Organização de guarda roupa: 6 dicas práticas para deixar seu guarda roupa impecável

Organização de guarda roupa: 6 dicas práticas para deixar seu guarda roupa impecável

A organização do guarda-roupa é essencial para manter uma rotina equilibrada. Porque? Irá facilitar e muito na hora de trocar de roupa para o trabalho ou outros compromissos!
Quem nunca esqueceu uma peça de roupa por ficar escondida no guarda roupa por meses? Quem nunca perdeu tempo procurando uma roupa para usar quando está atrasado?
Quem nunca percebeu que a roupa está amarrotada por falta de organização no roupeiro? Todos nós já passamos por alguma situação dessas.
E este artigo é para lhe ajudar e a solução é só uma: organização de guarda roupa! Separamos algumas dicas que irão facilitar seu cotidiano e tornar a tarefa de se arrumar mais prática.

Dicas de organização de guarda roupa

Foto: CASA

De antemão já avisamos: não tire tudo de uma vez do seu roupeiro. Tire por partes para não entrar em desespero.
É melhor levar um tempo para organizar e realmente fazer um trabalho bacana do que pegar um embalo, fazer bem a metade e o restante de qualquer jeito somente para acabar logo. Leve dois ou três dias, mas capriche. Você terá resultados incríveis!

Separe as roupas entre as que serão mantidas e as que serão doadas ou jogadas fora

Foto: GUIA DE COMPRAS

A primeira dica a organização de guarda roupas é selecionar o que realmente você usa do que você deixou de usar ou sequer usou algum dia. Para isso, separe as peças em três itens:
 

  • Manter
Foto: VIDA DECORE

São as roupas que você usa, que ficam boas, que tem bom caimento e que dá para passar mais um ano com você tranquilamente. Estas voltarão para o guarda roupa.

  • Doar
Foto: GURU DA CIDADE

São para as peças que estão boas, mas que não lhe servem mais, pois você engordou ou emagreceu, ou uma peça que não faz mais parte da sua vida.
Sabe aquele vestido que esteve em uma fase contigo mas parece que agora não faz mais sentido vesti-lo? Ou aquela peça que passou o ano todo e você não usou? Então, essas peças podem ser a felicidade de alguém, se estiver em bom estado, doe.

  • Jogar fora
Foto: FASHION

Esta opção é para as peças que não tem mais salvação. Estão rasgadas, manchadas, inúteis e você não usaria de forma alguma.
Você tem uma peça que não se encaixou em nenhuma das alternativas? Um vestido de festa que foi caro mas que todo mundo já conhece? Uma sandália bafo que você já usou e não acha jeito de repetir? Você pode vender!
A ideia de roupas sustentáveis pode lhe ceder espaço no guarda roupa e render um dinheirinho. Você pode vender em grupos da internet do seu bairro ou pela internet.

Organize as peças por cor

Foto: ALTO ASTRAL

Pronto! Sobrou espaço no guarda roupa. Agora é o momento de voltar tudo aquilo que lhe acompanhará por mais um tempo para dentro do armário.
Uma boa pedida para organização é primeiro pensar no tipo da peça, vestido com vestido, camisa com camisa, e depois organiza-los por cores: vestidos azuis, estampados etc. fica lindo visualmente e muito funcional.
Ao organizar por cores, selecione todas que se encaixe por grupos. Primeiro, por estações: primavera, verão, inverno, outono.
Depois, pegue todas com o mesmo grupo de cor, e vá organizando do mais claro para o mais escuro, sempre pelos grupos de estações. Sim, dará trabalho no início, mas irá valer muito a pena quando você estiver com pressa ou em dúvidas do que vestir!
Veja também: As principais tendências de decoração.

Separe pelas estações do ano

Foto: TUDO ARRUMADO

Reforçando a dica anterior, separar o guarda roupa em verão e inverno é algo que parece lógico. Mas é sempre bom repetir.
Tem pessoas que colocam as roupas de inverno nas prateleiras mais altas e só as desce no inverno mesmo. E tem gente que acha trabalhoso ou não gosta.
De todo jeito, ter esta separação de blusas e calças das camisetinhas e vestidos tornam a tarefa de se arrumar mais fácil.

Dobre as mangas de camisas e blusas

Foto: CASA ABRIL

Parece uma missão difícil dobrar as mangas de camisas e blusas para guarda-las nas prateleiras, porém, se não houver espaço para pendura-las, torna-se uma opção viável e com treino você verá que não é tão difícil assim dobra-las.
Se o seu guarda-roupa possui prateleiras, as blusas podem colocadas lá, para facilitar na hora de escolher. Também vale separar as blusas dobradas por cores e estações, de acordo com a sua preferência.

Utilize caixas organizadoras para otimizar o espaço

Foto: VIDA ORGANIZATA

É uma excelente opção para organização de guarda roupa. Os organizadores são caixas grandes de plástico ou outro tipo de material resistente, como madeira.
Se não puder comprar os organizadores, basta ver o que você tem em casa para reaproveitar.
Pode ser caixas encapadas e divididas com papelão, pode ser cestos, vidros, potes, o que você puder colocar acessórios, blusas de frio que não usa muito, sapatos etc.

Organize o guarda-roupa a cada trimestre

Foto: PINTEREST

Ao seguir estes passos você certamente sentirá uma paz interior enorme. Terá um ambiente organizado, ganhará tempo ao se arrumar, poderá fazer uma grana extra vendendo aquilo que está bom e que você não usa mais e fará uma boa ação doando para alguém o que para você não serve mais.
A organização de guarda roupa não é só uma tarefa para o ambiente, mas para seu bem-estar também. Então, tire um final de semana e coloque a mão na massa, ou melhor, nas roupas.
Ao organizar da primeira vez, vá fazendo manutenções a cada três meses, pelo menos. Assim, cada vez será menos trabalhosos e mais organizado!
Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas aproveitem nossas dicas.
 

Deixar um comentário

1 Comment

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *