilates? Deixe nos comentários sua opinião sobre essa atividade tão benéfica!

VEJA O VÍDEO ABAIXO SOBRE GESTANTES NO PILATES

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MAT pilates: Benefícios para a saúde da mulher moderna
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2 comentários para "MAT pilates: Benefícios para a saúde da mulher moderna"

  1. Loren disse:

    Eu temho uma pergunta sobre o HCG, o que voce acha desse HCG vendido nas lojas americanas, de suplementos e outras lojas online, que são de certa forma seguras? Pois eu nao tenho como ir em um endócrino, não tenho dinheiro nem tempo, me responda, por favor.

    • Equipe Balança Certa disse:

      Esses hcgs não são exatamente hcg pois não tem hcg em sua composição, é só olhar os ingredientes, não está escrito hcg…. e ao fazer o teste para saber se é verdadeiro, sempre dão falsos. Infelizmente hcg de qualidade é só em farmácias de manipulação.

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