Considerada um dos males modernos, a obesidade vem atingindo um número cada vez maior de jovens e adultos. Estudo recente indicou que 18,9% de brasileiros já são considerados obesos, enquanto 54% deles estão com sobrepeso.

Entre os mais jovens, o crescimento da obesidade é ainda maior, com aumento de 110% entre 2007 e 2017. São consideradas obesas as pessoas com índice de massa corpórea acima de 30.

Como tratamento para a epidemia de obesidade, muitos médicos recomendam que os pacientes comecem a praticar atividades físicas. No entanto, quem quer emagrecer de verdade precisa passar longe de alguns alimentos. Conheça esses vilões da boa forma.

Se você está tentando vencer a obesidade, é necessário passar longe dos alimentos abaixo. Confira os motivos!

1 – Carnes processadas

Presentes naqueles lanches rápidos que muitas vezes substituem o almoço, carnes processadas como salsichas, lingüiça, presunto e hambúrguer, além de contribuir para a obesidade, aumentam em 50% as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas.

2 – Salgadinhos artificiais

As inocentes batatas ou aqueles salgadinhos em formato de lua sabor queijo são veneno puro para quem está querendo perder alguns quilos e se manter saudável. Extremamente calóricos (cada pacote de 100g contém, em média, 726 calorias), seu consumo eleva a pressão arterial e descontrola a glicemia.

 

3 – Molhos industrializados

Concebidos para temperar saladas ou para dar um toque a mais à sua macarronada de domingo, os molhos industrializados são uma péssima ideia para aqueles que estão lutando contra a obesidade.

Para que se tenha uma noção de seu perigo, uma colher de molhos prontos para saladas contém 260 calorias e 26 gramas de gordura.

4 – Salgadinhos fritos

Coxinha, bolinha de queijo, risoles. Só de pensar nesses alimentos já dá água na boca, não é mesmo? Mas, para quem quer ou precisa perder peso, a melhor ideia é passar longe de qualquer um deles.

Os hits de bares e festas são uma verdadeira bomba calórica, pois combinam farinha branca, gordura e queijo amarelo. Além disso, costumam ser fritos com muito óleo, o que contribui para torná-los ainda mais perigosos para a saúde.

5 – Batata frita

Um dos alimentos mais práticos e mais amados principalmente por crianças e adolescentes, a batata frita é uma das grandes armadilhas na luta contra a obesidade.

 Rica em açúcar (a batata é um carboidrato que, quando sintetizado pelo organismo, se transforma em glicose), gordura e sódio esse alimento é rico em calorias vazias, e causa grande aumento de peso.

Quer um exemplo? Uma porção de 100 gramas desse alimento contém 312 calorias, 15 gramas de gordura e 240 miligramas de sódio. Uma combinação exata para o desastre.

6 – Pipoca

Embora seja um alimento muito saudável, e até recomendado para quem deseja perder peso, a pipoca pode se transformar em vilã de acordo com a forma como é preparada.

A pipoca de micro-ondas, por exemplo, embora muito prática, é muito perigosa para a saúde, pois contém alta quantidade de manteiga e sódio. O mesmo alerta é feito para a pipoca vendida nos cinemas.

Os pacotes vendidos nesses estabelecimentos chegam a ter até 1200 calorias, graças à enorme quantidade de manteiga e sal adicionados durante o seu preparo.

7 – Doces

Balas, pirulitos e outras guloseimas até podem ajudar a acalmar e deixar seu dia mais alegre, porém esses alimentos fazem parte da lista de tudo o que você precisa deixar de lado se quiser perder peso e viver melhor.

Os doces, em geral, contêm altas doses de açúcar, ocasionando não apenas ganho de peso (graças à conversão do açúcar em glicose e, posteriormente, em gordura), mas também ocasionando doenças como o diabetes tipo 2.

8 – Sorvetes

A combinação entre açúcar e essências, como chocolate, morango ou baunilha tornam o sorvete um dos principais alimentos que contribuem para o ganho de peso.

Além da glicose em excesso, esses alimentos contém conservantes e gorduras saturadas, uma combinação que pode provocar, ainda, inflamações e doenças cardíacas.

9 – Bolachas recheadas

Amadas por crianças, jovens e até mesmo adultos, as bolachas recheadas são verdadeiros inimigos da saúde. Feitas com farinha branca, elemento que contribui para o ganho excessivo de peso, esses alimentos contém alta quantidade de açúcar e gordura trans e são repletos de calorias vazias.

10 – Refrigerantes

Seja na versão normal ou light, os refrigerantes são verdadeiras bombas para quem pretende fugir da obesidade.

Em sua versão tradicional, os refrigerantes são ricos em açúcar. Já os diet, embora tenham menos calorias, contém altas quantidades de sódio, elemento que pode provocar hipertensão arterial.

 

11 – Sucos industrializados

Um copo de suco de pó ou de caixinha, embora pareçam bastante inocentes, são verdadeiros venenos se você quer manter a boa forma e evitar doenças como a diabetes e a hipertensão.

Para efeitos de comparação, um copo pequeno destes sucos contém o mesmo açúcar encontrado em uma porção de batata frita.

12 – Carboidratos

Alimentos como massas, pães,pizzas, lasanhas ou bolos são ricos em carboidrato, um composto que fornece energia rápida para que nosso corpo possa desempenhar suas funções vitais.

No entanto, essa mesma energia acaba se transformando em gordurinhas que se instalam em várias partes do corpo, graças à ação do amido, obtido com a digestão dos carboidratos, favorecendo a obesidade e o surgimento de outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial e desequilíbrios na taxa de colesterol.

13 – Farinha de trigo

Presente em muitos alimentos, como pães e biscoitos, a farinha de trigo é um dos alimentos mais prejudiciais para quem quer evitar ganhar peso, pois ela é metabolizada rapidamente pelo organismo e se transforma em glicose.

Essa glicose, quando não utilizada pelo corpo, acaba sendo depositada em regiões como a barriga, contribuindo para o surgimento da obesidade.

14 – Arroz branco

Embora seja um dos alimentos mais onipresentes na mesa do brasileiro, o arroz branco é outro grande vilão para quem está buscando alternativas para perder peso.

Isso acontece porque esse alimento é rico em carboidratos e, como sabemos, se transforma rapidamente em glicose. Além disso, por conta do processo de beneficiamento, o arroz branco perde parte de suas propriedades nutricionais, transformando-o em um alimento com calorias vazias.

15- Margarina

obesidade 15

Foto: O SEGREDO

Fabricada com gordura hidrogenada, a margarina é uma verdadeira bomba calórica, já que não faz bem em nada para a sua saúde, além de contribuir para o ganho de peso.

Achou nossa listinha útil, mas mesmo assim quer mais dicas? Em nosso canal do Youtube, há muito mais! Venha conferir!

Veja mais conteúdos sobre obesidade aqui:

Por quê eu não emagreço?

Conheça Agora os grandes sabotares do emagrecimento

 

15 alimentos proibidos para quem luta contra a obesidade
Classifique

2 comentários para "15 alimentos proibidos para quem luta contra a obesidade"

  1. Angela Barbosa negro monte disse:

    Eu quero mas dicas

    • Equipe Balança Certa disse:

      Obrigada Angela! Sempre estamos publicando muitas dicas, nos siga no Instagram Ludmilla Pessotti e visite nosso canal no youtube Balança Certa. bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat