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Os dias já estão ficando mais quentes e com o calor vem também o desejo de deixar o corpo mais bonito. O MMA fitness é uma alternativa para quem está em busca de atividades que aliam benefícios para saúde e modelação dos músculos, em exercícios que mexem com todo o corpo.

Caso você já pratique algum tipo de esporte ou faça musculação, o MMA fitness terá ainda mais vantagens. É uma luta que une diversidade com inovação em seus exercícios, indo além da simples arte marcial. Além disso, é uma atividade que emagrece e muito!

Se você quer saber o que é o MMA fitness e entender as vantagens da atividade, continue a leitura desse artigo e conheça essa nova modalidade que está ganhando cada vez mais adeptos nas academias brasileiras.

Como funciona o MMA fitness?

MMA FITNESS

Foto: ACADEMY

O MMA, sigla em inglês para artes marciais mistas (Mixed Martial Arts), ficou em evidência no Brasil nos últimos anos, com representantes do esporte se destacando nos torneios mundiais. No MMA fitness, são utilizados os movimentos do jiu jitsu, boxe e muitas outras artes marciais.

Apesar do sucesso, a atividade ainda gera debate. Para muita gente, o esporte é violento e provoca muitos impactos no corpo. Mas os especialistas são claros: quando bem praticado, o MMA oferece o mesmo nível de risco que outros exercícios.

Além disso, você irá perder cerca de 1000 calorias por aula. E caso nunca tenha praticado nenhum tipo de arte marcial, não se preocupe. Na aula, os exercícios são individuais, e você aprenderá todos os movimentos do MMA fitness.

Aproveitando essa onda, o MMA fitness tem chegado em academias de todo o país, misturando os movimentos do MMA ao circuito funcional.

Como são os exercícios?

MMA FITNESS 2

Foto: DONNA

Os exercícios do MMA fitness trabalham todos os músculos com bastante intensidade e força. Embora utilize os movimentos de boxe, jiu jitsu, wrestling e outras lutas, não há contato físico – mas o ritmo é igualmente pesado.

O treino pode acontecer com o aluno do chão ou em pé, com aulas para homens e mulheres. A aula possui um aquecimento inicial, e são misturamos exercícios de treinamento militar com treino funcional e a luta. São usadas técnicas de Muay Thai, Jiu Jitsu e Boxe.

O ritmo é muito intenso, que ajuda no gasto calórico. Apesar de usarem golpes de artes marciais, os treinos não costumam ter contato físico intenso. Várias pessoas já praticam o MMA fitness, seja por questão de saúde ou para aliviar o estresse.

Os exercícios trabalham o sistema cardiovascular, a flexibilidade, os movimentos, a coordenação motora e as articulações, deixando o praticante mais ágil, além de ser um excelente instrumento de autodefesa.

Então, mesmo que o objetivo não seja praticar a luta em si, aderir ao esporte é uma excelente solução para quem quer melhorar a saúde com exercícios mais divertidos do que a musculação.

MMA fitness para perder peso

MMA Fitness Classes at Combat Performance and Fitness of St. Petersburg Florida.

Foto: COMBAAT

O MMA fitness é ideal para quem quer perder peso. Em uma única aula de uma hora, é possível perder até 1000 calorias, tamanha a intensidade dos movimentos. O método é inovador e ajuda a perder as gordurinhas indesejadas, deixando o corpo lindo e pronto para curtir o verão!

Todos os exercícios do esporte demandam bastante movimentação corporal. Na prática, isso significa muito suor e bastante perda calórica. Se o seu objetivo é emagrecer, fique de olho no MMA fitness e comece a pratica o quanto antes.

Vale lembrar apenas que, quando falamos de perda calórica, haverá variações de acordo com a idade, peso e metabolismo de cada um.

Outros benefícios incríveis do MMA fitness

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Foto: BOA FORMA

Além de ajudar a perder peso, o MMA fitness garante uma série de benefícios à saúde, já que trabalha vários sistemas importantes do corpo, como o vascular e a coordenação motora.

Confira as principais vantagens da prática do MMA fitness para seu organismo:

Melhora no condicionamento físico e combate ao estresse

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Foto: FIGHT

Com ritmo intenso e muitos movimentos, o MMA fitness melhora o condicionamento físico de força geral. O coração fica mais forte, reduzindo o risco de problemas cardíacos e controlando a pressão. O colesterol é reduzido e os músculos ficam tonificados.

Sabe aquela sensação de cansaço após subir uma escada ou caminhar um percurso mais longo? Despeça-se dela! Sua respiração também vai melhorar e você vai se sentir com mais ânimo no dia a dia.

O treinamento também é ideal para a mente, trazendo melhorias expressivas nos níveis de estresse.

O exercício faz com que seu cérebro produza endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade, e serotonina, o hormônio do prazer. Como consequência, o nível de estresse cai e você vai se sentir muito mais disposto e menos irritado.

Desenvolvimento da autoconfiança e do autocontrole

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Foto: BPM

A sensação de felicidade e prazer – proporcionada pela liberação de hormônios, juntamente com um domínio maior dos próprios movimentos ajuda o praticante a se sentir mais confiante.

Outra questão importante é o desenvolvimento do autocontrole. Como o MMA é baseado em alguns princípios orientais aplicados às artes marciais, o aluno aprende a praticar os exercícios com equilíbrio e foco, levando esses conceitos para todas as áreas da sua vida.

Não há contraindicações

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Foto: VICTORIUS

A melhor parte do MMA fitness é que todo mundo pode pratica: homens, mulheres, jovens e pessoas mais velhas.

Assim como toda atividade física, é importante procurar um médico antes de começar, para fazer a avaliação geral do seu estado de saúde. Como esse é um esporte de mais impacto, é bom sem acompanhado de perto.

Não se esqueça, ainda, de procurar academias de confiança, com profissionais aptos a passarem esse tipo de exercício sem qualquer tipo de dano para seu corpo.

Além das atividades, faça uma dieta equilibrada e mantenha bons hábitos de saúde para alcançar todos os resultados desejados.

Cuidados ao praticar o MMA fitness

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Foto: GROUPON

Sabemos que a prática de artes marciais só traz benefícios para o nosso corpo e saúde. Mas é preciso alguns cuidados para evitar lesões graves durante a prática do MMA fitness. Para evitar lesões, sempre faça o aquecimento antes da prática, pois é fundamental para evitar um estiramento muscular por exemplo.

Além disso, procure uma academia que seja reconhecida pelas aulas. Pode parecer algo sem importância, mas realizar aulas com profissionais sem preparo só irá trazer malefícios e perda de tempo.

O que você acha do MMA fitness? Deixe um comentário abaixo e compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essa nova arte!

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