Com a operação “Carne Fraca” se ascendeu um sinal de alerta em muitas pessoas sobre o consumo de vários outros tipos de alimentos. E a grande dúvida das pessoas é saber se o leite faz mal ou não.

Atenção: Aqui vamos levar em consideração o leite natural, ou seja, um leite da roça e que hoje em dia é inexistente no mercado, ok? Pois o que tem hoje nas prateleiras são produtos com vários componentes químicos como soda cáustica por exemplo, onde o leite vence e volta para a fábrica e volta as prateleiras, e isso acontece 5 vezes, ou seja o leite vence o prazo é processado novamente e volta para que nós por 5 vezes, nojento demais.

leite faz mal

Como não ter alergia ou intolerância (como você quiser chamar) a soda cáustica? Fala sério, impossível isso. A falta de respeito com os consumidores fez com que grandes empresários dessa indústria pense somente no dinheiro e deixe nossa saúde em último caso.

Eles realmente não se importam. Então aqui vai uma leitura romântica sobre o leite (se o leite fosse natural) isso porque hoje todos só temos nas mãos essas porcarias líquidas brancas que já não são leite há muito tempo. Voltando ao romantismo de se todos tivéssemos uma vaquinha em casa…

Mas afinal, quais são os riscos e benefícios do leite? É que você vai descobrir a partir de agora.

O leite faz mal ou tem benefícios?

De antemão já te digo que o segredo da boa alimentação, seja qual for o alimento em questão, é utilizar o BOM SENSO.

Isso porque muitos estudos têm sido feitos em relação ao consumo do leite, estudos estes que tem levado a divergências de opinião, devemos ou não tomar? O leite faz mal?

Para que você tire suas conclusões, vou te mostrar aqui os principais benefícios do leite. Com o consumo adequado do leite, você tem:

  • Grande quantidade de cálcio e proteínas, que são essenciais para a construção de tecidos e para fortalecer ossos e dentes. Existem estudos que relacionam o cálcio com a diminuição da obesidade;
  • Contém vitamina D, que é ativada com a exposição ao sol. Existem estudos que relacionam a vitamina D com a diminuição da ocorrência de câncer;
  • Reduz a prevalência de diabetes tipo 2, por promover o controle da glicemia; Além da vitamina D o leite contém outras vitaminas e minerais que complementam sua alimentação diária;
  • Promove o relaxamento por possuir triptofano um aminoácido que ajuda na produção da serotonina, o hormônio do bem estar. Com isso o triptofano relaxa a musculatura e induz a boas noites de sono.

leite faz mal

Quando ter cautela em relação ao consumo do leite?

Apesar dos benefícios do leite, algumas situações específicas pedem a substituição do leite de vaca por outras fontes de cálcio. São elas:

1) Alergia a proteína do leite (caseína) que gera diversos sintomas no indivíduo e que é mais prevalente na primeira infância, quando ocorre a transição da amamentação para a introdução de novos alimentos.

Neste caso, recomenda-se a substituição do leite de vaca por leite de amêndoas ou outros tipos de leite de origem vegetal. Nas alergias alimentares, o leite de vaca gera um processo inflamatório no organismo, por uma resposta autoimune. Cerca de 2 a 7% sofrem com esse problema.

2) Intolerância à lactose. Algumas pessoas desenvolverem a intolerância à lactose por não possuírem a enzima lactase, ou terem essa enzima em menor proporção. Essa enzima é responsável por digerir a lactose (açúcar presente no leite). Essa intolerância pode gerar:

  • Cólicas;
  • Gases;
  • Sensação de estufamento, que podem ocorrer em vários graus.

Neste caso, o leite faz mal, e a melhor opção é diminuir o consumo do leite ou abolir da alimentação, dependendo do grau da intolerância.

Você também pode ingerir a enzima lactose na forma sintética (em cápsulas), que em combinação com os leites de baixo teor de lactose, dão ao indivíduo qualidade de vida.

leite faz mal

O leite faz mal? Descubra mitos e verdades sobre o leite

Com o objetivo de esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao fato de consumir ou não o leite, e se o leite é vilão ou mocinho, selecionei os maiores mitos e verdades sobre o alimento.

Confira! O homem é o único mamífero que continua a consumir leite na idade adulta

Mito: Pode até parecer que o homem é o único mamífero que continua a beber leite na idade adulta. Isso não é verdade! Você já experimentou dar leite a seu gatinho de estimação quando ele está com fome? Se sim, já deve ter visto que o animal aprecia o alimento.

Ao contrário do que o “modismo” propaga, leite de vaca não foi feito só para bezerros. O que acontece é que ao longo do tempo, os mamíferos, incluindo nós seres humanos, deixamos de consumir o leite, para a introdução de novos alimentos adequados às suas necessidades. Eu posso substituir tranquilamente o leite por fontes de cálcio vegetais

Mito: A não ser que você tenha um estilo de vida vegano ou vegetariano, onde não se consume nenhum tipo de alimento de origem animal, você não deve fazer dos alimentos de origem vegetal, sua única fonte de cálcio. Isso porque a absorção do cálcio presente no leite é maior que a dos alimentos de origem vegetal.

 

O leite desnatado tem menos nutrientes que o integral?

O leite desnatado é a versão mais indicada para quem por prescrição médica para reduzir o colesterol LDL (conhecido como mau colesterol) ou por quem deseja perder peso. Portanto, ele só tem a quantidade de gorduras saturadas reduzidas e não a quantidade de nutrientes.

Se eu beber leite vou engordar?

Verdade: O leite como qualquer outro alimento, causa excesso de peso, quando consumido em excesso. No entanto, se você consumi-lo em quantidades moderadas não irá sofrer com a subida dos ponteiros da balança.
Leite causa acne

Mito: Alguns estudos, ainda não conclusivos indicam que os hormônios das vacas, alteram os hormônios dos seres humanos e nas glândulas de gordura levando à acne. Mas a verdade, é que muitas pesquisas ainda precisam ser feitas para se chegar a uma conclusão.

Leite causa câncer?

Mito: Sobre esta afirmação não há bases científicas em quantidade suficiente para concluir que o leite leva ao desenvolvimento do câncer. No entanto, as pesquisas já feitas em relação a este alimento com da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Confira o estudo completo da Universidade de Harvard sobre o tema (em inglês).

Estas pesquisas afirmam que o consumo adequado de leite e derivados, como de cálcio respectivamente, podem reduzir o risco de câncer de cólon, enquanto que um alto consumo deste grupo de alimentos aumentará a possibilidade de aumentar o risco de câncer de próstata e ovário.

Agora atenção! Como estes estudos não definiram as causas do aumento ou da redução de câncer, não podemos responsabilizar o leite em exclusivo pela maior prevalência de câncer. Isso porque existem muitos outros fatores que levam uma pessoa a desenvolver câncer como:

  • A pré-disposição genética;
  • Maus hábitos alimentares como o consumo de refrigerantes, bebidas alcóolicas, alimentos embutidos, ricos em frituras e outros. Além de uma alimentação pobre em verduras, legumes, frutas, sementes e grãos, ou seja, a ausência de uma alimentação mais natural, que promova a desintoxicação do organismo. A alimentação mais natural era à base da alimentação da população desde a época da pré-história e tudo foi se perdendo com o processo de industrialização;
  • Fumo;
  • Exposição aos radicais livres.

Não podemos colocar somente o leite como um vilão da saúde e sim o processo de industrialização dos alimentos em geral, e a falta de atividade física na rotina das pessoas. Como resultado, tem-se a maior prevalência da obesidade. Como a obesidade é um processo inflamatório, ela pode ser o gatilho para o aparecimento de várias outras doenças incluindo o câncer.

 

Devo ou não excluir o leite da rotina?

Se você não tem intolerância ou alergia ao leite, não é vegetariano ou vegano com um estilo de vida diferenciado, não tem o porquê seguir o modismo e excluir o leite da alimentação, apenas utilize o EQUILÍBRIO como uma regra no seu dia-a-dia combinado?

leite faz mal

Para se manter saudável, aproveitando os benefícios deste alimento, o ideal é consumir de 2 a 3 copos de leite por dia, onde cada copo equivale a 280mg de cálcio. O que significa que em até 3 copos por dia, você adquire a quantidade de cálcio recomendada para uma pessoa sadia que é de 1000mg do mineral por dia.

Essa quantidade diária também considera que você tenha uma alimentação equilibrada com:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Leguminosas em proporções adequadas às suas necessidades.

Veja também: Agrotóxicos – Conheça os riscos para a saúde

 

Resmumindo a história, se na mamadeira dos seus filhos não tivesse dezenas de componentes tóxicos certamente ele seria benéfico para a saúde. Só que isso é um sonho que está cada dia mais distante devido a fraudes no processo que passam por todos os processos na produção, se quiser saber das fraudes só clicar na imagem abaixo.

leite faz mal

Se você gostou de descobrir se o leite faz mal ou não, deixe aqui o seu comentário. Ficarei muito feliz com sua participação. Não deixe de compartilhar essas informações fazendo parte da corrente do bem do Balança Certa.

Super beijo e até a próxima!

LovLud

 

O leite faz mal? Descubra a resposta aqui
5 (100%) 2 votes

3 comentários para "O leite faz mal? Descubra a resposta aqui"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat