MUSCULAÇÃO: Descubra os benefícios dessa prática para a coluna e joelhos

musculação

Estudos médicos apontam que uma vida movimentada e com práticas regulares de atividades físicas traz diversos resultados benéficos para a saúde. Hoje vamos falar especificamente da musculação e seus benefícios.[kkstarratings]
Esta é uma das modalidades de exercícios físicos mais praticados pelos alunos de academias. Isso se dá exatamente pela gama de benefícios que esta atividade pode oferecer.
Além da hipertrofia a musculação também traz diversos benefícios a saúde de forma geral e ainda atenua ou mesmo previne grandes problemas relacionados à coluna vertebral e também aos joelhos e demais articulações. Venha saber mais sobre o tema.

O que devemos entender como musculação

musculação
Foto: PEXELS

Antes de sairmos apontando os benefícios da prática de musculação primeiramente precisamos delinear muito bem o que é a musculação. Esta é um tipo de prática de atividade física que se foca muito no desenvolvimento de massa corporal.
Como já é bem sabida, a massa corporal são as fibras musculares no nosso corpo. Mas para desenvolver estas fibras é preciso se utilizar de um processo natural de reparo e desenvolvimento da musculatura.

Esse processo ocorre da seguinte forma: primeiramente se utiliza da musculação ou levantamento de cargas pesadas e com menor velocidade de prática.
Com isso as fibras dos músculos se fissuram e desencadeiam necessidade de reparo pelo organismo. Se utilizando de mais proteínas para reparar as fibras musculares o que ocorre é o aumento da massa muscular.

Impacto sobre a coluna e joelhos

musculação 2
Foto: PEXELS

A coluna e os joelhos são os principais responsáveis pela absorção do impacto que nosso corpo recebe da maioria das nossas atividades. Visto isso, há uma interação considerável entre coluna, joelhos e demais articulações quando se prática esta atividade.
Ao contrário do que se possa imaginar a musculação traz sim benefícios para estas partes. Isso porque ao fortalecer sua musculatura consequentemente ajuda a aliviar a tensão da estrutura óssea compartilhando esta carga com a musculatura.
Além do mais, a prática da musculação também é livre de impactos, por isso não representa risco para as articulações. Entretanto tudo tem seus cuidados, é preciso sempre praticar a atividade física com cargas de pesos coerentes com a sua capacidade e principalmente manter sempre a melhor e mais adequada postura durante as praticas da musculação.
Dessa forma contribui imensamente para o fortalecimento dos músculos das costas auxiliando o trabalho da coluna, mas também por não haver impacto não afeta as articulações e ainda fortalece os músculos articuladores tornando os movimentos mais fluidos e fortalecidos.

Benefícios gerais

musculação 3
Foto: PEXELS

Além do benefício claro para a coluna e articulações como os joelhos também trazem os benefícios significativos. No entanto, é justamente por isso que a musculação se tornou a prática mais comum nas academias do mundo todo.
Alguns dos principais benefícios da musculação são:

  • Redução do sedentarismo
  • Fortalecimento do sistema cardíaco e respiratório
  • Fortalecimento da musculatura e ganho de massa corporal
  • Aumento do vigor e disposição para o dia a dia

Estes são os benefícios da musculação e você já faz a sua prática regular? Não se esquece de qualificar este artigo dando 5 estrelinhas.

Veja também

Benefícios Da Abóbora Para A Sua Saúde – Aproveite
Dieta Fitness: A dieta do momento
Bodybuilding: Adote um novo estilo de vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 2 =
×

Ola!

Entre em contato comigo via whatsapp para falarmos sobre o que quiser :)

× Como posso te ajudar?