Multivitamínicos: Quais os perigos do excesso?
Perigo Com Excesso De Multivitamínicos
Suplementos multivitamínicos, todos os dias a indústria de suplementos investe mais e mais em novos produtos, a fim de atender às necessidades de clientes cada vez mais exigentes e antenados em tudo no que se refere à saúde e bem estar. Entre os suplementos mais cotados estão os multivitamínicos. Mas quase nunca, as pessoas se preocupam com o que o excesso destes multivitamínicos pode causar.  Este é o assunto que escolhemos para tratar com você hoje. Vamos lá!
Multivitamínicos: Quais os riscos à saúde
Perigo Com Excesso De Multivitamínicos
As vitaminas e minerais são micronutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, e assim como todos os outros nutrientes se fazem necessários, quantidades equilibradas. No entanto, a vida corrida do cotidiano muitas vezes não permite que tenhamos refeições de extrema qualidade, com todos os nutrientes necessários ao organismo. É aí que entram os suplementos multivitamínicos, que são incorporados à rotina das pessoas, sejam elas atletas ou não, como forma de suprir as carências vitamínicas e assim restabelecer o equilíbrio da saúde.
Neste momento, você deve estar pensando: “Mas o que há de errado até aqui”? Até aqui nada, o grande problema dos multivitamínicos está no excesso. Sim! Cada tipo de vitamina tem determinada função no organismo, mas quando por alguma razão elas são consumidas em excesso trazem prejuízo. A partir de agora, você vai conhecer quais são eles. Vamos lá!
Vitamina A
A vitamina A é essencial para saúde da pele, da visão, dos cabelos e das mucosas em geral. O excesso de vitamina A leva a:

  • Alterações da pele como o ressecamento e descamação;
  • Dores nos ossos;
  • Enxaqueca;
  • Tontura;
  • Náuseas;
  • Queda de cabelo;
  • Cansaço;
  • Irritabilidade;
  • Rachadura nos lábios.

Vitamina D
A vitamina D exerce diversas funções no organismo como:

  • Fortalecimento dos ossos e dentes. Juntamente com o cálcio a vitamina D se faz essencial na prevenção da osteoporose, assim como para a vida do atleta, que precisa de ossos fortes e saudáveis para um bom desempenho;
  • Crescimento de músculos;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Prevenção de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla.


O excesso de vitamina D leva a hipercalcemia (excesso de cálcio no organismo), já que ela é responsável por aumentar a absorção de cálcio no organismo. Sendo assim, podem surgir sintomas como:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Pouco apetite;
  • Obstipação que pode ser alternados com diarreia;
  • Cansaço;
  • Perda de peso;
  • Confusão mental;
  • Arritmia cardíaca entre outros sintomas que podem variar de pessoa para pessoa.

Vitamina C
Além de ser uma aliada para o reforço do sistema imunológico, a vitamina C é essencial para a adequada absorção do ferro, além de ser antioxidante, o que ajuda a combater o envelhecimento precoce. O excesso de vitamina C pode levar a:

  • Diarreias (pelo fato da vitamina C ser absorvida no intestino);
  • Cólicas;
  • Dor de cabeça;
  • Cálculos renais, pelo fato desta vitamina se ligar ao cálcio, formando o oxalato de cálcio;
  • Aumento excessivo da absorção de ferro.

Vitamina E
A vitamina E é antioxidante. O que ajuda a combater os radicais livres, além de auxiliar na melhora do metabolismo, no reforço do sistema imunológico, na melhora da ação da insulina, na formação das células sexuais. O excesso de vitamina E pode levar a má absorção de outras vitaminas lipossolúveis, além de interferir na absorção do ferro dos alimentos, podendo levar a anemia.
Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B atuam diretamente no sistema nervoso central, ajudam a reforçar o sistema imunológico, previnem as doenças cardiovasculares, aliviam as dores musculares, o que faz dela uma vitamina necessária para os praticantes de atividade física, mantém a saúde dos cabelos e pele. Além de auxiliar na produção de hemoglobina, assim como a vitamina B12. O que previne a anemia. Cada tipo de vitamina do complexo B tem uma ação diferenciada no organismo, que pode variar de acordo com a sensibilidade de cada um.
No geral, devido ao excesso das vitaminas do complexo B podem surgir sintomas como:
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  • Náuseas;
  • Dor de estômago;
  • Hipertensão;
  • Palpitações cardíacas;
  • Anemia;
  • Diarreia;
  • Aumento da produção de urina;
  • Visão turva;
  • Dores nas articulações;
  • Câimbras musculares;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Aumento de açúcar no sangue;
  • Perda de apetite e náuseas.

Dica: As vitaminas do complexo B e a vitamina C, são vitaminas hidrossolúveis e por isso são eliminas através da urina, o que faz com que elas não se acumulem no organismo. Mas isso não quer dizer que você pode consumi-las à vontade, tudo que é em excesso é prejudicial, combinado?

Multivitamínicos: Como não exagerar?
Perigo Com Excesso De Multivitamínicos
O primeiro passo para não sofrer com os excessos deste tipo de suplemento, é ter uma alimentação equilibrada, orientada por nutricionista. Além disso, você deve ter a consciência de que o suplemento independente de quais sejam, como o próprio nome sugere, são apenas um complemento de uma rotina saudável e não devem ser utilizados de forma indiscriminada, sem a devida prescrição médica e nutricional.
Multivitamínicos engorda?
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Uma dúvida muito comum que acontece com alguém que deseja adotar o uso deste tipo de suplemento, é se eles engordam ou não. A resposta para esta dúvida é que não! Isso porque as vitaminas não possuem calorias, e, portanto, não engordam.
Hora de compartilhar sua opinião
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Você já faz ou fez uso de algum multivitamínico? Se sim, compartilhe conosco quais foram as razões pelas quais começou a fazer uso deles, e quais os resultados alcançados.
Se você ficou com alguma dúvida a respeito dos multivitamínicos e seu excesso, registre-a aqui através de seus comentários, teremos o imenso prazer em esclarecê-la aqui no blog balança certa.

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