5 Dicas de Saúde Bucal Para Brilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A saúde bucal faz toda a diferença quando o assunto é a harmonia da face, não é mesmo?! Porém, mais do que um sorriso bonito, você precisa de um sorriso saudável, ou seja que sua saúde bucal esteja em dia!

Mesmo que a estética seja um fator importante, uma boa saúde bucal vai muito além de dentes brancos e um completa o outro. Afinal, com os cuidados de uma boa higiene bucal o resultado é um sorriso bonito. 

E isso é resultado de uma série de cuidados e visitas regulares ao dentista. Mas diferente do que você pensa, para manter um sorriso saudável e bonito, não é necessário sacrificar prazeres ou passar por procedimentos dolorosos.

Você quer saber como ter uma boa saúde bucal e quais são as melhores medidas preventivas e corretivas para atingir esse objetivo? Continue lendo este conteúdo e descobrir agora!

saúde bucal

1 – Atenção na escolha dos produtos.

Só escovar os dentes não é o suficiente para garantir uma boa saúde bucal, é preciso também escolher os produtos adequados para você. É claro, que a base para isso é ter uma rotina de higienização após cada refeição e o uso do fio dental pelo menos uma vez.

Mas se você pensa que qualquer escova ou creme dental já é o suficiente, está errado. 

Por isso, é importante ter um plano odontológico, fazendo o acompanhamento com um dentista, você vai saber quais os melhores produtos para o seu caso. Afinal, cada organismo funciona de um jeito.

Uma dica útil é usar escovas com cerdas macias e menor para que possa fazer a limpeza entre os dentes.

dieta_hcg

Além disso, tenha cuidado com sua gengiva, não force ao escovar os dentes e atenção na escolha de pasta de dente, evite as abrasivas, esses detalhes podem desgastar o esmalte dentário e causar complicações com o passar do tempo, como gerar sensibilidade e até afastamento gengival. Gengivas saudáveis são cruciais para sua saúde bucal, e sim, você pode ter 80 anos com todos os seus dentes originais de fábrica se cuidar corretamente de sua gengiva.

saúde bucal

No caso dos bochechos, responsáveis ​​por dar a sensação de frescura na boca, são recomendados apenas quando indicado por um profissional.

2 – Cuide da sua alimentação

Falar sobre cuidado com a alimentação costuma gerar um certo estresse, isso porque geralmente o assunto está associado a diversas proibições. Mas calma, esse não é o caso. Comer saudável não é um sacrifício e sim um prazer.

saúde bucal

Você pode continuar a comer seu bolo de chocolate ou tomar aquele cafezinho depois do almoço, mas como tudo na vida, é preciso moderação.

O cuidado com alimentos ricos em açúcar é necessário por diversas razões da saúde, mas no caso da saúde bucal, é devido a esses alimentos serem acumuladores de bactérias que facilitam o desenvolvimento de cáries, entre outras complicações.

Portanto, é preciso atenção para alimentos como:

  • Café;
  • Comida enlatada;
  • Refrigerante;
  • Álcool;
  • Alimentos ricos em farinha branca;
  • Frutas ácidas;
  • Corante.

Vale ressaltar que: as dicas servem para todas as pessoas, inclusive nas que já passaram por procedimentos estéticos e próteses. Nesses casos, é recomendado consultar seu dentista para orientações mais assertivas, para isso você pode contar com um plano de saúde dentário

saúde bucal

3 – Você tem plano odontológico

Mesmo que esteja tudo bem com a sua saúde bucal, é importante lembrar que para se manter assim você precisa fazer um check-up ao menos uma vez ao ano e saber que mesmo assim imprevistos acontecem.

Sabe o ditado “é melhor prevenir do que remediar”? A questão é exatamente essa, nunca se sabe o que está por vir e os custos de um atendimento odontológico, mais o tratamento e medicações são muito mais altos quando feitos à parte. 

Ainda mais hoje, que existem convênio odontológico individual ou até mesmo empresarial que te possibilita escolher o que se enquadre em suas necessidades e no seu orçamento.

saúde bucal no consultório

Lembre-se que cuidar da saúde não é importante apenas nas emergências, mas também para evitar que elas aconteçam. Um plano de saúde odontológico é um investimento em sua saúde bucal e te traz uma melhor qualidade de vida.

4 – Uso do fio dental

De acordo com especialistas, muitas pessoas cometem alguns erros quando o assunto é o uso do fio dental.

E o primeiro ponto a se falar sobre isso é que: não, ele não deve ser ignorado. Ele é um dos principais responsáveis pela sua saúde bucal e deve ser usado diariamente.

Além disso, a ordem certa é usá-lo antes de escovar os dentes, pois ele tem a função de remover os resíduos que ficam presos nos dentes e que a escova não alcança, que pode ocasionar na formação de placas bacterianas e em cáries.

saúde bucal é vida

Ou seja, o uso do fio dental é importante para qualquer um, mas é imprescindível para aqueles que usam aparelhos ortodônticos.

E anota esse conselho: o fio dental é para ser passado delicadamente entre os dentes e não deve haver sangramento, caso haja é recomendado a procura de um dentista. 

5 – Vá ao dentista regularmente

Por fim, e como uma das dicas mais importantes: se você quiser um sorriso bonito e saudável, este é o profissional para lhe mostrar o caminho.

para ser mais feliz

Alguns profissionais recomendam que a visita seja realizada trimestralmente, enquanto outros dizem duas vezes por ano, mas na verdade não existe regra, isso varia de acordo com as necessidades de cada paciente e do procedimento a ser realizado.

O apoio do dentista para sua saúde bucal é importante não só para medidas corretivas, mas também porque somente ele será capaz de indicar o melhor tratamento para as suas condições e prevenir problemas que possam surgir e contar com as inovações tecnológicas do mercado, para um tratamento mais confortável e eficaz.

Então, siga estas dicas, mas nunca deixe de ter o apoio exclusivo de um profissional de confiança para um sorriso ainda mais bonito!

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Ideal Odonto

Leia mais...

Espaço fornecido apenas

Para Profissionais

Sendo nosso parceiro, você pode compartilhar seu conhecimento e melhorar a vida de milhões de pessoas. No Balança Certa a nossa missão é ajudar as pessoas a ter uma vida melhor, criando conteúdo de qualidade para orientar quanto a saúde, bem-estar, longevidade e equilíbrio. Por isso, se sente que este projeto faz sentido para você, clique aqui que te explicaremos como isso funciona.