fbpx

Alergias alimentares são conhecidas por serem doenças silenciosas, que se manifestam quando menos esperamos e muitas vezes, de forma grave, deixando a pessoa hospitalizada. Para que isso não ocorra, é necessário identificar os primeiros sinais de alergia logo de imediato.

Muitos não imaginam que a alimentação, uma atividade necessária à sobrevivência humana, poderia gerar tantos transtornos.

Isso é o que ocorre quando comemos ou bebemos algo que o nosso organismo não consegue assimilar, criando assim reações alérgicas a algumas substâncias presentes em determinados alimentos.

É imprescindível procurar orientação médica aos primeiros sinais de alergia à lactose. Quanto antes o paciente receber o diagnóstico dessa alergia, até muito comum nos dias atuais, mais cedo ele poderá tomar precauções e iniciar o tratamento para essa doença de ordem imunológica que pode acompanhar as pessoas durante toda a vida.

O que é alergia alimentar e intolerância à lactose?

Quando o nosso organismo reage mal a algum alimento que ingerimos, é preciso ficar de olho. Uma alergia alimentar, que pode se manifestar de diversas maneiras em diferentes partes do nosso corpo, é uma reação inflamatória causada por algumas substâncias que fazem parte da composição do alimento.

Isso ocorre, pois, o nosso organismo é programado para combater qualquer substancia que possa parecer estranha invada o nosso corpo.

Um paciente com alergia alimentar possui um sistema imunológico que reage de forma desproporcional à chegada de uma determinada proteína, achando que é um agente invasor.

Por exemplo: se uma pessoa é alérgica a amendoim, é provável que ela também seja alergia a soja, ervilha e feijões, pois as proteínas são semelhantes.

Vale também ressaltar que algumas reações adversas sobre alimentos não são consideradas alergias, e sim, intolerância alimentar, que atinge outro sistema, o digestivo.

Um tipo conhecido de intolerância alimentar é a intolerância a lactose. A intolerância à lactose caracteriza-se pela incapacidade do nosso sistema digestivo de digerir a lactose, substância que está presente no leite e em seus derivados. Essa intolerância muitas vezes se manifesta como gases e diarreia.

Quais são os primeiros sinais de alergia para ficar de olho?

lactose

Foto: SUPER BOM

Os primeiros sinais de alergia que o nosso corpo emite são importantes, uma vez que acusam sobre alguma alteração do organismo, nos fazendo buscar a ajuda de um especialista para descobrir a causa do problema.

Fique atendo aos primeiros sinais de alergia descritos abaixo, pois eles serão seu norteador para que você procure um médico, se necessário.

1. Espirros e nariz entupido

Brunette sneezing in a tissue

Foto: BOA FORMA

Os primeiros sinais de alergia alimentar podem ser espirros e nariz entupido. Dificilmente associaríamos essas duas reações a uma alergia alimentar, mas podem acontecer.

Espirros e nariz entupido são geralmente associados a gripes e resfriados e até mesmo à poluição. Os espirros e o nariz entupido ocorrem como um mecanismo de defesa, indicando que há presença de algo estranho no organismo.

2. Inchaço e olhos lacrimejantes

lactose 4

Foto: FACTORY

As alergias alimentares geram tanto desconforto respiratório que podem afetar outras partes do corpo que não seja o nariz. É muito comum o inchaço dos olhos, corpo e língua e o lacrimejamento dos olhos aparecerem como sintomas de uma alergia alimentar.

3. Dores no estomago e diarreia

lactose 5

Foto: UM COMO

Entre os sintomas mais comuns de uma alergia alimentar estão as dores no estômago e a diarreia. As dores no estomago se manifestam quando algo no corpo não está certo, como vimos no caso de intolerância a lactose.

4. Dificuldade de respirar e inchaço

lactose 6

Foto: OPAS

O inchaço da língua, lábios ou garganta e a dificuldade de respirar ou são sinais mais graves da alergia alimentar. A dificuldade de respirar pode ser um forte indício de anafilaxia, uma reação que se não tratada a tempo, com uma injeção de epinefrina, pode levar a pessoas ao desmaio e até a morte. O inchaço nas partes superior do corpo também é um indício de alergia grave que pode levar à morte.

5. Náuseas e vômitos

lactose 7

Foto: JULIANO

Outros sintomas gastrointestinais que são clássicos na indicação de alergias alimentares são a as náuseas e os vômitos. Essas duas reações, que podem trazer muito sofrimento, também são indícios de que o seu organismo está tentando expulsar algo do seu corpo.

É muito importante ter certo cuidado com elas, pois elas podem levar a uma desidratação e agravar ainda mais o estado da pessoa alérgica.

O que fazer em caso de alergia alimentar?

alergia alimentar

Foto: NORTÃO

Seguir algumas dicas aos primeiros sinais da alergia faz a diferença significativa da saúde da pessoa alérgica. Procurar um médico após constatação de quaisquer dos sintomas acima, é de suma importância, assim como suspender o consumo do alimento que desencadeou a doença.

No caso da intolerância à lactose, o paciente ainda precisa fazer uma complementação de cálcio, caso haja a suspensão do consumo de leite e de seus derivados.

Se a alergia se manifestou pela primeira vez ou se está sem o remédio para a alergia à mão, é importante ficar atento aos sintomas, e procure socorro médico se os sintomas piorarem.

 Quais são os tratamentos e a cura?

Nut allergies

Foto: CLIENTE

Ainda não existe cura para nenhuma alergia alimentar, no entanto, é bem provável que em breve isso aconteça. A cada dia que passa a medicina avança e traz novas curas para doenças que imaginávamos não ter cura.

Geralmente as alergias alimentares de menor gravidade são tratadas em casa com antialérgicos ou anti-histamínicos, que são vendidos nas farmácias sem prescrição médica. O diagnóstico é feito através de testes de alergia na pele ou por exame de sangue, que são pedidos pelo médico.

Já para as alergias de maior gravidade, podem ser prescritos por algum médico esteroides, que provocam efeitos colaterais seríssimos. Nesses casos, não se deve usar esses medicamentos por muito tempo e sempre com o acompanhamento de um especialista.

Ainda há uma injeção de epinefrina, para casos em que o sistema respiratório foi comprometido. É importa ressaltar que aos primeiros sintomas de alergia alimentar é preciso buscar a ajuda de um profissional.

Aproveite e compartilhe o artigo com amigos e familiares para alertar a todos sobre os primeiros sintomas de alergia!

Veja também:

O leite faz mal? Descubra a resposta aqui

Alergia alimentar – Top 15 dos mais perigosos

Como viver bem com alergia ou intolerância alimentar

Classifique

Nenhum comentário para "Você sabe quais são os primeiros sinais de alergia ou intolerância a lactose?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *