Hoje em dia temos a hipótese de escolher entre diferentes tipos de sal. Os povos em geral, incluindo os brasileiros, consomem mais do que a dose recomendada de sal por dia.

Não só utilizamos o sal como conservante, como utilizamos também como principal tempero. Por isso devemos ter em conta os perigos do consumo excessivo de sal.

Existem dois diferentes tipos de sal, os quais depois variam em mais opções. Vejamos:

  • Sal de rocha ou sal-gema: encontrado no solo, estando subterrâneo como grãos de sal impactados.
  • Sal marinho ou sal do mar: sendo naturalmente obtido através da evaporação originada pelo sol e pelo vento, estão nas salinas e são bastante rasos, cheios de água do mar, estando sempre debaixo do sol fazendo evaporar água restando apenas o sal.

O sol com tem vários minerais, como cloreto de sódio e também cálcio magnésio, enxofre, e potássio. O sal marinho é considerado bastante mais saboroso do que o sal-gema.

Mas é preciso ter cuidado. O excesso de sal é relacionado a diversas doenças, como diabetes.

Diferentes tipos de Sal – Variantes

Existem várias versões que começam agora a tornar-se populares, vamos ver alguns deles:

Sal refinado:

O sal marinho, ou sal de rocha, posteriormente passa por um processo onde é retirado todos os outros minerais, deixando apenas o cloreto de sódio.

Ainda assim, a legislação brasileira obriga a incluir iodo ao sal, para que seja evitável a falta desse mineral, o qual é o responsável por prevenir cáries e bócio. 100 Miligramas de sódio em cada grama de sal.

Sal grosso:

É o produto bruto da cristalização extraída diretamente da água do mar, passando apenas pelo processo de extração, e é um dos diferentes tipos de sal mais consumidos.

A sua aparência são grãos bastante disformes e grandes. É de salientar que a composição química é semelhante à do sal normal, sendo que em cada grama de sal grosso existem 400 miligramas de sódio.

Sal light:

Comparativamente ao sal normal, este tem menos teor de sódio. Temos uma ideia inequívoca de que este sal é aconselhado para quem quer emagrecer, mas tem vantagens sim para quem tem restrições ao consumo de sódio, como por exemplo, pessoas que sofrem de tensão alta.

Por outro lado não é uma boa opção para pessoas que tenham problemas renais, visto que a ingestão de potássio irá causar o acúmulo deste mineral no organismo, podendo assim aumentar o risco de complicações cardiovasculares. Em cada grama contém 197 miligramas de sódio.

Sal rosa do Himalaia:

Dos diferentes tipos de sal, este é considerado o sal mais antigo e puro. Tem em média metade de potássio comparativamente ao sal comum, e é bastante rico em minerais tais como o cálcio, potássio, magnésio, cobre, e ferro. Um grama de sal tem 230 miligramas de sódio.

Sal negro indiano:

Tem um cheiro inconfundível, bastante semelhante com as gemas de ovos. Tornou-se bastante popular nos pratos vegetarianos, pois adiciona o sabor dos ovos naturalmente. Em um grama de sal negro existe 380 miligramas de sódio.

Sal negro do Havaí:

Por ser recolhido próximo de um vulcão contém bastante carvão.

Sal havaiano:

Este sal não refinado tem uma coloração mais avermelhada devido à presença de argila chamada Alea, bastante rico em dióxido de ferro. Cada grama de sal havaiano contém 390 miligramas de sódio.

Sal rosa do peru:

Este sal é colhido manualmente contendo níveis de umidade bastante elevados, de coloração rosa e sabor forte. Comparativamente aos restantes sais apresenta menos sódio. Em cada grama de sal contém 250 miligramas de sódio.

Flor de sal:

Este sal além de apresentar bastante sódio apresenta também iodo, potássio, e magnésio. É bastante especial, pois tem nele a capacidade de deixar os pratos mais crocantes. Em cada grama de flor de sal encontramos 400 miligramas de sódio.

Sal azul do Irã:

Esse é um dos diferentes tipos de sal mais caros. Bastante sofisticado, um pouco derivado por ser uma luxuosa tradição, lindíssima aparência, e excelente sabor. Sal azul faz aumentar o sabor natural dos alimentos.

Agora que sabe quais os diferentes tipos de sal, esteja atento aos nossos posts! Muitas novidades estão chegando!

Se gostou, compartilhe estas informações com mais pessoas, para que elas também possam aprender mais.

Até mais!

LovLud

Conheça os Diferentes Tipos de Sal e Saiba Qual é o Melhor
5 (100%) 1 vote

Nenhum comentário para "Conheça os Diferentes Tipos de Sal e Saiba Qual é o Melhor"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat