Pratique Taekwondo : esporte olímpico, tradição, alongamento e autodefesa, tudo junto e misturado

rio-olympics-taekwondo

Saber como se defender das ameaças físicas de uma vida em sociedade e, ao mesmo tempo, aprender um esporte tradicional, faz enorme bem ao corpo e à mente. Esse é o Taekwondo.
Sonho das crianças durante muito tempo, o esporte já fez parte da rotina dos pequenos em décadas passadas, que ostentavam com orgulho seus uniformes durante o percurso para as aulas ou mesmo com os amiguinhos.
Hoje, muitos pais ainda colocam seus filhos nesse esporte, já outros acabaram deixando a tradição de lado, por conta da aparente violência que existe no esporte, o que de fato não existe, já que a arte marcial prega tranquilidade, harmonia e ensina a entender a relação com seu corpo. Sem contar que não se pode de forma nenhuma, estar praticando Taekwondo e brigar na rua, caso isso aconteça a pessoa precisa se retirar do esporte.

Pratique Taekwondo – Aulas que vão te ajudar muito!

rio-olympics-taekwondo
Foto: SI

Criada na Coreia, o Taekwondo nasceu com a proposta não só de ensinar técnicas de autodefesa, mas também estimulam a cortesia, a nos tornarmos pessoas íntegras, que não desistem ao menor desafio, mantém seu autocontrole e, ao mesmo tempo, seu espírito indomável.
Durante as aulas de taekwondo, os alunos aprendem a utilizar seus pés e mãos a desenvolver os movimentos do esporte de forma refinada. Além disso, os alunos compreendem também quais as regras envolvidas e como competir.
Quem pratica o Taedwondo aprende, também, a desenvolver sua autonomia, o prazer de praticar um esporte que ensina a conhecer os limites de seu corpo e experimentar muita qualidade de vida em todas as idades, desde crianças até adultos.

Aulas de taekwondo infantil

taekwondo-infantil
Foto: ESCUELA DEPORTIVA

Para as crianças, principalmente as menores e com muita energia para queimar, se inscrever em uma aula de luta pode parecer contraditório, não é mesmo? Afinal, elas estariam aprendendo a brigar e poderiam empregar as técnicas aprendidas com amigos que não teriam o domínio do esporte.
Bem, se você acha que esta é uma razão para não matricular seus filhos no Taekwondo, mude seu posicionamento agora mesmo. Para as crianças, as artes marciais são excelentes opções, pois ensinam a elas a ter disciplina.
Ao contrário das aulas dos adultos, onde tudo é ensinado com muita seriedade, o Taekwondo infantil é feito em tom de brincadeira, com os professores ensinando como a luta surgiu e deixando muito claro para os pequenos que esse esporte não foi criado para ensinar ninguém a brigar, e sim a se defender e manter o autocontrole, apelando para a violência apenas se for extremamente necessário.
Durante as aulas de taekwondo infantil, muito lúdicas, os alunos aprendem a se defender e atacar usando apenas seus pés e mãos, e compreendem todos os cinco princípios envolvidos na modalidade.
Por exemplo, eles aprendem a ser modestos, delicados, conhecer seus corpos e seus limites, não exigindo demais de si mesmos, a não desistir, mesmo que a luta esteja muito difícil, a ter sempre força de vontade e, principalmente, a manter seu autocontrole.
Mesmo que um colega o desafie a mostrar aquilo que está aprendendo em sala de aula, o taekwondo ensina a não atacar pessoas que não estejam prontas para se defender com propriedade.

Aula de Taekwondo emagrece

karate-wallpapers-31152-6822326
Foto: ST MED

Você sabia que o taekwondo serve não apenas para ensinar como se defender e manter seu autocontrole, mas também é um excelente exercício para emagrecer?
Os treinos feitos nesta arte marcial podem ser tão intensos que é possível eliminar de dois a cinco quilos por mês, graças a tudo o que é aprendido durante os exercícios.
Por exemplo, quem faz taekwondo, além de aprender como se defender (algo extremamente importante em uma sociedade tão violenta como a que estamos vivendo), ajuda a estimular a flexibilidade, a alongar os músculos e deixar os movimentos muito mais fáceis e deixar você muito mais ágil.
Essa agilidade permite que, durante as aulas, sejam trabalhados os músculos das pernas, as costas, o abdômen e outras regiões do corpo, como a cintura, deixando o corpo magro e bastante forte, já que boa parte da massa gorda é eliminada, sendo substituída pela massa magra.
Para as mulheres, o taekwondo é repleto de benefícios. Além de melhorar a coordenação motora e dar mais segurança e independência, o esporte melhora o condicionamento físico, firmando e definindo músculos mais difíceis de serem trabalhados, como os do abdômen.
E, ao contrário da musculação, o taekwondo não deixa as mulheres excessivamente musculosas. Apenas define o corpo e queima massa gorda, permitindo que as curvas fiquem bem mais definidas.

Assistir aula de taekwondo

1
Foto: GENERATION

Ficou interessa do em aprender esse esporte milenar? Então que tal assistir a uma aula de taekwondo, para saber se ela realmente combina com você?
Nas aulas de taekwondo, você vai ver que o grande objetivo é atacar os adversários com os pés e as mãos, marcando os pontos vulneráveis para levá-lo à nocaute. Na luta, podem ser tocadas quaisquer partes do corpo que estejam acima da cintura.
Mas, para não causar lesões, as partes tocadas devem estar protegidas. Lembrando que os socos podem acertar apenas o peito dos adversários.
Quando você estiver assistindo uma aula de taekwondo vai perceber, também, como é feito o treinamento, qual a força será depositada a cada movimento, e aprender princípios simples, como não agarrar ou empurrar os adversários ou bater, durante as lutas, baixo da cintura.
No taekwondo, o objetivo é levar o adversário ao chão, impedindo que ele se levante por dez segundos.

Aquecimento para aula de taekwondo

instructor_nari
Foto: INUDK

No taekwondo, o aquecimento é fundamental para prevenir lesões e garantir um bom desempenho nas lutas. Nos exercícios, é importante fazer, por exemplo, a abertura de pernas na posição sentada para ambos os lados.
O aquecimento engloba, também, a abertura de pernas na posição sentado para a frente, com a realização de flexões e do rolamento de vai e vem, para esticar bem os músculos e permitir que todos estejam aquecidos e prontos para praticar os exercícios.
No aquecimento para a aula de taekwondo é importante, ainda, fazer um estiramento deitado,  uma torção lateral do quadril e abdominais curtos.
Depois desta série, você estará pronto para praticar o esporte e queimar todas as calorias que o esporte permite.
Para mais dicas, fique sempre de olho em nosso Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 11 =
×

Ola!

Entre em contato comigo via whatsapp para falarmos sobre o que quiser :)

× Como posso te ajudar?