Muitas pessoas têm o desejo de perder peso e acabam adotando formas não tão seguras e que prometem resultados rápidos para atingir o objetivo. Com isso, muitas ações nem sempre são eficazes e podem causar muito mal à saúde.
São feitas dietas “milagrosas” e até mesmo remédios sem prescrição médica são recorridos, mas, a verdade é que não precisa de nada disso para conseguir emagrecer.
Geralmente, as pessoas têm uma visão do emagrecimento como um sacrifício, sendo que nesse processo a saúde e o bem-estar devem ser prioridade.
Não adianta nada conseguir emagrecer e recuperar todo o peso quinze dias depois ou mesmo parar no hospital devido ao consumo de substâncias ou adoção de hábitos errados.
A medicina ainda não comprovou nenhuma eficiência significativa nos medicamentos para perder peso, portanto, a maneira mais saudável de reduzir as medidas ainda é a dieta prescrita por um profissional, somada a exercícios físicos.
Perder peso com rapidez também não é vantajoso ao considerar que não houve uma mudança de hábito. Isso porque dificilmente isso irá se manter, causando um efeito “sanfona”.
Alimentação
Quando se fala em dieta, muitos relacionam a ficar sem comer ou mudar a alimentação de forma restritiva.
Contudo, isso não é verdade, isso porque a dieta pode ser feita ao comer com frequência, a cada três horas, em uma quantidade ideal para cada refeição e recorrendo aos produtos corretos. O ideal é ter até seis refeições por dia.
Com a prescrição e acompanhamento de um especialista, a alimentação ideal para cada horário será criada, bem como as necessidades serão identificadas.
É importante não pular nenhuma refeição, pois isso pode fazer com que se coma mais na seguinte, causando o desequilíbrio na dieta.
É importante ressaltar que os alimentos doces são os maiores inimigos para quem quer perder peso não só pela questão estética, mas também para a saúde.
Pães, doces e bolos são ricos em carboidrato, que se transformam em açúcar dentro do organismo, produzindo a gordura e afetando todo o corpo.
Nesse sentido, alimentos saudáveis e recomendados para perder peso são:
- Chá de hibisco;
- Lichia
- Farinha de amora;
- Peixes;
- Linhaça;
- Castanha;
- Frutas;
- Cereais;
- Grão de bico;
- Aveia.
Exercícios físicos para Perder Peso
Exercícios físicos, junto com uma alimentação balanceada, faz com que calorias sejam queimadas, contribuindo com o emagrecimento, além de fazer bem para a movimentação e saúde física e mental.
Os melhores exercícios físicos para emagrecer são os aeróbicos, como caminhada, corrida, andar de bicicleta e natação.
Esse tipo de atividade física queima muitas calorias em pouco tempo, além de serem ideais para queimar gordura acumulada e melhorar o sistema cardiorrespiratório. Para o efeito, eles devem ser feitos no mínimo por 20 minutos.
Já os exercícios para aumentar a massa muscular são bons para definir o corpo, reduzir e combater a celulite e melhorar a autoestima com a aparência. Eles também combatem dores nas costas, joelhos e quadril.
O uso da roupa e do sapato correto para as práticas físicas também são essenciais para alcançar um bom resultado.
Para ter melhores resultados com a definição do corpo, os exercícios para os músculos devem estar alinhados com alimentos ricos em proteínas.
Beber água para Perder Peso
O corpo humano é composto por cerca de 60% de água. Portanto, a hidratação é extremamente fundamental para o funcionamento do organismo e da saúde como um todo.
Beber água contribui para o emagrecimento, pois ela, quando ingerida com frequência, acelera o metabolismo e reduz a contenção de líquido, responsável pela sensação de inchaço.
Para isso, os especialistas recomendam que as pessoas bebam no mínimo dois litros de água por dia.
A água também contribui para o bom funcionamento dos rins e a produção de saliva na boca, contribuindo com todo o corpo e até para ter dentes mais limpos – contribuindo até nos tratamentos como clareamento e lente de contato dente.
Inclusive, um belo sorriso combina muito com quem busca ampliar a estética, principalmente em casos de recuperação do bem-estar.
Ao aliar esse aspecto à redução de medidas de forma saudável é possível alcançar mais bem-estar e qualidade de vida.