Você já viu nas praias brasileiras pessoas remando em pranchas, mar adentro, aproveitando o vai e vem das ondas para se exercitar e curtir a paisagem? Sabe o que elas estão fazendo? É o stand up paddle, um esporte que se transformou em uma verdadeira febre em nossas praias.
O stand up paddle tem feito muito sucesso porque é um dos esporte mais ecléticos que existe. Ele pode ser praticado, por exemplo, por homens, mulheres e até crianças. Todas as pessoas, entre 4 e 64 anos, podem se aventurar a remar em cima de sua prancha.
O mais incrível é que, com ele, não é preciso ter um bom preparo físico. Afinal, você pode remar devagar, apenas curtindo a beleza da vista do mar, mas sem esquecer, claro, o colete salva vidas. Afinal, o mar não está para brincadeiras, e você deve se preparar sempre.
dieta_hcg
No stand up paddle, quem detesta ficar preso em uma academia, cercado por equipamentos e entre quatro paredes, se liberta. Afinal, o esporte é praticado ao ar livre, tendo a natureza como sua companheira.
Por ser um esporte muito eclético, você pode levar quem quiser para praticar o stand up paddle com você. É possível formar grupos com amigos, parentes, parceiros ou até mesmo remar sozinho, curtindo a paisagem e a paz do mar.

Aula de stand up paddle

Stand up paddle
Nas aulas de stand up paddle, o aluno vai aprender não só a remar, mas também a se equilibrar em pé, em uma prancha com tamanho, largura e flutuação maior do que as utilizadas para a prática do surfe tradicional.
Ao contrário do que se imagina, o stand up paddle pode ser praticado não apenas no mar como também em rios ou outros locais onde exista uma região ideal para dar aquela remadinha.
É possível, ainda, começar a remar em piscinas com ondas, para que o aluno se acostume ao vai e vem das ondas, deixando o esporte muito mais emocionante e permitindo que você se arrisque em diferentes locais.
No stand up paddle, quem pratica aproveita inúmeros benefícios, não só para a sua saúde como para o seu corpo. Enquanto está na prancha, o atleta tenta se manter em equilíbrio, trabalhando todos os músculos de seu corpo, sobretudo os mais profundos.
Esse esporte traz, também, enormes benefícios psicológicos, já que incentiva o maior contato com a natureza, trazendo paz e tranquilidade, deixando os alunos mais calmos, estáveis e sobretudo muito animados para aproveitar o dia e todos os seus desafios.
Quer mais um incentivo para praticar o stand up paddle? Ele é muito mais fácil do que parece. Com poucas aulas, você já consegue se equilibrar em cima da prancha, e pode escolher exatamente o que quer fazer.
Se quiser, pode remar e se aventurar a enfrentar as ondas. Mas, se desejar, pode apenas ficar parado, remando tranquilo e contemplando a visão que apenas a natureza é capaz de lhe dar.
Está inseguro e acha que o mar ainda não é para você? Tudo bem, pode começar em uma piscina, com a ajuda dos instrutores, que vão lhe mostrar a postura correta em cima da prancha e como remar de forma adequada, aproveitando todos os benefícios trazidos pelo esporte.

Yoga stand up paddle

Stand up paddle
Você sabia que é possível usar a prancha do stand up paddle e o contato com a natureza para praticar um esporte que ajuda a manter a calma da mente e também do corpo? Sim, estamos falando do yoga. Mais exatamente de uma nova modalidade: o yoga stand up paddle.
Feito em cima da prancha de stand up paddle, esse esporte trabalha a conscientização do corpo e da mente, relaxando essas duas partes de seu corpo e garantindo a diminuição do estresse e trazendo muita calma e iluminação.
Ao contrário do stand up paddle, que pode ser feito em locais onde as ondas estejam mais agitadas, no yoga é preciso que as águas estejam muito calmas, já que serão feitos exercícios em cima da prancha que exigirão ainda mais equilíbrio dos praticantes.
Por isso, o ideal é que esse esporte seja praticado em locais tranquilos, como rios, lagos ou mares quase em ondas.
Na yoga stand up paddle, são trabalhados a concentração, o equilíbrio e diversas técnicas adaptadas a essa superfície. Apesar de mais instável, o que pode deixar algumas pessoas nervosas, esse esporte faz muito bem ao corpo, já que trabalha todos os grupos de músculos e ainda revitaliza.
Quer mais benefícios para se aventurar no yoga stand up paddle? Ele queima muitas calorias, modela o seu corpo e ajuda a melhorar sua postura.
Quem está começando a se aventurar no stand up paddle e gostaria de tentar o yoga nessa prancha não precisa ficar com medo ou achar que não vai se adaptar. Basta levar o aprendizado que está sendo feito, de remar e se equilibrar em cima da prancha.
Se preferir, pode começar a treinar em superfícies fora da água, mas que simulem o movimento do mar, para aprender a se equilibrar e não sentir tanto medo de cair ou não conseguir repetir os movimentos.
Mora fora da praia e não tem os equipamentos necessários? Isso não é problema. Atualmente existem centros de ensino que alugam tudo o que é necessário para que você pratique o yoga stand up paddle com muita segurança.
Quem mora longe da praia pode escolher os rios ou represas, com águas mais tranquilas, para se exercitas. É possível também contratar um instrutor para lhe ensinar todos os segredos dessa modalidade, permitindo que você tenha a paz que deseja e ainda conquiste aquele corpo modelado e super em forma.
A natureza é uma ótima companheira para a prática de exercícios, fornecendo aquela paz e a paisagem de cartão postal que você tanto procura para ter uma desculpa a mais para sair do sedentarismo.
Sabe nadar? Agora água? Então, que tal se aventurar pelo stand up paddle e pelo yoga em cima da prancha? Você não vai se arrepender.
Para mais dicas, acompanhe nossa página no Facebook!
Leia também:
8 dicas para diminuir a fome e se sentir mais saciado
Baller Fitness: Conheça 5 motivos para fazer ou pelo menos testar
15 alimentos proibidos para quem lura contra a obesidade

Você pode gostar

Aula de jump ajuda a ganhar massa muscular?

A aula de jump é uma das modalidades que fazem mais sucesso…

Conheça a história do ballet e como tudo começou

Uma das danças mais populares, o ballet possui uma história rica e…

Ballet Fitness: Conheça 5 motivos para fazer ou pelo menos testar

Todos nós já escutamos a expressão “quem canta os males espanta”, mas…

Pilates emagrece! Saiba como

Você está em busca de uma atividade prazerosa e que te faça…