Spinning ajuda a ganhar massa muscular?

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O spinning é uma excelente atividade aeróbica. Com ele, é possível simular o andar de bicicleta com diversas intensidades, em ambientes controlados, mas que exercitam o sistema cardiorrespiratório da mesma maneira que em uma corrida tradicional.
Os benefícios do spinning para esse sistema, aliás, já é bem conhecido: ele melhora a respiração, dá maior qualidade de vida, queima calorias e garante que seu corpo esteja funcionando a pleno vapor.
Além destas vantagens tão difundidas, um benefício do spinning pouco comentado tem sido destacado nas academias: a capacidade de o spinning favorecer o ganho de massa muscular. Afinal, isso é verdade? Essa atividade física ajuda a aumentar os músculos?
Se você é praticante do spinning, já ouviu falar disso e gostaria muito de conhecer a verdade, esse texto é para você. Aqui iremos explorar toda a verdade que há sobre a possibilidade de o spinning auxiliar no ganho de massa muscular.

Spinning e o ganho de massa muscular

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Foto: HEATLH

Um estudo recente divulgado nos Estados Unidos comprovou que sim, é possível ganhar massa muscular apenas se exercitando com spinning. O responsável por isso é um treino chamado de HIIT, ou High-intensity interval traning.
Nesse treinamento, chamado também de treinamento intervalado de alta intensidade, são feitos exercícios intercalados de alta e baixa intensidade, reduzindo assim a taxa de gordura em um intervalo de 8% a 18%.
No spinning, o treino HIIT é bem rápido (dura apenas quatro minutos) e se divide em oito séries de 20 segundos muito intensos e 10 segundos de descanso passivo. Enquanto se pratica essa modalidade, não é preciso aumentar a velocidade da pedalada, e sim a carga utilizada.
Esse estudo indicou, ainda, que o spinning favorece o ganho de massa muscular porque o corpo humano não é capaz de identificar de onde vem o estímulo a que está sendo submetido.
Desta forma, praticar os treinos de HIIT no spinning tem o mesmo efeito sobre os músculos que uma aula de musculação.
Para que se tenha uma ideia dos efeitos que esse treinamento com spinning faz com seu corpo, o gasto calórico supera o registrado ao que o corpo consome em 30 minutos pulando corda, ou seja, 750 calorias.

Como funciona?

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Foto: FOLHA Z

O ganho de massa muscular no spinning funciona da seguinte maneira: a alta intensidade da atividade física obriga o corpo a consumir muitas calorias. Esse processo leva o corpo a iniciar um trabalho de construção dos músculos.
Afinal, quando os músculos são muito demandados, o corpo entende que o objetivo principal é recuperá-los, utilizando para isso suas reservas de gordura. Quanto mais intenso o treinamento, maior o consumo de massa gorda, com preservação e aumento da massa magra (no caso, os músculos).
Ou seja, ao adotar o treino HIIT do spinning, o estresse mecânico e metabólico a que o corpo está sendo submetido estimula o desenvolvimento dos músculos.

Cuidados com a alimentação

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Foto: DOCTOR SHOES

O spinning, sozinho, não é capaz de aumentar o ganho de massa muscular. É preciso, além do treino correto, que a alimentação seja moldada para que o corpo consiga recuperar o glicogênio perdido e formar a massa magra que constituirá esses novos músculos.
Nesse caso, é importante ingerir uma pequena quantidade de carboidratos, de preferência carboidratos magros, para que esse glicogênio perdido seja reposto, acompanhado da quantidade correta de proteína.
As proteínas, aliás, precisam ser presença constante na alimentação, já que são elas as responsáveis por construir esses músculos. Então, é preciso fazer uma boa alimentação pré-treino e pós-treino.
Por exemplo, a alimentação pré-treino deve ser feita entre uma e duas horas antes dos exercícios, e combinar uma quantidade ideal de carboidratos e proteínas. No pós treino, são suficientes a ingestão de 20g a 30 gramas de proteínas.
Esse grupo alimentar deve estar presente em todas as refeições, sempre em pequenas quantidades, garantindo que os músculos cresçam com a combinação de uma boa dieta e exercícios físicos adequados.
Para montar um cardápio correto, procure um nutricionista. Ele lhe dará a quantidade correta de carboidratos e proteínas que precisa ingerir por dia.

Benefícios do spinning

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Foto: HEILSUSK

Além do ganho de massa muscular, comprovado pelo estudo destacado acima, o spinning traz inúmeros benefícios ao corpo e à saúde.
Quem pratica o spinning regularmente percebe, por exemplo, o fortalecimento das coxas; o combate à celulite na parte interna e lateral das coxas; a diminuição da celulite na região dos glúteos, que ficam mais firmes; melhora da circulação sanguínea nas perdas e redução do inchaço e fortalecimento dos músculos abdominais, quando se pratica o spinning com a barriga encolhida.
Além disso, quem pratica o spinning percebe uma melhora do funcionamento cardíaco e respiratório, com diminuição do colesterol e controle da taxa de glicose no sangue.
Pacientes diagnosticados com problemas de circulação, como trombose, também são beneficiados pelo spinning, já que o exercício melhora a circulação sanguínea.

Quem pode praticar o spinning

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Foto: SHAPE

O spinning é uma atividade física muito democrática, e que pode ser feita por praticamente qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde.
Ela pode ser feita, por exemplo, por pessoas que possam algum problema nas articulações, como nos joelhos. Mesmo com a intensidade dos exercícios, essas pessoas poderão se adaptar às aulas e, inclusive, obter mais vantagens e até mesmo uma melhoria no quadro da enfermidade.
No entanto, é recomendável fazer uma avaliação física antes de frequentar as aulas, exatamente pela intensidade dos exercícios. Com o acompanhamento de um instrutor, a carga aplicada pode ser adaptada para que não haja o agravamento da lesão.
Acha que o spinning é muito intenso para você e que não vai conseguir se adaptar a um treino tão puxado como o HIIT? Não desista.
As primeiras aulas de spinning realmente podem ser bem complicadas e até bastante cansativas, mas você verá, em pouquíssimo tempo, como as vantagens irão aparecer. Disposição e energia para seu dia a dia são as primeiras delas.
Em pouco tempo, você verá como seus músculos estão crescendo, e a massa gorda indo embora. O spínning é um excelente exercício aeróbico, perfeito para perda de peso e construção de músculos, como comprovamos nesse texto.
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