Plantas Ornamentais: Selecionamos as mais lindas para cada ambiente

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

As plantas ornamentais são perfeitas para quem deseja apreciar o verde e frescor das plantas, mas não tem de cuidar.
Quem gosta de itens de decoração, está sempre procurando meios de deixar a casa mais decorada e mais bonita.
E nesta busca as vezes nos esquecemos que existe um item que pode deixar os ambientes muito mais aconchegantes e elegantes: as plantas ornamentais.
Essas plantas são ótimas para qualquer ambiente, principalmente pela sua capacidade de se adaptar em qualquer temperatura. Além disso, não é preciso molhar elas diariamente.
E neste post reunimos as plantas ornamentais mais lindas para cada ambiente e como devemos cuidar delas para que a tenhamos sempre viçosas. Vamos conferir?

O que são plantas ornamentais?

Plantas Ornamentais
Plantas ornamentais são aquelas utilizadas em ambientes internos e externos para decoração. Elas possuem forma, cor e florescimentos diferenciados e por isso caem tão bem na composição do lar, cumprindo sua missão com louvor de embeleza-lo.
O cultivo, chamado floricultura, é um ramo importante da horticultura. Plantas ornamentais vêm em uma variedade de formas, tamanhos e cores adequadas a uma ampla gama de climas, paisagens e necessidades de jardinagem.

As melhores para cada ambiente

Há diversas espécies espalhadas pelo mundo, e plantas ornamentais incluem plantas com características únicas. Para não errar na escolha, veja nossa lista das melhores plantas ornamentais para cada ambiente:

Cheflera

Plantas Ornamentais
É uma planta rústica que cresce muito rápido, podendo chegar a 5 metros de altura. Ela exige pouco cuidado, sendo utilizada em jardins ou em decoração interna. É uma planta tolerante ao sol e produz flores amarelas na primavera.

Chifre de Veado

Plantas Ornamentais
O chifre de veado é uma planta ornamental da família das samambaias que precisa ser cultivada em substratos para epífitas.
Ela gosta de ficar à meia-sombra ou na sombra mesmo, em locais que possuam muita umidade. É uma planta tolerante ao frio e se reproduz por meio de mudas que nascem próximo à planta mãe.
O chifre de veado pode ser plantado sozinho ou junto com outras epífitas, sendo que fica preferencialmente melhor na vertical. Como é uma planta que fica pendente, é ideal para varandas.

Samambaia

Plantas Ornamentais
É uma planta muito utilizada na decoração interna no passado e que voltou com força total. Pode ser colocada tanto em ambientes internos quanto em jardins.
Mas atenção, a samambaia exige alguns cuidados especiais, como: deixa-las em locais iluminados e arejados, porém sem os raios solares e o vento diretamente em suas folhas; mantê-las com o substrato sempre úmidos e receber água nas folhas.

Orquídeas

Plantas Ornamentais
Florescendo o ano todo, inclusive no inverno, é a queridinha das plantas ornamentais e exige cuidados especiais para mantê-la em casa. Jardins de inverno são ideais para as orquídeas, mas elas se sentem protegidas também em árvores e varandas.
Em relação ao sol e ao vento, é necessário cuidado porque estamos falando de uma planta ornamental que se desidrata muito rápido, então a sombra em um espaço arejado é sempre o melhor local para mantê-la.
Para as orquídeas vale uma atenção especial aos vasos: eles precisam drenar a água utilizada para regar a planta, ela não gosta do acumulo, então dê preferências para vasos com furos e de fácil drenagem.
Além disso, ela gosta de umidade no ambiente, é interessante molhar o chão de onde estão seus vasos, por exemplo.
De fato ela é uma planta ornamental que exige mais atenção e cuidado, porém, vamos combinar, vale a pena investir tempo em orquídeas quando vemos suas flores, não é?

Cactos

Plantas Ornamentais
É uma das opções mais resistentes e fáceis de cuidar nesta lista. Os cactos estão vindo com força total quando o assunto é plantas ornamentais na decoração de ambientes internos, isto porque trata-se de uma planta que exige pouco tempo para cuidar, sendo compatível com a rotina corrida das pessoas.
E com as versões minis, é realmente um charme para o lar. Cactos precisam de luz solar diretamente, então os vasos devem ficar em locais ensolarados e sua rega pode ser até quinzenalmente, apenas observe se a terra não está muito seca, pois aí precisará regar antes.

Costela de Adão

Plantas Ornamentais
Outra opção muito interessante para compor ambientes internos. A Costela de Adão é uma planta ornamental que necessita estar na sombra e de bastante matéria orgânica em seu substrato para se desenvolver.
Ela se sai bem tanto plantada solitariamente quando com outras espécies. E necessita de rega regular. Combina muito com jardins e espaços abertos.

Renda Portuguesa

Plantas Ornamentais
Sendo um show de delicadeza, a renda portuguesa gosta de ficar à meia-sombra e precisa de regas regularmente, pois é uma plantinha que gosta de calor e muita umidade, não sendo recomendado deixa-la diretamente no sol.
dieta_hcg
Ela pode ser cultivada em vasos com matéria orgânica. É ótima para enfeitar locais onde batem sol, como a sala de estar ou o escritório.

Beijo Pintado

Plantas Ornamentais
É uma planta ornamental super democrática, visto que convive em com o sol, com meia sombra ou em sombra total. Assim a Renda Portuguesa, é utilizada para decorar escritórios e outros locais com janela exposta.
Basta estar em solo fértil, com boa drenagem e regas frequentemente. Necessita de cuidado especial em relação ao vento e em tempos de seca.

Cuidados com as plantas ornamentais

Cada planta ornamental necessita de um cuidado especial, como fora descrito ao longo deste artigo. No entanto, alguns cuidados podem ser genéricos a todas como a limpeza das folhas regularmente e a adubagem com compostos orgânicos a cada quatro meses.
Ademais, observar a incidência de luz, sol, ventilação e água e como a planta ornamental responde a estes itens garantem que elas fiquem sempre bonitas e fortes.
Com os cuidados necessários, as plantas ornamentais irão dar outra cara para sua casa ou escritório. Aproveite sua beleza!
Gostou do artigo? Compartilhe com ele para que mais pessoas conheçam mais sobre essas plantas lindas!
Veja também:
Veja como montar uma horta em casa
Confira dicas de arrumação da especialista Marie Kondo

Leia mais...

Espaço fornecido apenas

Para Profissionais

Sendo nosso parceiro, você pode compartilhar seu conhecimento e melhorar a vida de milhões de pessoas. No Balança Certa a nossa missão é ajudar as pessoas a ter uma vida melhor, criando conteúdo de qualidade para orientar quanto a saúde, bem-estar, longevidade e equilíbrio. Por isso, se sente que este projeto faz sentido para você, clique aqui que te explicaremos como isso funciona.