Estou vendo muitos mitos e verdades sobre a low carb por aí. E venho recebendo por e-mail algumas perguntas bem interessantes, daí decidi fazer este artigo falando de uns mitos e verdades de rondam a low carb. Não deixe de comentar, seu comentário pode virar um artigo para que você possa entender tudo do assunto. Você é importante demais para nós.

1- Não existem artigos científicos que comprovem sua eficácia: Mito!

Existem inúmeros artigos comprovando sua eficácia, é só procurar na base de dados da PubMed, Lilacs, Bireme, Scopus é só dar alguns cliques e ler! Caso você não entenda a linguagem dos artigos é só consultar o blog do Dr. Souto, pois lá ele posta diversos textos de simples leitura resumindo vários artigos científicos sobre a eficácia da dieta low carb. Só no Google Academy são mais de 40 mil artigos.

Mitos E Verdades Sobre A Low Carb

2- Comer low carb é diferente de “zerar carboidratos”: Verdade!

Muita gente acaba confundindo baixo carboidrato com zero carboidrato. É importante saber que a low carb não zera os carboidratos. Na verdade a quantidade de carboidrato ingerida irá depender de diversos fatores, tais como: qual a quantidade de peso você precisa eliminar, se pratica ou não atividade física e qual é seu objetivo. Veja um vídeo do Dr. Vitor Sorrentino sobre a dieta low carb.

3- Devo comer apenas alimentos fontes de gorduras na dieta low carb: Mito!

Resumidamente, ao iniciar essa dieta você não deve basear a sua alimentação em grãos, pães, massas e bolos, e sim em vegetais, oleaginosas, azeite de oliva, frutas (com algumas restrições dependendo do caso) e gordura natural dos alimentos.

Mitos E Verdades Sobre A Low Carb

4- A dieta low carb pode trazer riscos à saúde a longo prazo: Mito!

Não existem evidencias científicas concretas que comprovem que a dieta possa fazer mal à longo prazo. Se feita de forma equilibrada, não há restrição de tempo para seguir a dieta. Como dissemos, ela não é uma dieta da moda, mas sim a proposta de um novo estilo de vida.

5- Não preciso fazer obrigatoriamente 6 refeições na dieta low carb: Verdade!

O princípio da dieta low carb é que você coma até se sentir satisfeito. Algumas pessoas conseguem atingir a saciedade com 3 refeições ao dia, enquanto outras terão a necessidade de fazer de 5 a 6 refeições por dia.

Mitos E Verdades Sobre A Low Carb

6- A dieta low carb é uma dieta da moda: Mito!

A dieta low carb é uma estratégia nutricional utilizada desde o século 19 no tratamento para obesidade e doenças relacionadas a esta condição de saúde, cuja eficácia tem sido demonstrada por vários estudos científicos! Porém, não podemos dizer o mesmo da dieta de baixa gordura (lights e zero) que nasceu em meados dos anos 70 (ou seja: é uma dieta bem mais recente que a low carb) e que nunca teve sucesso em comprovar cientificamente seus benefícios a longo prazo.

A dieta low carb não é uma dieta da moda, mas sim a redescoberta de um padrão alimentar que prioriza a queima de gorduras como fonte de energia, e com isso você consegue perder peso de forma rápida e natural.

7- Não posso malhar na dieta low carb: Mito!

Se seu objetivo é emagrecer, evite malhar nas duas primeiras semanas, onde a dieta estará mais restrita e você estará em fase de adaptação. Após isso, você pode malhar e isso irá te ajudar a perder o peso desejado!

Agora, se você já emagreceu, e está malhando para ganhar massa muscular (músculos) você deve adaptar a quantidade de carboidrato para seu objetivo. Caso tenha dúvidas procure um especialista.

Mitos E Verdades Sobre A Low Carb

8- Existem contraindicações para fazer a dieta low carb: Verdade!

A dieta low carb no geral não tem restrições. Porém se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca, hepática ou diabetes não deve segui-la sem antes conversar com seu médico. Não que a low carb vá fazer mal nesses casos, mas os portadores dessas doenças possuem restrições alimentares que podem ser adaptadas à dieta low carb. Por exemplo, caso você tenha uma disfunção renal estabelecida, é importante o acompanhamento profissional de um nefrologista e um nutricionista. É importante também que estes profissionais não tenham preconceitos com low carb.

Veja também: Cardápio Low Carb Para Perder Peso

9- Podemos dizer que a low carb não é só uma dieta, mas sim um estilo de vida: Verdade!

Geralmente a dieta é iniciada para a perda de peso por um período, mas acaba com o tempo se tornando um estilo de vida, pois a pessoa acaba entendendo que aquilo é melhor para a saúde dela.

O que ela vai mudar após a eliminação do peso desejado é que podem ocorrer situações em que a pessoa acaba comendo alimentos que tem um alto teor de carboidrato, mas a ela sabe equilibrar as outras refeições do dia ou até mesmo do dia seguinte, para não ganhar peso novamente.

Se você tem dúvidas, dicas, comentários por favor escreva nos comentários abaixo que logo faremos um artigo especial sobre sua pergunta.

LovLud  : )

 

9 Mitos E Verdades Sobre A Low Carb
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3 comentários para "9 Mitos E Verdades Sobre A Low Carb"

  1. […] Veja também: 9 Mitos e Verdades sobre a Low Carb […]

  2. Mariana disse:

    Muito top suas Receitas parabens pelo site Deus Abençoe

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