Você há ouviu falar em Nutrólogo? Se ainda não, saiba que é uma especialidade médica que tem revolucionado o universo do emagrecimento saudável, através de um atendimento personalizado.

Se você se interessa pelo que há de melhor em relação à saúde e bem estar, continue lendo e confira o papel desta profissão em detalhes.

Nutrólogo: O que é?

É um médico que se especializa em nutrição a fim de trabalhar com a reeducação alimentar de maneira individualizada. Através de um diagnóstico que possa identificar e tratar doenças de origem nutricional, como a hipertensão arterial, o colesterol, tireoide e todos os fatores que possam estar influenciando para o ganho de peso.

E se prepara viu? Que se você for em um nutrólogo vai deixar muito sangue no laboratório, rsrsrsrsrs…eles pedem em média 60 exames. Eu já me consultei com vários, e sempre foi assim  : )

Com isso, o nutrólogo busca identificar e esclarecer os erros alimentares do paciente, conduzindo-o a uma maior qualidade de vida. O que marca a principal diferença entre um nutricionista e um nutrólogo é o fato dele poder prescrever medicamentos mediante as necessidades específicas do paciente. Como forma de potencializar os resultados do tratamento.

Nutrólogo e Nutricionista

Já o nutricionista, além de ter o papel de diagnosticar as deficiências e excessos nutricionais, é o único profissional capacitado para elaborar cardápios e/ou plano alimentar. Desde que esteja adequado às necessidades e rotina de cada um.

O objetivo é promover o emagrecimento ou ganho de massa, ou ainda o aumento de peso, de uma forma equilibrada. Este profissional faz esta análise através de através de exames e questionários individualizados, como a anamnese, recordatório 24 horas e frequência alimentar

O nutricionista, apesar de poder prescrever suplementos alimentares, não tem autorização para prescrever medicamentos, como o nutrólogo faz. Outro diferencial do nutrólogo é que ele busca relacionar os problemas do paciente com outras áreas da saúde, como por exemplo:

  • A oncologia;
  • Cardiologia;
  • A medicina esportiva e todas aquelas que julgar necessário para que o tratamento seja o mais assertivo e individualizado possível.

O nutrólogo é capacitado para que ao diagnosticar uma doença no paciente, que esteja relacionada ou não à sua atual condição nutricional, ele possa trata-la. O que complementa o trabalho do nutricionista, afinal, bons profissionais conseguem trabalhar em conjunto para oferecer o melhor tratamento à necessidade do paciente.

Enquanto o foco do nutricionista é elaborar um plano alimentar que possa sanar as deficiências ou excesso do paciente, o nutrólogo visa identificar e fazer o diagnóstico dessas deficiências que estão interferindo na saúde do paciente.

Os tratamentos feitos pelo médico nutrólogo

Além disso, o médico nutrólogo consegue otimizar o tratamento nutricional através da modulação hormonal.

A modulação hormonal é um tratamento com hormônios, que são bioidênticos, ou seja, são iguais aqueles que são iguais aos já produzidos pelo organismo, assim como:

  • Vitaminas;
  • Aminoácidos;
  • Antioxidantes que são prescritos com o objetivo de prevenir doenças e combater o envelhecimento precoce, o que irá melhorar a sua saúde como um todo.

E posso falar aqui? Penso que a indústria farmacêutica deve odiar os nutrólogos (o que me faz amá-los mais ainda) pois eles fazem a medicação personalizada. Ou seja, acaba sendo tudo manipulado de forma individualizada e pessoal.

Nutrólogo

Acho muito incrível detectar que falta por exemplo zinco e atacarmos esse problema totalmente no alvo. Para que vou me entupir de ‘talvez’ de farmácia recorrendo a remédios e mais remédios feitos em massa, se eu posso ter um feito especificamente para o meu problema em particular? Faaaala sério!!!

Veja também: Benefícios da dieta HCG que a indústria de remédios esconde

Em resumo, o médico nutrólogo pode:

  • Pedir exames bioquímicos;
  • Prescrever medicação;
  • Prescrever suplementos alimentares;
  • Estudar os benefícios e malefícios causados pela ingestão de nutrientes. Com o objetivo de prevenir doenças, aumentando a qualidade de vida do paciente.

A nutrologia faz parte da gama de tratamentos preventivos, que visam diagnosticar precocemente algumas doenças, com o objetivo de trazer benefícios como:

  • Redução da porcentagem de gordura corporal ou ganho de massa, conforme a necessidade;
  • Ganho de resistência o que reflete em um bom desempenho físico;
  • Reforço do sistema imunológico;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Aumento do desejo sexual;
  • Redução dos níveis de estresse;
  • Alívio dos sintomas da menopausa e TPM;
  • Combate ao envelhecimento precoce;
  • Combate à fadiga;
  • Longevidade;
  • Cabelos e unhas mais fortes e saudáveis e muito mais.

Tudo porque o maior conhecimento sobre a interação nutrientes-medicamentos, nutrientes-doenças e de nutrientes com outros nutrientes, permite a melhora global da saúde do paciente.

Fazendo a escolha certa

Como você pode ver, são muitos os benefícios que podem ser alcançados através do trabalho do nutrólogo. Se for buscar o que há de melhor na medicina para aumento da sua qualidade de vida e longevidade, ter um nutrólogo é essencial. No entanto, para usufruir de todos estes benefícios você precisa ser seletivo.

Isto mesmo! Assim como em qualquer área, existem os bons e maus profissionais. Aqueles que estão na profissão porque amam e fazem isso por vocação e aqueles que levam a profissão para o lado comercial. Buscando “lucrar” cada vez mais com as possíveis parcerias com laboratórios, deixando a saúde e segurança do paciente em segundo, terceiro, décimo plano.

Foi o que aconteceu comigo!

Eu como uma pessoa extremamente ligada nas questões de saúde e bem estar, fui a um desses nutrólogos. Fiz um investimento (acreditava eu que estava investindo na minha saúde) de R$800,00 pela consulta.

No término da consulta, saí com uma receita, onde constavam várias medicações.  Ao chegar à farmácia o susto! Toda compra de medicamentos chegou a R$3.500,00 para um mês. E olha que engraçado, meus exames estavam perfeitos.

Claro que eu comprei e tomei os manipulados (uns 50 comprimidos por dia) usei e não senti diferença alguma. Afinal de contas eu já estava bem. Depois, ao conversar com outras pessoas sobre isso, fiquei sabendo que esse “nutrólogo” é famoso por fazer receitas exorbitantemente caras, simplesmente porque ganha 50% de comissão nas medicações.

Fiquei tão frustrada na época que levei os potes a um médico de confiança. Ele me disse que as quantidades pedidas nos manipulados, ao invés de me ajudar, poderiam atrapalhar a minha saúde. Ele também identificou que as dosagens estavam absurdamente altas e justamente dos medicamentos que tinha o maior valor.

Por isso, aqui fica a dica

A especialidade de nutrólogo, infelizmente ainda não é coberta pelos convênios médicos. Ou seja, é necessário que você invista em consultas particulares, que como você pode ver, não são nada baratas.

Além disso, no valor do investimento você deve levar em consideração o custo com os medicamentos receitados e corre o risco de não ser atendido por um bom profissional, assim como foi a minha experiência.

Por esta razão, se o seu desejo é melhorar sua qualidade de vida, com o auxílio deste profissional, a melhor opção é fazer isto contando com a indicação. Seja de amigos, familiares, ou pessoas de seu convívio, que tenham tido bons resultados com o acompanhamento do mesmo.

Pesquise, questione para que você possa ter um bom atendimento e os melhores resultados.

Fica aqui também um alerta a você médico

Ao se formar, você fez um juramento se comprometendo a dedicar-se à saúde das pessoas, através de seus conhecimentos. Leve este juramento e a sua profissão a sério!

Esteja consciente de que o seu trabalho pode salvar, como também pode matar pessoas. Ou causar sérios problemas de saúde que podem comprometer de forma irreversível o seu estado de saúde.

Pratique sua profissão com amor e dedicação e colha bons frutos. Seu carro conversível pode vir de resultados maravilhosos dos clientes satisfeitos e também pode vir de queixas e reclamações. Como este artigo que fiz hoje.

Amo ver a prosperidade alheia, isso não tem nada a ver com recalque (também posso ter um conversível), porém nós brasileiros já estamos fartos de corrupção na política. E ver que existem também médicos corruptos nos deixam muito, mais muito decepcionados.

Nutrólogo

Hoje eu vou a um nutrólogo maravilhoso que me atende com consciência e me receita os manipulados que fazem diferença na minha vida de forma surpreendente. Ou seja, ele tem uma paciente para a vida toda  : )

Se conhecer mais sobre a profissão de nutrólogo te ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar com as pessoas que você ama. Faça parte da corrente do bem do Balança Certa. Assim mais pessoas poderão ter acesso a boas informações.

Até a próxima e muita saúde!

LovLud

Nutrólogo: A profissão do futuro
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Nutrólogo: A profissão do futuro"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat