Muitas pessoas têm o desejo de perder peso e acabam adotando formas não tão seguras e que prometem resultados rápidos para atingir o objetivo. Com isso, muitas ações nem sempre são eficazes e podem causar muito mal à saúde. 

São feitas dietas “milagrosas” e até mesmo remédios sem prescrição médica são recorridos, mas, a verdade é que não precisa de nada disso para conseguir emagrecer.

Geralmente, as pessoas têm uma visão do emagrecimento como um sacrifício, sendo que nesse processo a saúde e o bem-estar devem ser prioridade. 

Não adianta nada conseguir emagrecer e recuperar todo o peso quinze dias depois ou mesmo parar no hospital devido ao consumo de substâncias ou adoção de hábitos errados.

A medicina ainda não comprovou nenhuma eficiência significativa nos medicamentos para perder peso, portanto, a maneira mais saudável de reduzir as medidas ainda é a dieta prescrita por um profissional, somada a exercícios físicos. 

Perder peso com rapidez também não é vantajoso ao considerar que não houve uma mudança de hábito. Isso porque dificilmente isso irá se manter, causando um efeito “sanfona”.

Alimentação

perder peso

Quando se fala em dieta, muitos relacionam a ficar sem comer ou mudar a alimentação de forma restritiva. 

Contudo, isso não é verdade, isso porque a dieta pode ser feita ao comer com frequência, a cada três horas, em uma quantidade ideal para cada refeição e recorrendo aos produtos corretos. O ideal é ter até seis refeições por dia. 

Com a prescrição e acompanhamento de um especialista, a alimentação ideal para cada horário será criada, bem como as necessidades serão identificadas.

É importante não pular nenhuma refeição, pois isso pode fazer com que se coma mais na seguinte, causando o desequilíbrio na dieta.

É importante ressaltar que os alimentos doces são os maiores inimigos para quem quer perder peso não só pela questão estética, mas também para a saúde. 

Pães, doces e bolos são ricos em carboidrato, que se transformam em açúcar dentro do organismo, produzindo a gordura e afetando a saúde bucal, inclusive em casos de quem utiliza implante dental.

Nesse sentido, alimentos saudáveis e recomendados para perder peso são:

  • Chá de hibisco;
  • Lichia
  • Farinha de amora;
  • Peixes;
  • Linhaça;
  • Castanha;
  • Frutas;
  • Cereais;
  • Grão de bico;
  • Aveia.

Também é preciso abordar sobre a importância da limpeza da boca, principalmente fazer a escovação dos dentes após as refeições, para que resíduos de alimentos sejam retirados, evitando acúmulo de açúcares e bactérias. 

Exercícios físicos para Perder Peso

correr para perder peso

Exercícios físicos, junto com uma alimentação balanceada, faz com que calorias sejam queimadas, contribuindo com o emagrecimento, além de fazer bem para a movimentação e saúde física e mental.

Os melhores exercícios físicos para emagrecer são os aeróbicos, como caminhada, corrida, andar de bicicleta e natação. 

Esse tipo de atividade física queima muitas calorias em pouco tempo, além de serem ideais para queimar gordura acumulada e melhorar o sistema cardiorrespiratório. Para o efeito, eles devem ser feitos no mínimo por 20 minutos.

Já os exercícios para aumentar a massa muscular são bons para definir o corpo, reduzir e combater a celulite e melhorar a autoestima com a aparência. Eles também combatem dores nas costas, joelhos e quadril.

Nesse contexto a musculação e lutas podem ser realizadas, contudo no segundo caso é preciso avaliar alguns cuidados, como o uso de protetores bucais e até a possibilidade de realizar a atividade com um aparelho ortodontico transparente.

O uso da roupa e do sapato correto para as práticas físicas também são essenciais para alcançar um bom resultado.

Para ter melhores resultados com a definição do corpo, os exercícios para os músculos devem estar alinhados com alimentos ricos em proteínas.

Beber água para Perder Peso

perder peso

O corpo humano é composto por cerca de 60% de água. Portanto, a hidratação é extremamente fundamental para o funcionamento do organismo e da saúde como um todo. 

Beber água contribui para o emagrecimento, pois ela, quando ingerida com frequência, acelera o metabolismo e reduz a contenção de líquido, responsável pela sensação de inchaço. 

Para isso, os especialistas recomendam que as pessoas bebam no mínimo dois litros de água por dia.

A água também contribui para o bom funcionamento dos rins e a produção de saliva na boca, contribuindo com todo o corpo e até para ter dentes mais limpos – contribuindo até nos tratamentos como clareamento e lente de contato dente.

Inclusive, um belo sorriso combina muito com quem busca ampliar a estética, principalmente em casos de recuperação do bem-estar.

Por isso, a odontologia e sua tecnologia podem contribuir nesse contexto, proporcionando um sorriso mais bonito e alinhado, complementando o tratamento do peso e da saúde mental.

Assim, com o desenvolvimento do setor, procedimentos estéticos como o clareamento dental com moldeira podem ser realizados no consultório ou em casa, ampliando a percepção e auto imagem e proporcionando dentes até sete vezes mais brancos.

Ao aliar esse aspecto à redução de medidas de forma saudável é possível alcançar mais bem-estar e qualidade de vida.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Você pode gostar

Suplementos Vitamínicos Na Dieta HCG (atualizado)

Suplementos Vitamínicos na Dieta HCG te ajudam para que sua dieta seja…

Cardápio Completo da Dieta hCG (gratuito)

Cardápio gratuito para 13 dias com café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para realização do protocolo da dieta hCG.

Lactante pode comer pimenta ou existe alguma restrição?

O período da gravidez e da amamentação sempre foram cercadas de mitos.…

Lactante Pode Comer Abacate?

Lactante Pode Comer Abacate? Se durante a gravidez devemos ter bastante cuidado…